14737
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Escrita de um roteiro de encenação

Nesta atividade, as crianças transformar um conto clássico já conhecido em uma peça de teatro.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Clarice Albertina Fernandes

Apresente a proposta
Grave um vídeo lendo uma das histórias conhecidas da turma e conte que você tem um desafio para elas: transformá-la em um roteiro de teatro e fazer uma encenação da história. Dialogue sobre como se constrói uma apresentação, como se definem os personagens, suas falas, suas roupas, cenários e tudo que faz parte do roteiro. Conduza sua fala de maneira envolvente, para encantar as crianças e motivá-las. Envie o vídeo para as famílias por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação.

Adaptações necessárias
Pais e responsáveis serão convidados a encenar uma história junto às crianças.

Sugira às famílias
Convide pais e responsáveis a pensar sobre como poderiam organizar uma encenação da história escolhida. Proponha, primeiro, que convidem as crianças a registrar a seu modo, por escrita espontânea ou desenhos, como acontecerá a encenação: o passo a passo, os personagens, figurinos etc.; depois, que decidam juntos: onde e quando será, quem são as pessoas que vão assistir, quem serão os personagens, que materiais precisarão etc. Proponha que ouçam as crianças, instigando-as a separar os figurinos que queiram usar e definir que personagem querem ser. Sugira que as famílias acolham o interesse das crianças seguindo e dando sugestões, e que façam da encenação uma grande brincadeira de faz de conta.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem com você registros do processo, como fotos e vídeos das crianças brincando, interagindo, encenando etc. Uma sugestão é gravar um vídeo curtinho e enviá-lo por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação. Ao receber os registros, você pode dar devolutivas às famílias, validando as ações das crianças e parabenizando suas descobertas.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_20UND04

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas