Material Complementar - Sequência 1
Sequência 1
Plano de Aula
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computadores ou notebooks para leitura e comparação de diferentes apresentações de slides.
Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.
Dificuldades antecipadas: Compreensão debilitada do conteúdo da exposição oral sem a exibição concomitante das ferramentas de apoio (slides ou ou vídeo).
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.
Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em: <https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Texto “Toda água poluída está contaminada?”: Fonte: Erica Mendes, Paula Baldassin e Victor Morais. Revista Recreio. 14 mar. 2018. Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/natureza/toda-agua-poluida-esta-contaminada-rio-sujeira-flora-fauna-mar-lixo-.phtml#.W71YcWhKjIU>. Acesso em: 9 out. 2018.
Sequência de slides..
Orientações:
Observação: caso a escola não possua recursos tecnológicos à disposição, você, professor, pode ler o mesmo texto do slide anterior, “Toda água poluída está contaminada?”, da Revista Recreio, disponível em “Materiais complementares” abaixo, e exibir, concomitantemente, a “Sequência suplementar de slides”, presente também em “materiais complementares”. A “Sequência suplementar de slides” foi feita justamente com base no texto “Toda água poluída está contaminada?”. Os slides podem ser transcritos para um flipchart, por exemplo. Nessa apresentação, novamente, você apenas passa os slides e os alunos leem o conteúdo. Nessa segunda sequência, ao contrário da anterior, os slides possuem apenas tópicos e imagens sobre o assunto. Provavelmente, os alunos sentirão falta de mais explicações, identificando que o conteúdo será veiculado pela oralidade. Pergunte o que eles acharam desses slides, se é uma boa opção para servir de suporte à exposição oral. Lembramos que essa é uma opção apenas para o caso de não haver recursos tecnológicos à disposição na escola.
Sugerem-se 15 minutos para esta etapa do desenvolvimento.
Materiais complementares (para o caso de não haver recursos tecnológicos):
Texto “Toda água poluída está contaminada?”: Fonte: Erica Mendes, Paula Baldassin e Victor Morais. Revista Recreio. 14 mar. 2018. Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/natureza/toda-agua-poluida-esta-contaminada-rio-sujeira-flora-fauna-mar-lixo-.phtml#.W71YcWhKjIU>. Acesso em: 9 out. 2018.
Sequência suplementar de slides..
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça a gravação somente do áudio do vídeo Doenças veiculadas pela água, disponível aqui. Você pode fazer isso usando o recurso de envio de áudio do WhatsApp. Envie, então, o áudio gravado junto com os slides disponíveis aqui, e peça (por áudio ou por escrito) para os alunos ouvirem o áudio e o acompanharem com os slides disponibilizados. Diga que as demais orientações serão enviadas por escrito, em uma pasta específica para esta atividade no Google Drive.
Desenvolvimento
Solicite, por escrito, que se organizem em duplas para responder às questões: 1. O que acharam da organização das informações nos slides, serviu bem como apoio para a exposição oral?; 2. Você acha que, organizada dessa forma, a exposição cumpriu seus objetivos? Por quê?; 3. O que poderia melhorar? Estabeleça um prazo e peça que respondam em um Google Doc e compartilhem na pasta do Google Drive já criada por você para esta atividade (caso não seja possível, pode ser por e-mail ou WhatsApp). A partir da interação entre os pares (mesmo online), espera-se que os estudantes cheguem à conclusão de que esse tipo de organização das informações em apresentação de slides pode tornar-se uma simples reprodução do oral, não alcançando o objetivo de servir de suporte para organização e ilustração da fala, por exemplo.
Fechamento
Depois que a última atividade for entregue por todos, envie os slides disponíveis aqui para que comparem: e estes slides, apoiam de forma mais satisfatória a Exposição Oral? Por quê? Estabeleça um prazo para resposta. Depois, faça uma compilação com o que você observou nas produções das duplas para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Envie também o link do vídeo completo para que assistam. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a conversar, em casa, sobre as doenças veiculadas pela água, o que sabem sobre isso e, caso queiram, podem assistir ao vídeo disponibilizado no plano.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Gerhardt
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Síntese de informações em slides de Exposição Oral
Finalidade da aula: Comparar apresentações de slides, a fim de verificar qual melhor se adapta como ferramenta de apoio para exposição oral.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Exposição Oral
Objeto(s) do conhecimento: Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP41
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computadores ou notebooks para leitura e comparação de diferentes apresentações de slides.
Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.
Dificuldades antecipadas: Compreensão debilitada do conteúdo da exposição oral sem a exibição concomitante das ferramentas de apoio (slides ou ou vídeo).
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.
Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em: <https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: