Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é Identificar os diferentes usos da vírgula e compreender a importância do uso da vírgula como elemento de coesão textual.
Materiais necessários: Campanhas publicitárias impressas e com as lacunas para colocar as vírgulas. Originais disponíveis em: <http://portalms.saude.gov.br/campanhas>. Acesso em: 19 nov. 2018.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não se lembrar das regras das vírgulas marcando enumerações, inversões e intercalações, para isso será feita uma revisão antes da atividade.
Referências sobre o assunto:
AZEREDO, J. C.. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008.
BECHARA, E.. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-portugues-uso-da-virgula/
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Diga aos alunos que a aula será sobre o uso da vírgula.
- Questione se eles sabem para que serve a vírgula.
- Pergunte aos alunos como eles sabem o momento de pontuar seus textos.
Professor: O objetivo desta pergunta é ouvir a resposta dos alunos para ter noção se eles fazem a pontuação instintivamente ou seguem alguma regra.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações:
- Relembre-os o uso da vírgula para marcar intercalação, inversões e enumerações.
- Intercalação:
a) Do adjunto adverbial: A Mata Atlântica, devido à sua exuberância, tem sido muito explorada.
b) Da conjunção: As alunas são quietas e tímidas. Estão tentando, no entanto, organizar a apresentação do fim de ano.
c) Das expressões explicativas ou corretivas: O Corinthians já está pronto para ser campeão, isto é, já possui todas as vantagens necessárias para tal.
a) Do adjunto adverbial (colocado no início da oração): Cinco noites depois, eles chegam ensopados em casa.
b) Dos objetos pleonásticos antepostos ao verbo: Às mães, nada foi dito.
c) Do nome de lugar anteposto às datas: São Paulo, 16 de abril de 1952.
a) Separar entre si elementos coordenados (dispostos em enumeração):
b) Era uma bela modelo segura, bonita, elegante.
c) Levamos uvas, maçãs, peras e pêssegos para enfeitar a mesa do jantar.
Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-portugues-uso-da-virgula/
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a sala em duplas.
- Diga que cada dupla vai receber duas campanhas publicitárias.
- Informe que os textos das campanhas estão sem as vírgulas e eles deverão pontuá-los corretamente.
- Avise que a campanha pode ter mais de um local para pontuar.
Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas.
Professor:
Essa campanha possui três locais a ser pontuados.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Socialize as respostas com o grupo.
- Observe se os alunos absorveram corretamente os conteúdos trabalhados.
- Faça perguntas para orientá-los a organizar as regas.
- Por que as vírgulas foram usadas entre as palavras “amor, empatia e ação”?
- Será que podemos listar estes elementos?
Professor:
Espera-se que os alunos percebam que as vírgulas separam enumerações.
Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas.
Original disponível em:
http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/doacao_de_leite_materno_2017/Anuncio_Doacao_de_Leite-420x280-v2.jpg
Fechamento
Orientações:
- Socialize as respostas com o grupo.
- Observe se os alunos absorveram corretamente os conteúdos trabalhados.
- Faça perguntas para orientá-los a organizar as regras.
- Se a frase fosse “Você precisa conhecer a pessoa para doar sangue?” seria necessário o uso da vírgula?
- Por que vocês acham que a vírgula é necessária em “seja para quem for, seja doador.”
4. Escreva com os alunos as regras no quadro para que eles possam registrá-las mais facilmente.
Professor:
- É importante fazer com que os alunos reconheçam que a vírgula foi utilizada na frase “Para doar sangue, você precisa conhecer a pessoa?” porque a oração está na ordem inversa.
- E na oração “Seja para quem for, seja doador.” separando orações coordenadas.
Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas.
Original disponível em:
http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/jpg/2014/novembro/24/Anuncio-Revista-DoacaoSangue-icones-Bianca-20-8x27-5.jpg
Fechamento
Orientações:
- Questione por que as vírgulas foram usadas separando a conjunção “no entanto”.
Professor:
- É importante fazer com que os alunos reconheçam que a vírgula foi utilizada na frase para marcar a intercalação da conjunção.