14722
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Síntese de informações em slides de Exposição Oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre exposição em slide

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Carine Gerhardt

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Computadores ou notebooks para leitura e comparação de diferentes apresentações de slides.

Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.

Dificuldades antecipadas: Compreensão debilitada do conteúdo da exposição oral sem a exibição concomitante das ferramentas de apoio (slides ou ou vídeo).

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.

Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em: <https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos que a aula será sobre slides para exposição oral. Você pode perguntar como esses slides costumam ser estruturados, com base em experiências prévias, esperando respostas como uso de tópicos, imagens e animações.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Leia a pergunta para os alunos, provocando discussões sobre o que os alunos já sabem sobre esse tema que será explorado no slide seguinte.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Exiba o áudio do vídeo exposição oral, mencionada no slides, sem o vídeo, concomitantemente à “Sequência de slides”, presente em “materiais complementares” abaixo. O vídeo “Doenças veiculadas pela água” (6’53”), do projeto Lagoas Costeiras, está disponível no link: <https://www.youtube.com/watch?v=USu2rWUnoXw>. Acesso em: 12 nov. 2018. Caso você não tenha recursos tecnológicos à disposição na escola, pode ler algum texto sobre o mesmo assunto, como o disponível em “Materiais complementares”. A “Sequência de slides” pode servir de apoio à exposição oral presente no vídeo. Essa sequência foi feita com base no texto “Toda água poluída está contaminada”?, da Revista Recreio, também disponível em Materiais complementares. Os slides podem ser projetados em datashow ou impressos/transcritos para um flipchart, caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição. Nessa apresentação, você apenas passa os slides e os alunos leem o conteúdo enquanto escutam a exposição oral. Nessa primeira sequência, os slides são textualmente densos. Ao fazerem a leitura, os próprios alunos perceberão que slides textualmente densos podem deixar a apresentação tediosa, ou uma réplica da oralidade. Pergunte o que eles acham da organização das informações nos slides, se é uma boa opção para servir de suporte à exposição oral. A partir de discussões, espera-se que os estudantes cheguem à conclusão de que esse tipo de organização das informações em apresentação de slides pode tornar-se uma simples reprodução do oral, não alcançando o objetivo de servir de suporte para organização e ilustração da fala, por exemplo.
  • Observação: Sugere-se 15 minutos para esta etapa do desenvolvimento.

Materiais complementares:

Texto “Toda água poluída está contaminada?”: Fonte: Erica Mendes, Paula Baldassin e Victor Morais. Revista Recreio. 14 mar. 2018. Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/natureza/toda-agua-poluida-esta-contaminada-rio-sujeira-flora-fauna-mar-lixo-.phtml#.W71YcWhKjIU>. Acesso em: 9 out. 2018.

Sequência de slides..

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exponha o vídeo completo (áudio e imagens), disponível no link ttps://www.youtube.com/watch?v=USu2rWUnoXw, para verificar como os autores do vídeo organizaram de fato as informações na sequência de slides e animações. No vídeo da exposição oral, é organizada uma sequência de figuras e pequenos tópicos textuais sobre o tema da contaminação da água, bem diferente dos slides anteriores, textualmente densos. Pergunte o que eles acharam da organização das informações desses slides, se é uma boa opção para servir de suporte à exposição oral. Peça para eles falarem, também, sobre o que há de diferente entre os slides anteriores e os slides e animações utilizadas no vídeo, pergunte qual pode melhor servir de suporte para a exposição oral. A partir de discussões, espera-se que os estudantes cheguem à conclusão de que a apresentação do vídeo, mais sintética e imagética, foca na fala do expositor, tornando-a mais atrativa e promovendo às informações dos slides a função de suporte para a exposição oral.

Observação: caso a escola não possua recursos tecnológicos à disposição, você, professor, pode ler o mesmo texto do slide anterior, “Toda água poluída está contaminada?”, da Revista Recreio, disponível em “Materiais complementares” abaixo, e exibir, concomitantemente, a “Sequência suplementar de slides”, presente também em “materiais complementares”. A “Sequência suplementar de slides” foi feita justamente com base no texto “Toda água poluída está contaminada?”. Os slides podem ser transcritos para um flipchart, por exemplo. Nessa apresentação, novamente, você apenas passa os slides e os alunos leem o conteúdo. Nessa segunda sequência, ao contrário da anterior, os slides possuem apenas tópicos e imagens sobre o assunto. Provavelmente, os alunos sentirão falta de mais explicações, identificando que o conteúdo será veiculado pela oralidade. Pergunte o que eles acharam desses slides, se é uma boa opção para servir de suporte à exposição oral. Lembramos que essa é uma opção apenas para o caso de não haver recursos tecnológicos à disposição na escola.

Sugerem-se 15 minutos para esta etapa do desenvolvimento.

Materiais complementares (para o caso de não haver recursos tecnológicos):

Texto “Toda água poluída está contaminada?”: Fonte: Erica Mendes, Paula Baldassin e Victor Morais. Revista Recreio. 14 mar. 2018. Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/natureza/toda-agua-poluida-esta-contaminada-rio-sujeira-flora-fauna-mar-lixo-.phtml#.W71YcWhKjIU>. Acesso em: 9 out. 2018.

Sequência suplementar de slides..

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente a pergunta aos alunos por meio de projeção no datashow ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, escreva-a no quadro. Promova discussões sobre a resposta com os alunos. Espera-se que eles reflitam sobre a atividade realizada na aula, entendendo que, em exposições orais, o texto escrito se transforma em tópicos ou imagens para dar suporte à fala.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Computadores ou notebooks para leitura e comparação de diferentes apresentações de slides.

Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.

Dificuldades antecipadas: Compreensão debilitada do conteúdo da exposição oral sem a exibição concomitante das ferramentas de apoio (slides ou ou vídeo).

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.

Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em: <https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos que a aula será sobre slides para exposição oral. Você pode perguntar como esses slides costumam ser estruturados, com base em experiências prévias, esperando respostas como uso de tópicos, imagens e animações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Leia a pergunta para os alunos, provocando discussões sobre o que os alunos já sabem sobre esse tema que será explorado no slide seguinte.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Exiba o áudio do vídeo exposição oral, mencionada no slides, sem o vídeo, concomitantemente à “Sequência de slides”, presente em “materiais complementares” abaixo. O vídeo “Doenças veiculadas pela água” (6’53”), do projeto Lagoas Costeiras, está disponível no link: <https://www.youtube.com/watch?v=USu2rWUnoXw>. Acesso em: 12 nov. 2018. Caso você não tenha recursos tecnológicos à disposição na escola, pode ler algum texto sobre o mesmo assunto, como o disponível em “Materiais complementares”. A “Sequência de slides” pode servir de apoio à exposição oral presente no vídeo. Essa sequência foi feita com base no texto “Toda água poluída está contaminada”?, da Revista Recreio, também disponível em Materiais complementares. Os slides podem ser projetados em datashow ou impressos/transcritos para um flipchart, caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição. Nessa apresentação, você apenas passa os slides e os alunos leem o conteúdo enquanto escutam a exposição oral. Nessa primeira sequência, os slides são textualmente densos. Ao fazerem a leitura, os próprios alunos perceberão que slides textualmente densos podem deixar a apresentação tediosa, ou uma réplica da oralidade. Pergunte o que eles acham da organização das informações nos slides, se é uma boa opção para servir de suporte à exposição oral. A partir de discussões, espera-se que os estudantes cheguem à conclusão de que esse tipo de organização das informações em apresentação de slides pode tornar-se uma simples reprodução do oral, não alcançando o objetivo de servir de suporte para organização e ilustração da fala, por exemplo.
  • Observação: Sugere-se 15 minutos para esta etapa do desenvolvimento.

Materiais complementares:

Texto “Toda água poluída está contaminada?”: Fonte: Erica Mendes, Paula Baldassin e Victor Morais. Revista Recreio. 14 mar. 2018. Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/natureza/toda-agua-poluida-esta-contaminada-rio-sujeira-flora-fauna-mar-lixo-.phtml#.W71YcWhKjIU>. Acesso em: 9 out. 2018.

Sequência de slides..

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exponha o vídeo completo (áudio e imagens), disponível no link ttps://www.youtube.com/watch?v=USu2rWUnoXw, para verificar como os autores do vídeo organizaram de fato as informações na sequência de slides e animações. No vídeo da exposição oral, é organizada uma sequência de figuras e pequenos tópicos textuais sobre o tema da contaminação da água, bem diferente dos slides anteriores, textualmente densos. Pergunte o que eles acharam da organização das informações desses slides, se é uma boa opção para servir de suporte à exposição oral. Peça para eles falarem, também, sobre o que há de diferente entre os slides anteriores e os slides e animações utilizadas no vídeo, pergunte qual pode melhor servir de suporte para a exposição oral. A partir de discussões, espera-se que os estudantes cheguem à conclusão de que a apresentação do vídeo, mais sintética e imagética, foca na fala do expositor, tornando-a mais atrativa e promovendo às informações dos slides a função de suporte para a exposição oral.

Observação: caso a escola não possua recursos tecnológicos à disposição, você, professor, pode ler o mesmo texto do slide anterior, “Toda água poluída está contaminada?”, da Revista Recreio, disponível em “Materiais complementares” abaixo, e exibir, concomitantemente, a “Sequência suplementar de slides”, presente também em “materiais complementares”. A “Sequência suplementar de slides” foi feita justamente com base no texto “Toda água poluída está contaminada?”. Os slides podem ser transcritos para um flipchart, por exemplo. Nessa apresentação, novamente, você apenas passa os slides e os alunos leem o conteúdo. Nessa segunda sequência, ao contrário da anterior, os slides possuem apenas tópicos e imagens sobre o assunto. Provavelmente, os alunos sentirão falta de mais explicações, identificando que o conteúdo será veiculado pela oralidade. Pergunte o que eles acharam desses slides, se é uma boa opção para servir de suporte à exposição oral. Lembramos que essa é uma opção apenas para o caso de não haver recursos tecnológicos à disposição na escola.

Sugerem-se 15 minutos para esta etapa do desenvolvimento.

Materiais complementares (para o caso de não haver recursos tecnológicos):

Texto “Toda água poluída está contaminada?”: Fonte: Erica Mendes, Paula Baldassin e Victor Morais. Revista Recreio. 14 mar. 2018. Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/natureza/toda-agua-poluida-esta-contaminada-rio-sujeira-flora-fauna-mar-lixo-.phtml#.W71YcWhKjIU>. Acesso em: 9 out. 2018.

Sequência suplementar de slides..

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente a pergunta aos alunos por meio de projeção no datashow ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, escreva-a no quadro. Promova discussões sobre a resposta com os alunos. Espera-se que eles reflitam sobre a atividade realizada na aula, entendendo que, em exposições orais, o texto escrito se transforma em tópicos ou imagens para dar suporte à fala.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP41 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano