Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Leandra Antoneli da Silva Franco
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Usando figuras de linguagem (ironia, eufemismo, hipérbole) na construção de uma tirinha
Finalidade da aula: Reconhecer que, dependendo do contexto enunciativo, as palavras expressam mais do que aparentam; nesta aula, em particular, para identificar o exagero das emoções (hipérbole), a suavização de uma expressão grosseira ou triste (eufemismo) e o “dizer” algo diferente daquilo que se quer realmente (ironia).
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Figuras de linguagem
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP37
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer as palavras que dão o efeito de sentido de ironia, eufemismo e hipérbole na tirinha.
Materiais necessários: Quadro, projetor (caso não haja essa possibilidade, imprima as imagens ou busque outras do seu repertório, mas que tenham o mesmo enfoque), folha para produção textual.
Dificuldades antecipadas: Planejar a produção de mini-diálogos pode levar um tempo considerável, uma vez que é preciso pensar o contexto discursivo adequado para cada figura de linguagem.
Referências bibliográficas sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em: 31 ago. 2018.
CEREJA, W.; COCHAR, T. Português Linguagens, 8. 8 ed. São Paulo: Atual Editora, 2014.
FIGURAS DE PENSAMENTO. Dicionário online Aulete, 31 ago. 2018. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/gram/cap17-03-figuras_de_pensamento>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Código: LPO9_09ATS02
(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes