Nesta atividade, disponibilize materiais de largo alcance como canos, caixas, cordas e tecidos para que as crianças ampliem as possibilidades de brincadeira.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Silvia Lionese
Mentora: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Abordagem didática: As experiências corporais são muito importantes no desenvolvimento das crianças, pois promovem aprendizagens relativas à consciência corporal, à orientação espacial e à percepção sensorial, em uma perspectiva de integralidade. Por isso, planejar brincadeiras e desafios dirigidos, que potencializem essas habilidades, é fundamental. É essencial organizar espaços e materiais para a exploração livre dos pequenos, promovendo o protagonismo deles nas escolhas, descobertas variadas e investigações de diferentes naturezas. O contato com ambientes externos deve ser priorizado, dentro das condições de cada instituição e de seu entorno.
Código: EDI3_08UND04
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
Apoiador Técnico
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes