14728
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Fazendo a concordância no anúncio publicitário

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre concordância em anúncio publicitário

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Caroline Costa Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer e reconhecer a concordância verbal a fim de utilizá-la nas situações em que ela é requerida.

Materiais necessários: Caderno, lápis, cartolina, revistas, canetinha, quadro.

Dificuldades antecipadas: Realizar as concordâncias verbais e a conjugação dos verbos irregulares na elaboração de anúncios publicitários.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Informe aos alunos que eles produzirão anúncios publicitários que envolva a concordância verbal.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Apresente o anúncio de propaganda e questione quais os locais que eles costumam ver anúncios de propaganda.

R: Na rua, no ônibus, na parada de ônibus, nos jornais, nas revistas etc.

  • Questione quem eles acham que produziu o anúncio publicitário, quem costuma ler e qual a finalidade de um anúncio publicitário.

R: Uma ONG que defende os animais. As pessoas que lêem jornais, revistas, que pegam folheto na rua etc. Informar e impelir alguém a fazer algo.

  • Fale para eles que ela está em dúvida quanto à concordância.
  • Questione se eles acham que a concordância verbal está adequada ou não para o anúncio;
  • Solicite que os alunos escrevam no caderno a frase e digam o motivo de estar adequada ou não a concordância verbal.
  • Informe que no fim da aula vai querer conhecer a respostas deles.

Materiais complementares: Caderno e lápis.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Peça aos alunos que se dividam em grupos para que tracem estratégias para a confecção da atividade.
  • Solicite que eles construam frases para os anúncios de propagandas, convencendo os colegas como é importante frequentar a escola.
  • Questione o que eles fazem na escola todos os dias.
  • Diga a eles que não precisam se prender ao argumento que é: “Devo ir à escola para estudar”, podem colocar as outras experiências que eles têm na escola, além dos estudos.
  • Passe em cada grupo e diga que o primeiro passo é criar um título chamativo e que envolva as regras da concordância verbal.
  • Solicite que eles utilizem as expressões “A maioria de”; “A maior parte de”; “Grande parte de” para a confecção do título.
  • Leve revistas, caso eles não queiram desenhar, para recortar e escolher uma imagem que concilie com o título construído.

Materiais complementares: Lápis, revistas, canetinha, cartolina.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Peça aos alunos que apresentem seus anúncios e que os leiam em voz alta.
  • Solicite aos alunos que verifiquem o uso da concordância verbal nos anúncios dos colegas.
  • Retome o anúncio do início da aula.
  • Solicite aos alunos que falem qual foi a justificativa para a concordância verbal selecionada.
  • Discuta com eles como a gramática normativa trata da concordância verbal nesse caso em que há uma flexibilidade.

Materiais complementares: Quadro e pincel de quadro.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que apresentem seus anúncios e que os leiam em voz alta.
  • Solicite aos alunos que verifiquem o uso da concordância verbal nos anúncios dos colegas.
  • Retome o anúncio do início da aula.
  • Solicite aos alunos que falem qual foi a justificativa para a concordância verbal selecionada.
  • Discuta com eles como a gramática normativa trata da concordância verbal neste caso em que há uma flexibilidade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer e reconhecer a concordância verbal a fim de utilizá-la nas situações em que ela é requerida.

Materiais necessários: Caderno, lápis, cartolina, revistas, canetinha, quadro.

Dificuldades antecipadas: Realizar as concordâncias verbais e a conjugação dos verbos irregulares na elaboração de anúncios publicitários.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Informe aos alunos que eles produzirão anúncios publicitários que envolva a concordância verbal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Apresente o anúncio de propaganda e questione quais os locais que eles costumam ver anúncios de propaganda.

R: Na rua, no ônibus, na parada de ônibus, nos jornais, nas revistas etc.

  • Questione quem eles acham que produziu o anúncio publicitário, quem costuma ler e qual a finalidade de um anúncio publicitário.

R: Uma ONG que defende os animais. As pessoas que lêem jornais, revistas, que pegam folheto na rua etc. Informar e impelir alguém a fazer algo.

  • Fale para eles que ela está em dúvida quanto à concordância.
  • Questione se eles acham que a concordância verbal está adequada ou não para o anúncio;
  • Solicite que os alunos escrevam no caderno a frase e digam o motivo de estar adequada ou não a concordância verbal.
  • Informe que no fim da aula vai querer conhecer a respostas deles.

Materiais complementares: Caderno e lápis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Peça aos alunos que se dividam em grupos para que tracem estratégias para a confecção da atividade.
  • Solicite que eles construam frases para os anúncios de propagandas, convencendo os colegas como é importante frequentar a escola.
  • Questione o que eles fazem na escola todos os dias.
  • Diga a eles que não precisam se prender ao argumento que é: “Devo ir à escola para estudar”, podem colocar as outras experiências que eles têm na escola, além dos estudos.
  • Passe em cada grupo e diga que o primeiro passo é criar um título chamativo e que envolva as regras da concordância verbal.
  • Solicite que eles utilizem as expressões “A maioria de”; “A maior parte de”; “Grande parte de” para a confecção do título.
  • Leve revistas, caso eles não queiram desenhar, para recortar e escolher uma imagem que concilie com o título construído.

Materiais complementares: Lápis, revistas, canetinha, cartolina.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Peça aos alunos que apresentem seus anúncios e que os leiam em voz alta.
  • Solicite aos alunos que verifiquem o uso da concordância verbal nos anúncios dos colegas.
  • Retome o anúncio do início da aula.
  • Solicite aos alunos que falem qual foi a justificativa para a concordância verbal selecionada.
  • Discuta com eles como a gramática normativa trata da concordância verbal nesse caso em que há uma flexibilidade.

Materiais complementares: Quadro e pincel de quadro.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que apresentem seus anúncios e que os leiam em voz alta.
  • Solicite aos alunos que verifiquem o uso da concordância verbal nos anúncios dos colegas.
  • Retome o anúncio do início da aula.
  • Solicite aos alunos que falem qual foi a justificativa para a concordância verbal selecionada.
  • Discuta com eles como a gramática normativa trata da concordância verbal neste caso em que há uma flexibilidade.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP56 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano