14740
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Conversando com personagens da histórias

Nesta atividade, as crianças irão brincar de entrevistar o Lobo da história dos Três Porquinhos e descobrir os segredos escondidos pelo personagem.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Maira Franco Tangerino

Apresente a proposta
Grave um vídeo lendo uma história conhecida pelas crianças e que seja muito querida da turma. Converse sobre os personagens e questione sobre o que as crianças pensam que os personagens comem, com o que trabalham, se têm irmãos, do que mais gostam de brincar etc., e diga que você teve uma ideia. Envie-o por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias e faça o convite: “Que tal, brincarmos de entrevistar esses personagens para descobrirmos sua curiosidades?”

Adaptações necessárias
Nessa adaptação, as famílias serão convidadas a brincar de faz-de-conta de entrevistas com personagens queridos das crianças. A atividade sugere o lobo mau em duas versões conhecidas pelas crianças. Você pode sugerir o personagem com base no repertório do seu grupo ou deixar que as crianças escolham com qual personagem querem brincar de entrevista.

Sugira às famílias
Convide as família a soltar a imaginação, falando sobre os personagens conhecidos das crianças ao brincarem de entrevista. Para isso, sugira uma conversa inicial para que destaquem o comportamento, como se veste, o que gosta de fazer etc., e considere ainda sugerir, se possível, uma busca de imagens, tutoriada pelos adultos, para tentarem encontrar diferentes representações para um mesmo personagem, alimentando a conversa. Proponha aos adultos que convidem as crianças a brincar de entrevistar esse personagem. Sugira que pensem juntos como e onde o personagem será entrevistado, busquem materiais para caracterização, como roupas ou objetos, e que podem auxiliar a entrevista, como um microfone de embalagem de xampu, por exemplo. Sugira ainda que possam se revezar entre personagem e entrevistador, ou chamar membros da família para representar outros papéis na brincadeira.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem como foi esse momento por meio de fotos e pequenos vídeos, contando ainda que curiosidades as crianças “descobriram” de seus personagens favoritos, de modo que você possa compartilhar os registros com todo o grupo via WhatsApp, por exemplo. Assim, as famílias poderão apreciar as vivências umas das outras. Se as escolhas por personagens forem comuns, o que é muito possível, você pode criar uma lista de curiosidades “descobertas” e compartilhá-la com todos, o que pode gerar um grande interesse das crianças. Por exemplo: “Você sabia que o lobo mau…”

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla e Maira Franco Tangerino


Código: EDI3_18UND02

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas