Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer e reconhecer a concordância verbal a fim de utilizá-la nas situações em que ela é requerida.
Materiais necessários: Caderno, lápis, cartolina, revistas, canetinha, quadro.
Dificuldades antecipadas: Realizar as concordâncias verbais e a conjugação dos verbos irregulares na elaboração de anúncios publicitários.
Referências sobre o assunto:
CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Informe aos alunos que eles produzirão anúncios publicitários que envolva a concordância verbal.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Apresente o anúncio de propaganda e questione quais os locais que eles costumam ver anúncios de propaganda.
R: Na rua, no ônibus, na parada de ônibus, nos jornais, nas revistas etc.
- Questione quem eles acham que produziu o anúncio publicitário, quem costuma ler e qual a finalidade de um anúncio publicitário.
R: Uma ONG que defende os animais. As pessoas que lêem jornais, revistas, que pegam folheto na rua etc. Informar e impelir alguém a fazer algo.
- Fale para eles que ela está em dúvida quanto à concordância.
- Questione se eles acham que a concordância verbal está adequada ou não para o anúncio;
- Solicite que os alunos escrevam no caderno a frase e digam o motivo de estar adequada ou não a concordância verbal.
- Informe que no fim da aula vai querer conhecer a respostas deles.
Materiais complementares: Caderno e lápis.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Peça aos alunos que se dividam em grupos para que tracem estratégias para a confecção da atividade.
- Solicite que eles construam frases para os anúncios de propagandas, convencendo os colegas como é importante frequentar a escola.
- Questione o que eles fazem na escola todos os dias.
- Diga a eles que não precisam se prender ao argumento que é: “Devo ir à escola para estudar”, podem colocar as outras experiências que eles têm na escola, além dos estudos.
- Passe em cada grupo e diga que o primeiro passo é criar um título chamativo e que envolva as regras da concordância verbal.
- Solicite que eles utilizem as expressões “A maioria de”; “A maior parte de”; “Grande parte de” para a confecção do título.
- Leve revistas, caso eles não queiram desenhar, para recortar e escolher uma imagem que concilie com o título construído.
Materiais complementares: Lápis, revistas, canetinha, cartolina.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Peça aos alunos que apresentem seus anúncios e que os leiam em voz alta.
- Solicite aos alunos que verifiquem o uso da concordância verbal nos anúncios dos colegas.
- Retome o anúncio do início da aula.
- Solicite aos alunos que falem qual foi a justificativa para a concordância verbal selecionada.
- Discuta com eles como a gramática normativa trata da concordância verbal nesse caso em que há uma flexibilidade.
Materiais complementares: Quadro e pincel de quadro.
Fechamento
Orientações:
- Peça aos alunos que apresentem seus anúncios e que os leiam em voz alta.
- Solicite aos alunos que verifiquem o uso da concordância verbal nos anúncios dos colegas.
- Retome o anúncio do início da aula.
- Solicite aos alunos que falem qual foi a justificativa para a concordância verbal selecionada.
- Discuta com eles como a gramática normativa trata da concordância verbal neste caso em que há uma flexibilidade.