Atividade para impressão - A cigarra e a formiga
A cigarra e a formiga
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
Data show.
Fotocópias do texto “A Cigarra e a Formiga”.
Disponível em: http://www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas/item/a-cigarra-e-a-formiga-adaptacao-teatral-da-fabula-homonia-de-monteiro-lobato?category_id=30 Acesso em 24/09/2018.
Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.
Dificuldades antecipadas: os alunos poderão sentir dificuldades de preencher as lacunas, por não reconhecerem, em algumas passagens, a intenção dos personagens.
Observação: é desejável que os alunos já tenham estudado o gênero texto dramático e a função das rubricas e da pontuação no gênero para que consigam realizar a presente aula.
Referências sobre o assunto: Links:
https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/
https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995
https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Respostas desejáveis:
Para fazer perguntas; para mostrar espanto, alegria, admiração etc.; para afirmar ou negar algo. As rubricas servem para orientar os atores sobre as falas e as ações dos seus personagens.
Orientações:
Respostas possíveis/ desejáveis:
Obs.: Explique aos alunos que o tom de voz diz respeito à altura dos sons que emitimos quando falamos, e que a entonação resulta da sucessão e das variações dos sons produzidos.
E) Estávamos cantando. É possível saber o que ela diz, pois, logo em seguida, a personagem afirma que são cantores.
F) Ponto final. A intenção da personagem é informar que estão sem lugar para ficar.
Resposta possível/ desejável:
Sim, é possível caracterizar os personagens a partir de suas falas, pela maneira como se expressam e pelas palavras que usam. As cigarras são animadas e gostam de cantar, mas estão preocupadas, pois não têm onde ficar. As formigas são organizadas e gostam de trabalhar, estão felizes e tranquilas, pois têm casa e comida garantidas.
Obs.: É importante destacar que aqui colocamos apenas algumas sugestões de respostas. Os alunos poderão apresentar diversas opiniões e sugestões que, caso sejam coerentes, devem ser aceitas, comentadas e ampliadas durante a discussão. Dependendo das respostas de seus alunos, explore outras possibilidades trazidas por eles, faça com que expressem os motivos de terem feito as escolhas que fizeram, esteja aberto a outras formas de preenchimento das lacunas que irão indicar o quanto seus alunos estão se apropriando desses conceitos. A troca entre eles, oralizando as respostas, pode ser um momento muito rico se for bem explorado pelo professor.
Orientações:
Respostas possíveis/desejáveis:
Orientações:
Obs.: Lembramos que a entonação, no caso das frases interrogativas, é ascendente (há uma subida no tom de voz); já as frases declarativas apresentam uma curva descendente no tom de voz; e as exclamativas, uma curva descendente.
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Respostas possíveis/desejáveis:
1. Para mostrar como os personagens devem agir, falar e expressar sentimentos.
2. Serviram para mostrar quando se deve fazer perguntas, exclamações, afirmações, negações.
3. Serve para mostrar como cada personagem está falando em cada momento e qual sua intenção.
4. As rubricas, a pontuação e a entonação orientam o ator para representar bem aquele papel, aquele personagem. Estão associados para que as falas sejam ditas de uma forma que o público entenda o que o personagem está sentindo, pensando, fazendo, planejando etc. São marcações no texto para que os atores consigam encenar a história.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio aos alunos perguntando para que servem o ponto de interrogação, de exclamação e o ponto final. Pergunte também para que servem as rubricas em um texto dramático. Peça que alguns voluntários respondam, via áudio, no grupo de WhatsApp da turma. Diga, em novo áudio, que farão um exercício com um texto dramático bem conhecido por eles: A cigarra e a formiga. Deverão preencher as lacunas, individualmente, utilizando a pontuação e as rubricas que acharem que combinam com o que está acontecendo na história.
Desenvolvimento
Envie, com orientações por escrito, o texto disponível nos slides de Desenvolvimento do Plano para que preencham as lacunas. Estabeleça um prazo para que realizem a atividade e auxilie-os pelos canais já combinados por vocês. Utilize as ricas Orientações do Plano nas intervenções junto aos alunos, quando possível. Peça que compartilhem a atividade, quando pronta, em uma pasta específica, criada no Google Drive.
Fechamento
Depois desse processo, envie o texto original, disponível aqui, para que se autoavaliem. Faça um fechamento, por áudio ou por escrito, com os aspectos que você julgar importantes destacar, após ver as respostas dos alunos. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem ler os textos disponibilizados no plano, pois é uma versão divertida de uma fábula bem conhecida. Você pode incentivá-los a fazer uma pequena encenação em família, gravar e enviá-la para o grupo de WhatsApp da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francisca Brasil
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: O texto teatral: rubricas e entonação
Finalidade da aula: Exercitar os usos da entonação e das indicações cênicas no gênero texto dramático, a fim de compreender a importância desses elementos para a adequada encenação do texto.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto dramático
Objeto(s) do conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP54
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
Data show.
Fotocópias do texto “A Cigarra e a Formiga”.
Disponível em: http://www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas/item/a-cigarra-e-a-formiga-adaptacao-teatral-da-fabula-homonia-de-monteiro-lobato?category_id=30 Acesso em 24/09/2018.
Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.
Dificuldades antecipadas: os alunos poderão sentir dificuldades de preencher as lacunas, por não reconhecerem, em algumas passagens, a intenção dos personagens.
Observação: é desejável que os alunos já tenham estudado o gênero texto dramático e a função das rubricas e da pontuação no gênero para que consigam realizar a presente aula.
Referências sobre o assunto: Links:
https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/
https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: