14730
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exercitando o uso da vírgula

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre como pontuar textos adequadamente.

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Vanessa Pontes Lima Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é Identificar os diferentes usos da vírgula e compreender a importância do uso da vírgula como elemento de coesão textual.

Materiais necessários: Campanhas publicitárias impressas e com as lacunas para colocar as vírgulas. Originais disponíveis em: <http://portalms.saude.gov.br/campanhas>. Acesso em: 19 nov. 2018.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não se lembrar das regras das vírgulas marcando enumerações, inversões e intercalações, para isso será feita uma revisão antes da atividade.

Referências sobre o assunto:

AZEREDO, J. C.. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008.

BECHARA, E.. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-portugues-uso-da-virgula/

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Diga aos alunos que a aula será sobre o uso da vírgula.
  • Questione se eles sabem para que serve a vírgula.
  • Pergunte aos alunos como eles sabem o momento de pontuar seus textos.

Professor: O objetivo desta pergunta é ouvir a resposta dos alunos para ter noção se eles fazem a pontuação instintivamente ou seguem alguma regra.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações:

  • Relembre-os o uso da vírgula para marcar intercalação, inversões e enumerações.
  • Intercalação:

a) Do adjunto adverbial: A Mata Atlântica, devido à sua exuberância, tem sido muito explorada.

b) Da conjunção: As alunas são quietas e tímidas. Estão tentando, no entanto, organizar a apresentação do fim de ano.

c) Das expressões explicativas ou corretivas: O Corinthians já está pronto para ser campeão, isto é, já possui todas as vantagens necessárias para tal.

  • Inversão:

a) Do adjunto adverbial (colocado no início da oração): Cinco noites depois, eles chegam ensopados em casa.

b) Dos objetos pleonásticos antepostos ao verbo: Às mães, nada foi dito.

c) Do nome de lugar anteposto às datas: São Paulo, 16 de abril de 1952.

  • Enumeração:

a) Separar entre si elementos coordenados (dispostos em enumeração):

b) Era uma bela modelo segura, bonita, elegante.

c) Levamos uvas, maçãs, peras e pêssegos para enfeitar a mesa do jantar.

Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-portugues-uso-da-virgula/

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Divida a sala em duplas.
  • Diga que cada dupla vai receber campanhas publicitárias.
  • Informe que os textos das campanhas estão sem as vírgulas e eles deverão pontuá-los corretamente.
  • Solicite que eles leiam o texto sem as vírgulas.

Professor:

  • A tarefa feita em equipe facilita a discussão.

Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas e adaptadas.

Original disponível em: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/doacao_de_leite_materno_2017/Anuncio_Doacao_de_Leite-420x280-v2.jpg

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em duplas.
  • Diga que cada dupla vai receber duas campanhas publicitárias.
  • Informe que os textos das campanhas estão sem as vírgulas e eles deverão pontuá-los corretamente.
  • Avise que a campanha pode ter mais de um local para pontuar.

Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas.

Professor:

Essa campanha possui três locais a ser pontuados.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em duplas.
  • Diga que cada dupla vai receber duas campanhas publicitárias.
  • Informe que os textos das campanhas estão sem as vírgulas e eles deverão pontuá-los corretamente.

Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas.

Original disponível em:

http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/mosquito-nao/preview_CARTAZ_CHECKLIST.jpg

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Socialize as respostas com o grupo.
  • Observe se os alunos absorveram corretamente os conteúdos trabalhados.
  • Faça perguntas para orientá-los a organizar as regas.
  • Por que as vírgulas foram usadas entre as palavras “amor, empatia e ação”?
  • Será que podemos listar estes elementos?

Professor:

Espera-se que os alunos percebam que as vírgulas separam enumerações.

Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas.

Original disponível em:

http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/doacao_de_leite_materno_2017/Anuncio_Doacao_de_Leite-420x280-v2.jpg

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Socialize as respostas com o grupo.
  • Observe se os alunos absorveram corretamente os conteúdos trabalhados.
  • Faça perguntas para orientá-los a organizar as regras.
  • Se a frase fosse “Você precisa conhecer a pessoa para doar sangue?” seria necessário o uso da vírgula?
  • Por que vocês acham que a vírgula é necessária em “seja para quem for, seja doador.”

4. Escreva com os alunos as regras no quadro para que eles possam registrá-las mais facilmente.

Professor:

  • É importante fazer com que os alunos reconheçam que a vírgula foi utilizada na frase “Para doar sangue, você precisa conhecer a pessoa?” porque a oração está na ordem inversa.
  • E na oração “Seja para quem for, seja doador.” separando orações coordenadas.

Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas.

Original disponível em:

http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/jpg/2014/novembro/24/Anuncio-Revista-DoacaoSangue-icones-Bianca-20-8x27-5.jpg

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Questione por que as vírgulas foram usadas separando a conjunção “no entanto”.

Professor:

  • É importante fazer com que os alunos reconheçam que a vírgula foi utilizada na frase para marcar a intercalação da conjunção.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é Identificar os diferentes usos da vírgula e compreender a importância do uso da vírgula como elemento de coesão textual.

Materiais necessários: Campanhas publicitárias impressas e com as lacunas para colocar as vírgulas. Originais disponíveis em: <http://portalms.saude.gov.br/campanhas>. Acesso em: 19 nov. 2018.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não se lembrar das regras das vírgulas marcando enumerações, inversões e intercalações, para isso será feita uma revisão antes da atividade.

Referências sobre o assunto:

AZEREDO, J. C.. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008.

BECHARA, E.. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-portugues-uso-da-virgula/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Diga aos alunos que a aula será sobre o uso da vírgula.
  • Questione se eles sabem para que serve a vírgula.
  • Pergunte aos alunos como eles sabem o momento de pontuar seus textos.

Professor: O objetivo desta pergunta é ouvir a resposta dos alunos para ter noção se eles fazem a pontuação instintivamente ou seguem alguma regra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações:

  • Relembre-os o uso da vírgula para marcar intercalação, inversões e enumerações.
  • Intercalação:

a) Do adjunto adverbial: A Mata Atlântica, devido à sua exuberância, tem sido muito explorada.

b) Da conjunção: As alunas são quietas e tímidas. Estão tentando, no entanto, organizar a apresentação do fim de ano.

c) Das expressões explicativas ou corretivas: O Corinthians já está pronto para ser campeão, isto é, já possui todas as vantagens necessárias para tal.

  • Inversão:

a) Do adjunto adverbial (colocado no início da oração): Cinco noites depois, eles chegam ensopados em casa.

b) Dos objetos pleonásticos antepostos ao verbo: Às mães, nada foi dito.

c) Do nome de lugar anteposto às datas: São Paulo, 16 de abril de 1952.

  • Enumeração:

a) Separar entre si elementos coordenados (dispostos em enumeração):

b) Era uma bela modelo segura, bonita, elegante.

c) Levamos uvas, maçãs, peras e pêssegos para enfeitar a mesa do jantar.

Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-portugues-uso-da-virgula/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Divida a sala em duplas.
  • Diga que cada dupla vai receber campanhas publicitárias.
  • Informe que os textos das campanhas estão sem as vírgulas e eles deverão pontuá-los corretamente.
  • Solicite que eles leiam o texto sem as vírgulas.

Professor:

  • A tarefa feita em equipe facilita a discussão.

Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas e adaptadas.

Original disponível em: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/doacao_de_leite_materno_2017/Anuncio_Doacao_de_Leite-420x280-v2.jpg

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em duplas.
  • Diga que cada dupla vai receber duas campanhas publicitárias.
  • Informe que os textos das campanhas estão sem as vírgulas e eles deverão pontuá-los corretamente.
  • Avise que a campanha pode ter mais de um local para pontuar.

Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas.

Professor:

Essa campanha possui três locais a ser pontuados.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em duplas.
  • Diga que cada dupla vai receber duas campanhas publicitárias.
  • Informe que os textos das campanhas estão sem as vírgulas e eles deverão pontuá-los corretamente.

Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas.

Original disponível em:

http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/mosquito-nao/preview_CARTAZ_CHECKLIST.jpg

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Socialize as respostas com o grupo.
  • Observe se os alunos absorveram corretamente os conteúdos trabalhados.
  • Faça perguntas para orientá-los a organizar as regas.
  • Por que as vírgulas foram usadas entre as palavras “amor, empatia e ação”?
  • Será que podemos listar estes elementos?

Professor:

Espera-se que os alunos percebam que as vírgulas separam enumerações.

Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas.

Original disponível em:

http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/doacao_de_leite_materno_2017/Anuncio_Doacao_de_Leite-420x280-v2.jpg

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Socialize as respostas com o grupo.
  • Observe se os alunos absorveram corretamente os conteúdos trabalhados.
  • Faça perguntas para orientá-los a organizar as regras.
  • Se a frase fosse “Você precisa conhecer a pessoa para doar sangue?” seria necessário o uso da vírgula?
  • Por que vocês acham que a vírgula é necessária em “seja para quem for, seja doador.”

4. Escreva com os alunos as regras no quadro para que eles possam registrá-las mais facilmente.

Professor:

  • É importante fazer com que os alunos reconheçam que a vírgula foi utilizada na frase “Para doar sangue, você precisa conhecer a pessoa?” porque a oração está na ordem inversa.
  • E na oração “Seja para quem for, seja doador.” separando orações coordenadas.

Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas.

Original disponível em:

http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/jpg/2014/novembro/24/Anuncio-Revista-DoacaoSangue-icones-Bianca-20-8x27-5.jpg

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Questione por que as vírgulas foram usadas separando a conjunção “no entanto”.

Professor:

  • É importante fazer com que os alunos reconheçam que a vírgula foi utilizada na frase para marcar a intercalação da conjunção.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP33 da BNCC

6º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano