14722
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Síntese de informações em slides de Exposição Oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre exposição em slide

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Carine Gerhardt

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Gerhardt
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Síntese de informações em slides de Exposição Oral

Finalidade da aula: Comparar apresentações de slides, a fim de verificar qual melhor se adapta como ferramenta de apoio para exposição oral.

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Exposição Oral

Objeto(s) do conhecimento: Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais

Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP41

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Computadores ou notebooks para leitura e comparação de diferentes apresentações de slides.

Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.

Dificuldades antecipadas: Compreensão debilitada do conteúdo da exposição oral sem a exibição concomitante das ferramentas de apoio (slides ou ou vídeo).

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.

Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em: <https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.


Código: LPO6_05SQA08

(EF69LP41) Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas