Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Professor, prepare e imprima os textos e as atividades sugeridos no plano.
Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nesta sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: Conhecimentos prévios dos alunos sobre as figuras de linguagem.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.
FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742
MORAIS,Regina Aparecida. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem: formação humana, diversidade e cultura. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.
TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Professor, apresente o tema da aulas aos alunos explicando que nesta aula eles analisarão algumas figuras de linguagem presentes no texto de cordel.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Pergunte aos alunos o que eles podem observar na imagem. Deixe que todos se manifestem.
- Pergunte sobre a expressão “lágrimas de crocodilo” e o que eles entendem sobre a expressão.
- Depois de socializar as respostas, comente com os alunos que a expressão “lágrimas de crocodilo” pode ser entendida de duas formas:
no sentido denotativo - um crocodilo chorando - e no sentido conotativo - alguém com o choro fingido, falso.
Introdução
Orientações:
- Projete o slide e explique os dois sentidos (denotativo e conotativo), podendo ampliar os exemplos com as expressões: engolir sapos, dor de cotovelo,
João sem braço, ou outras expressões utilizadas e conhecidas na região. - Em seguida, professor, explique que as figuras de linguagem são sentidos figurados dados a palavras ou expressões para tornar mais expressiva a mensagem.
- Explique que, nesta aula, eles poderão observar no texto de cordel algumas figuras de linguagem.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
1-Solicite que os alunos façam uma roda de conversa e entregue o texto para que possam realizar a leitura compartilhada. Você encontra o texto na íntegra em http://cordeldobrasil.com.br/v1/as-proezas-de-um-namorado-mofino
2-Após a leitura compartilhada, solicite que os alunos conversem sobre o texto (o que acharam da história, se gostaram etc.), pesquisem as palavras desconhecidas e anotem na folha.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Projete aos alunos a definição das figuras de linguagem que deverão identificar no texto de cordel lido. Explique aos alunos as quatro figuras de linguagem e dê alguns exemplos. Sugestão de link para pesquisa sobre figuras de linguagem disponível em: <https://www.infoescola.com/portugues/figuras-de-linguagem>. Acesso em: 22 out. 2018.
2. Divididos em quatro grupos, distribua um cartão colorido para cada grupo com a figura de linguagem a ser identificada no cordel. Solicite que eles façam a análise e estipule um tempo (2 a 3 minutos) para isso.
3. Ao término do tempo, os grupos irão trocar de cartão e, assim, todos farão a análise das quatro figuras de linguagem.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Para o fechamento, solicite que os grupos socializem as respostas das análises que fizeram do cordel, conduzindo-os a comparar seus conhecimentos sobre as figuras de linguagem estudadas.