Organize cantos com atividades que tenham a escrita e os números como parte da rotina e proponha que as crianças brinquem livremente.
Apresente a proposta
Envie uma mensagem para as famílias, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, com o convite: “Vamos brincar de faz de conta?”
Adaptações necessárias
Nessa adaptação, as famílias serão convidadas a brincar de faz de conta. Sugira que reproduzam o cenário de um banco, de uma lanchonete e de um consultório médico, por exemplo.
Sugira às famílias
Sugira a pais e responsáveis que, com os materiais disponíveis em casa e com a ajuda das crianças, organizem o espaço do faz de conta para brincarem juntos: um cômodo da casa, a varanda ou o quintal, por exemplo. Proponha que optem por brincadeiras possíveis para o contexto familiar e que discutam com as crianças que materiais podem utilizar. Sugira algumas brincadeiras, como lanchonete, médico, escola etc., e objetos que possam auxiliar na construção do ambiente da brincadeira, como máquinas de calcular, computadores velhos, blocos de papel, telefones, revistas, caixas de remédio vazias etc. Convide as famílias a brincar com as crianças nesses cenários, entrando no jogo do faz de conta. Por exemplo: no espaço do consultório médico, os adultos podem ser a mãe ou pai que levou o filho doente a uma consulta, e a criança pode ser o médico que prescreve a receita; ou, na lanchonete, a criança pode ser o garçom que anota os pedidos e os adultos podem ser seus clientes etc.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem com você como foi esse momento por meio de imagens (fotos ou pequenos vídeos), de modo que você possa agrupá-las e compartilhá-las com todo o grupo via WhatsApp, por exemplo. É esperado que, conforme você compartilhar as ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade. Por isso, continue recebendo e encaminhando os resultados para o restante do grupo.
Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla
Código: EDI3_20UND03
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes