14721
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Conteúdo de Slides para Exposição Oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre uso de slides para exposição da fala

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Carine Gerhardt

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio para sua turma pedindo que se organizem em duplas e assistam ao vídeo Vírus Zika, disponível aqui. Peça que prestem muita atenção na fala do apresentador e nas imagens que aparecem, buscando entender a relação entre imagens e fala (exposição oral sobre o Vírus Zika). Diga que as demais orientações serão enviadas por escrito, em uma pasta específica para essa atividade no Google Drive.

Desenvolvimento
Solicite, por escrito, que respondam às questões:
1. As imagens do vídeo reproduzem toda a fala do apresentador do assunto?
2. Qual é a relação entre as imagens e o que ele diz?
3. Em sua avaliação, as imagens ajudam ou atrapalham para deixar o assunto mais claro e interessante?
Peça que respondam em um Google Doc e compartilhem na pasta do Google Drive já criada por você para essa atividade (caso não seja possível, pode ser por e-mail ou WhatsApp). O fundamental neste plano é que descubram que as ferramentas utilizadas na apresentação de slides são suporte para a exposição oral e não uma simples reprodução da fala do orador. Busca-se também que eles identifiquem que essa organização é recomendada para apresentações de cunho científico, no campo das práticas de estudo e pesquisa.

Fechamento
Depois que a última atividade for entregue por todos, faça uma compilado com o que você observou nas produções das duplas para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.

Convite às famílias
Convide as famílias a conhecer o canal Nerdologia, no YouTube, do microbiologista Átila Iamarino, pois ele tem sido uma referência para explicar, de forma muito clara e didática, como age o Coronavírus e o que podemos fazer para nos prevenir.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_05SQA07

(EF69LP41) Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas