Nesta atividade, as crianças irão manusear gibis, pensar sobre esse tipo de livro e acompanhar a leitura de uma história em quadrinhos pelo professor.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maira Franco Tangerino
Mentora: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Objetivos e códigos da Base
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
Abordagem didática:
As crianças aprendem muito ao interagirem com as histórias, ao mobilizarem sua imaginação, seu potencial criativo, ao interpretarem as narrativas buscando sentidos diversos, ao desenvolverem a sensibilidade estética pelos estilos literários, ao expressarem suas versões, compreensões e sentimentos, enfim, quando podem ter uma relação ativa, autoral, criativa e prazerosa com o universo literário. Ao serem convidadas a se expressarem a partir destas narrativas, colocam em ação suas compreensões, por meio das diversas linguagens.
Código: EDI3_18UND04
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes