14734
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - As figuras de linguagem na literatura de cordel

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre figuras de linguagem na literatura de cordel

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Professor, prepare e imprima os textos e as atividades sugeridos no plano.

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nesta sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Conhecimentos prévios dos alunos sobre as figuras de linguagem.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.

FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS,Regina Aparecida. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem: formação humana, diversidade e cultura. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Professor, apresente o tema da aulas aos alunos explicando que nesta aula eles analisarão algumas figuras de linguagem presentes no texto de cordel.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos o que eles podem observar na imagem. Deixe que todos se manifestem.
  • Pergunte sobre a expressão “lágrimas de crocodilo” e o que eles entendem sobre a expressão.
  • Depois de socializar as respostas, comente com os alunos que a expressão “lágrimas de crocodilo” pode ser entendida de duas formas:
    no sentido denotativo - um crocodilo chorando - e no sentido conotativo - alguém com o choro fingido, falso.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o slide e explique os dois sentidos (denotativo e conotativo), podendo ampliar os exemplos com as expressões: engolir sapos, dor de cotovelo,
    João sem braço, ou outras expressões utilizadas e conhecidas na região.
  • Em seguida, professor, explique que as figuras de linguagem são sentidos figurados dados a palavras ou expressões para tornar mais expressiva a mensagem.
  • Explique que, nesta aula, eles poderão observar no texto de cordel algumas figuras de linguagem.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos façam uma roda de conversa e entregue o texto para que possam realizar a leitura compartilhada. Você encontra o texto na íntegra em http://cordeldobrasil.com.br/v1/as-proezas-de-um-namorado-mofino/
  • Após a leitura compartilhada, solicite que os alunos conversem sobre o texto (o que acharam da história, se gostaram etc.), pesquisem as palavras desconhecidas e anotem na folha.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Projete aos alunos a definição das figuras de linguagem que deverão identificar no texto de cordel lido. Explique aos alunos as quatro figuras de linguagem e dê alguns exemplos. Sugestão de link para pesquisa sobre figuras de linguagem disponível em: <https://www.infoescola.com/portugues/figuras-de-linguagem>. Acesso em: 22 out. 2018.

2. Divididos em quatro grupos, distribua um cartão colorido para cada grupo com a figura de linguagem a ser identificada no cordel. Solicite que eles façam a análise e estipule um tempo (2 a 3 minutos) para isso.

3. Ao término do tempo, os grupos irão trocar de cartão e, assim, todos farão a análise das quatro figuras de linguagem.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Para o fechamento, solicite que os grupos socializem as respostas das análises que fizeram do cordel, conduzindo-os a comparar seus conhecimentos sobre as figuras de linguagem estudadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Professor, prepare e imprima os textos e as atividades sugeridos no plano.

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nesta sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Conhecimentos prévios dos alunos sobre as figuras de linguagem.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.

FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS,Regina Aparecida. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem: formação humana, diversidade e cultura. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Professor, apresente o tema da aulas aos alunos explicando que nesta aula eles analisarão algumas figuras de linguagem presentes no texto de cordel.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos o que eles podem observar na imagem. Deixe que todos se manifestem.
  • Pergunte sobre a expressão “lágrimas de crocodilo” e o que eles entendem sobre a expressão.
  • Depois de socializar as respostas, comente com os alunos que a expressão “lágrimas de crocodilo” pode ser entendida de duas formas:
    no sentido denotativo - um crocodilo chorando - e no sentido conotativo - alguém com o choro fingido, falso.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o slide e explique os dois sentidos (denotativo e conotativo), podendo ampliar os exemplos com as expressões: engolir sapos, dor de cotovelo,
    João sem braço, ou outras expressões utilizadas e conhecidas na região.
  • Em seguida, professor, explique que as figuras de linguagem são sentidos figurados dados a palavras ou expressões para tornar mais expressiva a mensagem.
  • Explique que, nesta aula, eles poderão observar no texto de cordel algumas figuras de linguagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos façam uma roda de conversa e entregue o texto para que possam realizar a leitura compartilhada. Você encontra o texto na íntegra em http://cordeldobrasil.com.br/v1/as-proezas-de-um-namorado-mofino/
  • Após a leitura compartilhada, solicite que os alunos conversem sobre o texto (o que acharam da história, se gostaram etc.), pesquisem as palavras desconhecidas e anotem na folha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Projete aos alunos a definição das figuras de linguagem que deverão identificar no texto de cordel lido. Explique aos alunos as quatro figuras de linguagem e dê alguns exemplos. Sugestão de link para pesquisa sobre figuras de linguagem disponível em: <https://www.infoescola.com/portugues/figuras-de-linguagem>. Acesso em: 22 out. 2018.

2. Divididos em quatro grupos, distribua um cartão colorido para cada grupo com a figura de linguagem a ser identificada no cordel. Solicite que eles façam a análise e estipule um tempo (2 a 3 minutos) para isso.

3. Ao término do tempo, os grupos irão trocar de cartão e, assim, todos farão a análise das quatro figuras de linguagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Para o fechamento, solicite que os grupos socializem as respostas das análises que fizeram do cordel, conduzindo-os a comparar seus conhecimentos sobre as figuras de linguagem estudadas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP48 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP55 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano