14721
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Conteúdo de Slides para Exposição Oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre uso de slides para exposição da fala

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Carine Gerhardt

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Gerhardt
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Conteúdo de Slides para Exposição Oral

Finalidade da aula: Perceber conteúdo de apresentação de slides como ferramenta suporte para fala de exposição oral

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Exposição Oral

Objeto(s) do conhecimento: Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais

Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP41

Sobre esta aula: Esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Computadores ou notebooks para leitura e comparação de diferentes apresentações de slides.

Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.

Dificuldades antecipadas: Compreensão debilitada do conteúdo da exposição oral sem a exibição concomitante das ferramentas de apoio (slides ou ou vídeo).

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.

Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.


Código: LPO6_05SQA07

(EF69LP41) Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas