14753
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Desenho de perspectiva

Nesta atividade, as crianças observarão um mesmo elemento de diferentes ângulos e tentarão reproduzir, em desenho, a perspectiva escolhida.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Maria de Lourdes Carvalho Pereira

Desenho de perspectiva

Apresente a proposta
Fotografe um objeto de vários ângulos, compondo uma série de imagens do mesmo objeto a partir de várias perspectivas. Envie as fotos por Whatsapp, ou outra plataforma de comunicação com as famílias, e faça o convite:

- O que acham de desenharmos um objeto de vários ângulos?

Adaptações necessárias
Convide as famílias a observarem um mesmo elemento de diferentes ângulos e tentarem reproduzir essas perspectivas em uma série de desenhos.

Sugira às famílias
Sugira às famílias que experimentem formas diferentes de apreciação de um mesmo objeto, conferindo se é possível vê-lo da mesma maneira de diversos ângulos e posições. Proponha que escolham, junto às crianças, o objeto a ser observado, organizem um espaço para apreciação e para, posteriormente, representá-lo no desenho.

Proponha que conversem sobre as características do objeto, as mudanças ou detalhes percebidos com a alteração da posição do objeto. Diga que, com essa atitude investigativa, é possível que as crianças naturalmente explorem muitas outras formas de visualização do objeto, trocando de posição, buscando com o corpo novas perspectivas de diferentes posições, sentadas, deitadas, de lado, distantes, bem pertinho etc. Por isso, é importante que os adultos incentivem essas manifestações das crianças.

Sugira que, nesse momento, os adultos fIquem atentos às falas, diálogos, movimentos e gestos que emergem das crianças. Neste momento de descobertas, podem incentivar as crianças a retratarem em um desenho uma das posições do elemento que despertou grande interesse. Diga que, juntos, podem construir desenhos do mesmo objeto ou de objetos diferentes.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias possam compartilhar fotos das produções, de modo que você possa agrupá-las e compartilhá-las com todo o grupo, via Apresentações Google ou por Whatsapp, por exemplo. É possível que, no retorno à escola, as crianças levem os desenhos e vocês montem uma exposição num varal ou mural, ou façam outros desenhos de observação de várias perspectivas.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_12UND04

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas