14734
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - As figuras de linguagem na literatura de cordel

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre figuras de linguagem na literatura de cordel

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.

Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui).

Tema
Professor, apresente o tema da aula aos alunos (ver no plano original) explicando que, nesta aula, eles analisarão algumas figuras de linguagem presentes no texto de cordel. Seu contato com os alunos pode se dar por meio de uma aula online ou você poderá desenvolver esta adaptação, integralmente, por meio do WhatsApp, sendo um pouco mais lenta a proposta, mas também eficaz.

Introdução
Encaminhe aos alunos, por meio de WhatsApp, o slide com uma imagem (veja no plano original). Questione sobre a expressão “lágrimas de crocodilo” e o que eles entendem sobre ela. Aguarde respostas no grupo da turma no WhatsApp. Em seguida, comente com os alunos que a expressão “lágrimas de crocodilo” pode ser entendida de duas formas: no sentido denotativo – um crocodilo chorando – e no sentido conotativo – alguém com o choro fingido, falso. Amplie os exemplos apresentados no plano original com as expressões: engolir sapos, dor de cotovelo, João sem braço ou outras expressões utilizadas e conhecidas na sua região. Em seguida, professor, explique que as figuras de linguagem são sentidos figurados dados a palavras ou expressões para tornar mais expressiva a mensagem. Explique que, nesta aula, eles poderão observar algumas figuras de linguagem no texto de cordel.

Desenvolvimento
1. Disponibilize, por WhatsApp, um texto para que os alunos possam realizar a leitura compartilhada. O texto na íntegra está disponível aqui. Para que compartilhem a leitura, peça que se reúnam em quartetos e façam chamadas de vídeo, se possível. Após a leitura, solicite que os alunos conversem sobre o texto (o que acharam da história, se gostaram etc.), pesquisem as palavras desconhecidas e anotem em uma folha. Encaminhe também aos alunos a definição das figuras de linguagem que deverão identificar no texto de cordel lido. Explique as quatro figuras de linguagem e dê alguns exemplos. Sugestão de link para pesquisa sobre figuras de linguagem disponível aqui. Divididos em grupos, nomeie-os por cores. Cada cor será correspondente a uma figura de linguagem: Metonímia – vermelho; Hipérbole – roxo; Comparação – azul; Metáfora – verde. Os grupos deverão identificar essa figura de linguagem correspondente no cordel lido.

Fechamento
Para o fechamento, solicite que os grupos socializem as respostas das análises que fizeram do cordel, conduzindo-os a comparar seus conhecimentos sobre as figuras de linguagem estudadas. Se possível, crie uma reunião no Google Meet ou Zoom para o fechamento desta aula.

Convite às famílias
Os responsáveis podem ser convidados a identificar palavras com sentido conotativo no texto – uma estratégia de leitura que pode se tornar uma boa brincadeira.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_03SQA09

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas