14748
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Brincadeiras e interações no túnel

Nesta atividade, familiares e crianças brincam juntos em túneis de papelão, tecido e outros materiais.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Jéssica Ribeiro Carnevale

Apresente a proposta
Grave um breve vídeo explicando a proposta e convide a família a produzir um túnel com caixas de papelão em casa. Para exemplificar, poderá enviar fotos de momentos na escola (se tiver) envolvendo a exploração de túneis com esse material ou de tecido, bem como com outros materiais. Explique que, na rotina escolar, essa atividade gerava bons momentos de diversão e interação entre os bebês, e que agora, em casa, é benéfico dar continuidade nesse sentido, uma vez que favorece o desenvolvimento, a expressão das emoções e a aprendizagem. Envie por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias que esteja disponível em sua rede.


Adaptações necessárias
Oriente para que realizem a proposta de acordo com a disponibilidade do local onde estiverem: uma caixa somente poderá ser o túnel se estiverem em uma casa pequena, com um cômodo, por exemplo. Se tiverem várias caixas e não houver como grudá-las por falta de fita adesiva, poderá sugerir a ligação com tecido entre elas. Se for possível, convide a realizarem a atividade no espaço externo domiciliar: quintal, corredor, sacada, desde que ofereça segurança e o bebê seja acompanhado por um adulto responsável. Em ambiente interno, sugira que o façam próximos a uma janela, de forma que ele possa avistar o céu pelas frestas do túnel (ou caixa).

Sugira às famílias
Convide os familiares a produzir o túnel, permitindo que o bebê se aproxime e considerando seus interesses e possibilidades, de modo a favorecer suas ações nesse sentido, de acordo com as condições que tiverem em casa. Oriente também para que considerem o momento do desenvolvimento infantil, para que possam participar de forma interativa. Os menores podem ser colocados no local de forma delicada e, de acordo com as reações observadas, permanecer ali, interagindo com o familiar que apoia o processo. Os maiores podem ser convidados a experimentar a passagem de diferentes maneiras: engatinhando, na ponta dos pés, dentre outras. Todos podem se divertir juntos ao olhar pelas frestas e enxergar o céu, imaginando coisas engraçadas ao contemplar as diferentes formações das nuvens, por exemplo.

Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares a registrarem da forma como for possível esse momento, seja por foto, vídeo ou áudio, comentando como foi essa valiosa experiência interativa familiar. Peça para compartilharem o registro com você e, em seguida, socialize com as demais famílias, para se sintam estimuladas a também participar. Quando o período de isolamento social terminar, organize um mural com imagens da atividade em família e exponha-o na escola. Esse será mais um recurso repleto de memórias afetivas vindas de casa, fazendo conexão com a escola e apoiando o processo de volta ao convívio escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Vládia Pires


Código: EDI1_08UND03

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas