Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Nesta aula, opte por não realizar o jogo H.E.I., devido à distância entre os alunos e considerando que não seria possível, em 50 minutos, realizá-la de forma remota.
Introdução
Envie, no mesmo vídeo ou áudio, um questionamento inicial, perguntando aos alunos o que eles lembram sobre ironia, hipérbole e eufemismo, pedindo que eles indiquem também algumas frases em que essas figuras aparecem. Dê um breve tempo para que eles respondam e os oriente a enviar, via WhatsApp, as suas respostas.
Desenvolvimento
Em um novo vídeo ou áudio, proceda às instruções do último slide de Desenvolvimento. Além disso, peça que os alunos se organizem em grupos (de até 3 alunos), para interagir via WhatsApp durante a atividade. No áudio ou vídeo, oriente que os alunos pesquisem (na internet ou em jornais) tirinhas que tenham hipérbole, eufemismo ou ironia. Quando eles escolherem a tirinha, proponha que “continuem” a conversa entre os personagens da tirinha, criando outra com uma das figuras de linguagem trabalhadas que mais se adeque ao contexto. Para escrever o texto, sugira que usem, se possível, o Google Docs, em que todos poderão participar da elaboração do diálogo de forma colaborativa.
Fechamento
Em um novo áudio ou mensagem de texto, peça que um aluno de cada grupo envie ao WhatsApp da turma, por foto, a tirinha produzida, acompanhada de um pequeno áudio indicando a situação comunicativa e onde aparece a figura de linguagem no texto produzido.
Convite às famílias
Toda a família pode auxiliar na pesquisa das tirinhas na internet ou em jornais, além de revisar e apreciar as tirinhas produzidas pelos alunos. Convide as famílias a conhecer algumas tirinhas que, nos últimos anos, por meio das redes sociais, vieram ganhando destaques no Brasil, como Armandinho, de Alexandre Beck.