14756
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Cordas e elásticos no parque

Nesta atividade, as crianças são convidadas a realizar intervenções e criar novos desafios nos brinquedos que já conhecem.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Silvia Lionese

Apresente a proposta
Envie, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, fotos de alguns desafios corporais feitos com amarrações de tecidos e elásticos, e faça o convite:
- Hoje, olhando essas imagens, tive uma ideia. Que tal fazermos nossos próprios desafios para brincar?

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas crianças construir junto com as crianças, em casa, amarrações a fim de promover desafios corporais para as crianças.

Sugira às famílias
Convide as famílias a conversar com as criança sobre a ideia de construir desafios para brincar pela casa, no jardim ou dentro de um cômodo, com cordas, linhas, lã, tecidos, elásticos ou outro material de amarração disponível em casa, como fita crepe colada às paredes. Proponha que, juntos, eles escolham o espaço que será utilizado e reúnam os materiais necessários, promovendo a participação da criança tanto no planejamento quanto na preparação do desafio. Sugira que ouçam as sugestões das crianças e acatem suas opiniões, favorecendo sempre a segurança e buscando soluções para as situações que venham a surgir. Por exemplo: será que uma cadeira pode sustentar a amarração? Que outros lugares poderiam ser mais firmes para as amarrações? Sugira que, após a finalização das amarrações, a depender do espaço, as intervenções possam permanecer, de modo que todos os familiares, além de brincar juntos, ampliem as possibilidades de movimentação e diversão enquanto transpõem os obstáculos em outros momentos da rotina familiar.

Para compartilhar com o grupo
Proponha que as famílias fotografem o resultado e compartilhem com você, de modo que possa dividi-lo com todo o grupo. É possível enviá-lo via Apresentações Google (disponível aqui) ou por Whatsapp, por exemplo, para que esse repertório possa inspirar outras famílias a construir seus desafios a partir de várias ideias.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla e Fernanda Silva Lionese


Código: EDI3_08UND02

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas