14722
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Síntese de informações em slides de Exposição Oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre exposição em slide

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Carine Gerhardt

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui).

Introdução
Faça a gravação somente do áudio do vídeo Doenças veiculadas pela água, disponível aqui. Você pode fazer isso usando o recurso de envio de áudio do WhatsApp. Envie, então, o áudio gravado junto com os slides disponíveis aqui, e peça (por áudio ou por escrito) para os alunos ouvirem o áudio e o acompanharem com os slides disponibilizados. Diga que as demais orientações serão enviadas por escrito, em uma pasta específica para esta atividade no Google Drive.

Desenvolvimento
Solicite, por escrito, que se organizem em duplas para responder às questões: 1. O que acharam da organização das informações nos slides, serviu bem como apoio para a exposição oral?; 2. Você acha que, organizada dessa forma, a exposição cumpriu seus objetivos? Por quê?; 3. O que poderia melhorar? Estabeleça um prazo e peça que respondam em um Google Doc e compartilhem na pasta do Google Drive já criada por você para esta atividade (caso não seja possível, pode ser por e-mail ou WhatsApp). A partir da interação entre os pares (mesmo online), espera-se que os estudantes cheguem à conclusão de que esse tipo de organização das informações em apresentação de slides pode tornar-se uma simples reprodução do oral, não alcançando o objetivo de servir de suporte para organização e ilustração da fala, por exemplo.

Fechamento
Depois que a última atividade for entregue por todos, envie os slides disponíveis aqui para que comparem: e estes slides, apoiam de forma mais satisfatória a Exposição Oral? Por quê? Estabeleça um prazo para resposta. Depois, faça uma compilação com o que você observou nas produções das duplas para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Envie também o link do vídeo completo para que assistam. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.

Convite às famílias
Convide as famílias a conversar, em casa, sobre as doenças veiculadas pela água, o que sabem sobre isso e, caso queiram, podem assistir ao vídeo disponibilizado no plano.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_05SQA08

(EF69LP41) Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas