14729
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Usando figuras de linguagem (ironia, eufemismo, hipérbole) na construção de uma tirinha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre figuras de linguagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandra Antoneli da Silva Franco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Peça, logo em seguida, que os alunos escrevam frases aleatórias que contenham a palavra “batida” e as enviem pelo canal de comunicação estabelecido, em que todos poderão ter acesso às frases. Após o envio, em um novo áudio, mostre como os sentidos de “batida” possivelmente variaram. Diga que as condições de produção de um texto são importantes para delimitar os significados de palavras polissêmicas.

Introdução
Em um novo vídeo, mostre as imagens e as frases dos slides de Introdução, e peça que os alunos tentem estabelecer uma relação entre as frases e as imagens que as acompanham. Questione-os sobre quais figuras de linguagem os slides ilustram. Dê um breve tempo para que eles respondam e os oriente a enviar, via WhatsApp, as suas respostas. Depois disso, envie um novo áudio explicando que se tratam, respectivamente, de ironia, hipérbole e eufemismo, e que, para entendê-las, é preciso sempre analisar o contexto de produção.

Desenvolvimento
Em um novo vídeo ou áudio, peça que os alunos se organizem em grupos (de até 3 alunos), para interagir via WhatsApp durante o andamento da aula. No mesmo vídeo ou áudio, diga que os grupos farão uma produção textual (diálogo) e, para isso, dê a liberdade para que eles escolham uma das três situações disponíveis no slide Desenvolvimento. Oriente-os a usar, se possível, o Google Docs para escrever o texto, no qual todos poderão participar da elaboração do diálogo de forma colaborativa (caso contrário, os alunos poderão fazê-lo pelo WhatsApp). Ao final, peça que um aluno de cada grupo leia o diálogo produzido (por meio de áudio ou mensagem de texto) no WhatsApp da turma, indicando a situação escolhida e onde aparece a figura de linguagem no texto.

Fechamento
Peça, em um novo áudio ou mensagem de texto, que os alunos respondam às questões do slide Fechamento. Peça que entreguem a atividade por meio de áudio, no grupo de WhatsApp da turma.

Convite às famílias
Toda a família pode auxiliar a transformar os diálogos produzidos em uma tirinha. Além disso, eles podem auxiliar tentando identificar, na fala cotidiana, as figuras de linguagem estudadas (ironia, hipérbole e eufemismo), mostrando que se tratam de expressões comuns ao nosso falar.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_09ATS02

(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas