Organize cantos com atividades que tenham a escrita e os números como parte da rotina e proponha que as crianças brinquem livremente.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Clarice Fernandes
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Escuta, fala , pensamento e imaginação; O eu, o nós e o outro
Objetivos e códigos da Base:
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
Abordagem didática:
Desde cedo, as crianças percebem a função social da escrita, pois ela permeia a vida delas também. Na escola, os pequenos vão ampliar essas vivências, experimentando e interagindo com situações diversificadas, nas quais a escrita se faz necessária. Ao fazerem isso, eles constroem conhecimentos acerca do sistema alfabético e das funcionalidades e características dessa prática de linguagem, ao mesmo tempo em que criam um vínculo positivo com ela.
Código: EDI3_20UND03
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes