Nesta atividade, as crianças são convidadas a realizar intervenções e criar novos desafios nos brinquedos que já conhecem.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Silvia Lionese
Mentora: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos.
Objetivos e códigos da Base
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
Abordagem didática: As experiências corporais são muito importantes no desenvolvimento das crianças, pois promovem aprendizagens relativas à consciência corporal, à orientação espacial e à percepção sensorial, em uma perspectiva de integralidade. Por isso, planejar brincadeiras e desafios dirigidos, que potencializem essas habilidades, é fundamental. É essencial organizar espaços e materiais para a exploração livre dos pequenos, promovendo o protagonismo deles nas escolhas, descobertas variadas e investigações de diferentes naturezas. O contato com ambientes externos deve ser priorizado, dentro das condições de cada instituição e de seu entorno.
Código: EDI3_08UND02
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
Apoiador Técnico
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes