14723
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Os tipos de balões das histórias em quadrinhos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre histórias em quadrinhos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzana De Carvalho Lima Kawai

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos a tirinha da Introdução e peça, por escrito ou por áudio, para prestarem muita atenção aos formatos dos balões e criarem o que poderia estar escrito em cada um deles. Eles podem utilizar recursos básicos de edição de imagens do WhatsApp ou do computador (Paint) para escrever dentro dos quadrinhos e salvar como imagem. Estabeleça um prazo e peça que compartilhem suas criações. Depois, envie a tirinha original para que comparem. Questione-os, por áudio, o que cada formato de balão expressa na tirinha, e solicite 5 voluntários para responder (por áudio ou por escrito) pelo WhatsApp. Após essa atividade, diga que encaminhará por escrito as orientações para uma pesquisa em duplas.

Desenvolvimento
Envie para a turma orientações para que pesquisem e descubram quais são os tipos de balões das HQ’s e o que cada um expressa. Indique algumas páginas como referência (o Plano fornece alguns links para pesquisa). Como sugestão, estabeleça que cada dupla deve encontrar 5 tipos de balões e dizer o que eles expressam. Também devem procurar uma tirinha com balões diferentes. Estabeleça um prazo e diga que devem compartilhar sua pesquisa (sugestão: Google Drive). Auxilie sua turma pelos canais já combinados por vocês.

Fechamento
Depois que todas as duplas tiverem realizado a atividade, peça que respondam às perguntas do slide de Fechamento. Estabeleça um prazo e peça que compartilhem. Leia os trabalhos de seus alunos e comente o que achar necessário em cada um. Compartilhe com todos um acervo dos balões mais comuns e seus significados, com base nas pesquisas das duplas, e faça um resumo também das conclusões em relação às perguntas do Fechamento. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.

Convite às famílias
Sugira às famílias uma atividade lúdica: brincar com os balões, criando falas engraçadas utilizando-os em fotos de família, seja de forma digital ou manual. Para as famílias que gostarem da proposta, peça que compartilhem as fotos com balões no grupo de WhatsApp da turma e/ou nas redes sociais da escola. 

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_09SQA04

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas