Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computadores ou notebooks para leitura e comparação de diferentes apresentações de slides.
Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.
Dificuldades antecipadas: Compreensão debilitada do conteúdo da exposição oral sem a exibição concomitante das ferramentas de apoio (slides ou ou vídeo).
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.
Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:
<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos alunos, dizendo que, neste momento, eles irão conhecer uma possibilidade de organização de conteúdos para apresentação de slides do gênero exposição oral.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Leia a pergunta para os alunos, provocando discussões sobre o que os alunos já sabem sobre esse tema que será explorado no slide seguinte. Eles podem dizer o que é o Virus Zika, falar sobre alguém, como algum conhecido, que já contraiu a doença etc.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
- Apresente o aúdio do vídeo “Vírus Zika” (6’56”) (https://www.youtube.com/watch?time_continue=134&v=pm3do0nEuuM), incialmente sem as imagens, para que os alunos apenas ouçam sobre o conteúdo. O áudio deve estar preparado na sala antes do início da aula, para evitar perda de tempo. Ele é apenas uma possibilidade de exploração do tema, você, professor, tem liberdade para escolher outras. O vídeo está disponível na página Scientific American Brasil (https://www2.uol.com.br/sciam/multimidia/), uma revista mundial de popularização da ciência, com versão em Língua Portuguesa para o Brasil. Se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, você, professor, pode ler um texto sobre o assunto ou outro assunto. Em “materiais complementares”, você encontra um link com acesso a uma possibilidade de texto.
- Pergunte o que perceberam sobre o que ouviram. Em grupos ou na turma inteira, os alunos discutem sobre o conteúdo ouvido. A partir dessa atividade, espera-se que eles sintam a necessidade de ter à disposição ao menos algum recurso visual, o que facilitaria o entendimento do conteúdo apresentado.
- Apresente agora o vídeo completo, com o áudio e as imagens. O vídeo completo também deve estar preparado para visualização pelos alunos em data show antes do início da aula. O vídeo apresenta uma exposição oral com base em sequência visual que será explorada pelos alunos. Este vídeo é apenas uma sugestão de exploração de ferramentas para exposição oral pelos alunos. Em “materiais complementares”, você encontra outra sugestão, com apresentação de slides que pode ser feita por você mesmo(a), professor(a). Se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, as informações desses slides podem ser impressas ou escritas à mão em uma apresentação de flip chart, por exemplo.
- Pergunte aos alunos o que perceberam em relação ou que viram ou ouviram. Em grupos ou na turma inteira, eles podem discutir sobre o assunto e sua relação com o oral e o visual presente na apresentação. Eles podem fazer anotações virtuais no Padlet (https://pt-br.padlet.com/). Neste link https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet, você encontra informações de como o programa gratuito funciona. Após as discussões, os grupos podem compartilhar suas respostas e dar “likes” ou fazer comentários nas discussões dos colegas. Para isso, cada grupo deve ter um computador ou tablet à disposição para manuseio do Padlet. É importante que, em qualquer um dos meios utilizados, tecnológicos ou não, seja explorado com os alunos a importância da síntese das informações e uso de imagens nos slides ou páginas do flip chart, pois eles servem apenas como suporte da exposição oral e não como uma reprodução.
Materiais complementares: Para o caso de não haver recursos tecnológicos.
Nesta refereência, você encontra um texto para ler aos alunos: Fernanda Lancellotti. Revista Recreio. 25 mar. 2018. Disponível em: http://recreio.uol.com.br/noticias/natureza/o-que-cada-vitamina-faz-no-corpo-alimentos-frutas-verduras-organismo.phtml#.W7ztkmhKjIW. Acesso em: 09 out. 2018.
Aqui, você encontra uma apresentação de slides que pode ser utilizada para análise em exposição oral.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça para os alunos responderem coletivamente à questão do slide, que pode ser projetada pelo data show ou escrita no quadro, caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição. É importante que eles identifiquem que os slides são apenas suporte para a exposição oral, em que seu conteúdo é selecionado e organizado sinteticamente. Os slides devem conter tópicos sintetizados ou imagens que ajudam a organizar ou a sintetizar a fala do orador. Este é o ponto-chave desta aula: espera-se que os alunos descubram que as ferramentas utilizadas na apresentação de slides são suporte para a exposição oral e não uma simples reprodução da fala do orador. Também, busca-se que eles identifiquem que essa organização é recomendada para apresentações de cunho científico, no campo das práticas de estudo e pesquisa.