9972
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Multiplicação de um número fracionário por um número inteiro

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Resolver problemas que envolvem multiplicação de um número fracionário por um número inteiro.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: MONICA DIAS DO NASCIMENTO

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Monica Dias do Nascimento

Mentor: Sônia Maria dos S. Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA08)  Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos

Resolver problemas que envolvem multiplicação de um número fracionário por um número inteiro.

Conceito-chave

Resolução da operação de multiplicação envolvendo frações e números inteiros.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • lápis de cor,
  • papel,
  • borracha,

cópia das atividades.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar para os alunos o objetivo da aula.

Propósito: Deixar o aluno consciente do objetivo da aula, qual conceito será discutido e qual é o foco de aprendizagem.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Resolver o problema coletivamente com a condução do professor, pois é através de questionamentos e sugestões de reflexões que serão expostos os conhecimentos prévios dos alunos e suas possíveis fragilidades. Dessa forma, trazer à tona discussões a respeito das estratégias possíveis para a resolução, qual(is) operação(ões) está(ão) envolvida(s) no problema, dentre outros aspectos que possam surgir.

Propósito: Nessa atividade a intenção é de identificar se os alunos estão apropriados do significado de um número fracionário, assim como o reconhecimento da fração como uma extensão dos números naturais.

Discuta com a turma:

  • Qual é a pergunta do problema?
  • Qual é a operação matemática que você pensou ser a mais adequada para resolver este problema? Poderia ser outra operação?
  • Você sugere outra estratégia de resolução?
  • E se o próximo que receber também comer apenas 3 pedaços, qual fração representa?
  • Ambos comeram 3 pedaços, isso significa que comeram a mesma quantidade?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientação: Inicialmente, propor a leitura e a resolução do problema individualmente e em seguida, discutir com os colegas.

Propósito: Esta atividade espera identificar as diferentes estratégias que possam surgir como propostas dos alunos para a resolução do problema.

Discutir com a turma:

  • O que significa cada essas fração? Como podemos representá-la?
  • O que cada fração representa em relação ao todo?
  • Existe mais de uma possibilidade de resposta para o problema? Justifique sua resposta.
  • Qual(ais) é(são) o(s) principal(ais) comando(s) do problema?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Sugerimos como complementar a atividade publicada no link abaixo: https://novaescola.org.br/conteudo/6315/introducao-a-problemas-com-fracoes.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Observação: Discussão das diversas respostas que poderão surgir, a partir das quais o professor deverá provocar questionamentos e reflexões que levem os alunos a encontrar a solução do problema. É preciso destacar a importância de ressignificar o erro, caso ocorra durante a resolução.

Propósito: Realizar discussão a partir das respostas apresentadas pelos alunos.

Discutir com a turma:

  • O que significa a parte pintada?
  • O que significa o número fracionário (dois quintos)?
  • Para dividir o todo, ou seja, as 100 unidades em cinco partes, devemos agrupar quantos quadradinhos?
  • Por que devemos considerar duas das cinco partes pintadas de rosa?
  • Por que na representação final, usamos 7 quadrinhos e não 21?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Observação: Discussão das diversas respostas que poderão surgir, a partir das quais o professor deverá provocar questionamentos e reflexões que levem os alunos a encontrar a solução do problema. É preciso destacar a importância de ressignificar o erro, caso ocorra durante a resolução.

Propósito: Realizar discussão a partir das respostas apresentadas pelos alunos.

Discutir com a turma:

  • O que significa o número fracionário?
  • Por que na representação final, usamos 7 quadrinhos e não 21?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Propor ao aluno uma reflexão a partir das resoluções feitas ao longo da aula.

Propósito: A proposta deste momento da aula é organizar as ideias e conceitos para a resolver a multiplicação entre uma fração por um número inteiro.

Discuta com a turma:

  • Qual é a principal operação proposta no problema?
  • Por que representar a adição de parcelas iguais através da multiplicação?
  • A fração que representa a resposta da pergunta deveria ser 3/24?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Elaborar, coletivamente, uma síntese das principais ideias e conceitos discutidos ao longo da aula, além de realizar a leitura do já apresentado.

Propósito: Explorar a aprendizagem construída na aula.

Discuta com a turma:

  • Por que na adição de frações a soma é feita entre os numeradores e o denominador é repetido?
  • Qual é o significado do número inteiro no problema?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Observar a resolução apresentada pelos alunos, para identificar as dificuldades quanto a multiplicação entre uma fração e um número inteiro.

Propósito: Identificar o nível de compreensão do aluno acerca da temática discutida, assim como as possíveis fragilidades de compreensão.

Discuta com a turma:

  • Qual a operação que você utilizou para responder o problema?
  • Poderia ser outra operação? Qual?
  • Artur respondeu que foram vendidas 3/21 de frutas. Você concorda?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar para os alunos o objetivo da aula.

Propósito: Deixar o aluno consciente do objetivo da aula, qual conceito será discutido e qual é o foco de aprendizagem.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Monica Dias do Nascimento

Mentor: Sônia Maria dos S. Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA08)  Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos

Resolver problemas que envolvem multiplicação de um número fracionário por um número inteiro.

Conceito-chave

Resolução da operação de multiplicação envolvendo frações e números inteiros.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • lápis de cor,
  • papel,
  • borracha,

cópia das atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Resolver o problema coletivamente com a condução do professor, pois é através de questionamentos e sugestões de reflexões que serão expostos os conhecimentos prévios dos alunos e suas possíveis fragilidades. Dessa forma, trazer à tona discussões a respeito das estratégias possíveis para a resolução, qual(is) operação(ões) está(ão) envolvida(s) no problema, dentre outros aspectos que possam surgir.

Propósito: Nessa atividade a intenção é de identificar se os alunos estão apropriados do significado de um número fracionário, assim como o reconhecimento da fração como uma extensão dos números naturais.

Discuta com a turma:

  • Qual é a pergunta do problema?
  • Qual é a operação matemática que você pensou ser a mais adequada para resolver este problema? Poderia ser outra operação?
  • Você sugere outra estratégia de resolução?
  • E se o próximo que receber também comer apenas 3 pedaços, qual fração representa?
  • Ambos comeram 3 pedaços, isso significa que comeram a mesma quantidade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientação: Inicialmente, propor a leitura e a resolução do problema individualmente e em seguida, discutir com os colegas.

Propósito: Esta atividade espera identificar as diferentes estratégias que possam surgir como propostas dos alunos para a resolução do problema.

Discutir com a turma:

  • O que significa cada essas fração? Como podemos representá-la?
  • O que cada fração representa em relação ao todo?
  • Existe mais de uma possibilidade de resposta para o problema? Justifique sua resposta.
  • Qual(ais) é(são) o(s) principal(ais) comando(s) do problema?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Sugerimos como complementar a atividade publicada no link abaixo: https://novaescola.org.br/conteudo/6315/introducao-a-problemas-com-fracoes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Observação: Discussão das diversas respostas que poderão surgir, a partir das quais o professor deverá provocar questionamentos e reflexões que levem os alunos a encontrar a solução do problema. É preciso destacar a importância de ressignificar o erro, caso ocorra durante a resolução.

Propósito: Realizar discussão a partir das respostas apresentadas pelos alunos.

Discutir com a turma:

  • O que significa a parte pintada?
  • O que significa o número fracionário (dois quintos)?
  • Para dividir o todo, ou seja, as 100 unidades em cinco partes, devemos agrupar quantos quadradinhos?
  • Por que devemos considerar duas das cinco partes pintadas de rosa?
  • Por que na representação final, usamos 7 quadrinhos e não 21?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Observação: Discussão das diversas respostas que poderão surgir, a partir das quais o professor deverá provocar questionamentos e reflexões que levem os alunos a encontrar a solução do problema. É preciso destacar a importância de ressignificar o erro, caso ocorra durante a resolução.

Propósito: Realizar discussão a partir das respostas apresentadas pelos alunos.

Discutir com a turma:

  • O que significa o número fracionário?
  • Por que na representação final, usamos 7 quadrinhos e não 21?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Propor ao aluno uma reflexão a partir das resoluções feitas ao longo da aula.

Propósito: A proposta deste momento da aula é organizar as ideias e conceitos para a resolver a multiplicação entre uma fração por um número inteiro.

Discuta com a turma:

  • Qual é a principal operação proposta no problema?
  • Por que representar a adição de parcelas iguais através da multiplicação?
  • A fração que representa a resposta da pergunta deveria ser 3/24?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Elaborar, coletivamente, uma síntese das principais ideias e conceitos discutidos ao longo da aula, além de realizar a leitura do já apresentado.

Propósito: Explorar a aprendizagem construída na aula.

Discuta com a turma:

  • Por que na adição de frações a soma é feita entre os numeradores e o denominador é repetido?
  • Qual é o significado do número inteiro no problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Observar a resolução apresentada pelos alunos, para identificar as dificuldades quanto a multiplicação entre uma fração e um número inteiro.

Propósito: Identificar o nível de compreensão do aluno acerca da temática discutida, assim como as possíveis fragilidades de compreensão.

Discuta com a turma:

  • Qual a operação que você utilizou para responder o problema?
  • Poderia ser outra operação? Qual?
  • Artur respondeu que foram vendidas 3/21 de frutas. Você concorda?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano