Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Vanessa Pontes Lima Silva
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Exercitando o uso da vírgula
Finalidade da aula: Exercitar e analisar o uso da vírgula identificando os diferentes usos.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Pontuar textos adequadamente.
Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP33
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é Identificar os diferentes usos da vírgula e compreender a importância do uso da vírgula como elemento de coesão textual.
Materiais necessários: Campanhas publicitárias impressas e com as lacunas para colocar as vírgulas. Originais disponíveis em: <http://portalms.saude.gov.br/campanhas>. Acesso em: 19 nov. 2018.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não se lembrar das regras das vírgulas marcando enumerações, inversões e intercalações, para isso será feita uma revisão antes da atividade.
Referências sobre o assunto:
AZEREDO, J. C.. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008.
BECHARA, E.. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-portugues-uso-da-virgula/
Código: LPO7_06ATS02
(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes