14727
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A importância da vírgula

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre os diferentes usos da vírgula.

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Vanessa Pontes Lima Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é Identificar os diferentes usos da vírgula e compreender a importância do uso da vírgula como elemento de coesão textual.

Materiais necessários: Campanhas publicitárias impressas. Disponíveis em: <http://portalms.saude.gov.br/campanhas>. Acesso em: 19 nov. 2018.

Dificuldades antecipadas: A falsa ideia que o uso da vírgula marca a pausa para respirar.

Referências sobre o assunto:

AZEREDO, J. C.. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008.

BECHARA, E.. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Diga aos alunos que a aula será sobre o uso da vírgula.
  • Pergunte a eles como seriam os textos sem o uso da vírgula.
  • Questione se eles sabem para que serve a vírgula.
  • Pergunte como eles sabem o momento de pontuar seus textos.

Professor:

Neste momento é importante ouvir os alunos e perceber que provavelmente muitos vão dizer que a vírgula serve para marcar a pausa.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Mostre a placa aos alunos.
  • Questione sobre como entenderam a mensagem da placa.
  • Dá para entender a mensagem?
  • O que causa estranheza?
  • O que falta para a placa não causar mal-entendidos?
  • Peça para que os alunos refaçam oralmente a placa de forma a não causar ambiguidade.

Professor:

Proibido

bicicleta, fumar, cães.

  • É possível que alguns alunos apresentem outras soluções como por exemplo: Proibido andar de bicicleta, fumar, cães.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que leiam a pergunta e respondam.
  • Ouça as respostas.

Professor:

É muito provável que os alunos já saibam, mesmo que instintivamente, que a vírgula serve para separar elementos dispostos em enumeração.

Materiais complementares: Campanhas impressas, disponíveis em:

http://portalms.saude.gov.br/campanhas/43315-campanha-doacao-de-leite-2018

https://www.google.com.br/search?q=campanha+amamentacao+claudia+leitte&rlz=1C1EJFA_pt-BRBR787BR787&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwixkamIrf7dAhXIk1kKHZLsDQ0Q_AUIDigB&biw=1366&bih=657#imgrc=kDSMb2NI4-6d_M:

http://portalms.saude.gov.br/campanhas/27904-campanha-contra-a-tuberculose-2017

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos se coloquem em duplas.
  • Apresente os textos aos alunos.
  • Peça que leiam os textos e observem o uso da vírgula.
  • Solicitem que eles criem hipóteses para o uso da vírgula em cada texto.
  • Peça que observem a frase “Mais saúde, carinho e proteção. “
  • Questione:
  • As vírgulas foram usadas com que finalidade neste caso?
  • Podemos listar estes elementos?

Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que prestem atenção nas vírgulas do trecho: “Qualquer quantidade ajuda, e muito, na recuperação dessas crianças”.
  • Questione:
  • Qual a intenção do autor do texto ao colocar este “e muito”?
  • Qual a intenção ele queria provocar no leitor?

Professor:

A intenção é perceber que a intenção do autor é enfatizar a informação.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Questione os alunos: Se a frase fosse colocada na ordem direta “O tratamento precisa ser feito até o final para curar a tuberculose”. As vírgulas seriam necessárias? Por quê?

Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações:

  • Peça que observem as campanhas e questione:
  • Como poderíamos construir uma regra para uso da vírgula nestes casos?
  • Que elementos a vírgula separa nestas campanhas?

  • Solicite que eles criem outras frases com os mesmos usos das vírgulas dos textos.

Professor:

  • Na primeira campanha as vírgulas foram usadas para separar elementos que poderiam ser listados, enumerados. Na segunda campanha as vírgulas marcam uma intercalação e, na terceira, marcam uma inversão da ordem direta.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é Identificar os diferentes usos da vírgula e compreender a importância do uso da vírgula como elemento de coesão textual.

Materiais necessários: Campanhas publicitárias impressas. Disponíveis em: <http://portalms.saude.gov.br/campanhas>. Acesso em: 19 nov. 2018.

Dificuldades antecipadas: A falsa ideia que o uso da vírgula marca a pausa para respirar.

Referências sobre o assunto:

AZEREDO, J. C.. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008.

BECHARA, E.. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Diga aos alunos que a aula será sobre o uso da vírgula.
  • Pergunte a eles como seriam os textos sem o uso da vírgula.
  • Questione se eles sabem para que serve a vírgula.
  • Pergunte como eles sabem o momento de pontuar seus textos.

Professor:

Neste momento é importante ouvir os alunos e perceber que provavelmente muitos vão dizer que a vírgula serve para marcar a pausa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Mostre a placa aos alunos.
  • Questione sobre como entenderam a mensagem da placa.
  • Dá para entender a mensagem?
  • O que causa estranheza?
  • O que falta para a placa não causar mal-entendidos?
  • Peça para que os alunos refaçam oralmente a placa de forma a não causar ambiguidade.

Professor:

Proibido

bicicleta, fumar, cães.

  • É possível que alguns alunos apresentem outras soluções como por exemplo: Proibido andar de bicicleta, fumar, cães.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que leiam a pergunta e respondam.
  • Ouça as respostas.

Professor:

É muito provável que os alunos já saibam, mesmo que instintivamente, que a vírgula serve para separar elementos dispostos em enumeração.

Materiais complementares: Campanhas impressas, disponíveis em:

http://portalms.saude.gov.br/campanhas/43315-campanha-doacao-de-leite-2018

https://www.google.com.br/search?q=campanha+amamentacao+claudia+leitte&rlz=1C1EJFA_pt-BRBR787BR787&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwixkamIrf7dAhXIk1kKHZLsDQ0Q_AUIDigB&biw=1366&bih=657#imgrc=kDSMb2NI4-6d_M:

http://portalms.saude.gov.br/campanhas/27904-campanha-contra-a-tuberculose-2017

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos se coloquem em duplas.
  • Apresente os textos aos alunos.
  • Peça que leiam os textos e observem o uso da vírgula.
  • Solicitem que eles criem hipóteses para o uso da vírgula em cada texto.
  • Peça que observem a frase “Mais saúde, carinho e proteção. “
  • Questione:
  • As vírgulas foram usadas com que finalidade neste caso?
  • Podemos listar estes elementos?

Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que prestem atenção nas vírgulas do trecho: “Qualquer quantidade ajuda, e muito, na recuperação dessas crianças”.
  • Questione:
  • Qual a intenção do autor do texto ao colocar este “e muito”?
  • Qual a intenção ele queria provocar no leitor?

Professor:

A intenção é perceber que a intenção do autor é enfatizar a informação.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Questione os alunos: Se a frase fosse colocada na ordem direta “O tratamento precisa ser feito até o final para curar a tuberculose”. As vírgulas seriam necessárias? Por quê?

Materiais complementares: Campanhas publicitárias impressas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações:

  • Peça que observem as campanhas e questione:
  • Como poderíamos construir uma regra para uso da vírgula nestes casos?
  • Que elementos a vírgula separa nestas campanhas?

  • Solicite que eles criem outras frases com os mesmos usos das vírgulas dos textos.

Professor:

  • Na primeira campanha as vírgulas foram usadas para separar elementos que poderiam ser listados, enumerados. Na segunda campanha as vírgulas marcam uma intercalação e, na terceira, marcam uma inversão da ordem direta.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP33 da BNCC

6º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano