Texto para impressão - Pedro Malasartes
Pedro Malasartes
Plano de Aula
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Tablets, celulares, Data show e computador.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).
Dificuldades antecipadas: Diferenciar informações adequadas e inadequadas em hipertextos didáticos.
Referências sobre o assunto:
COSTA VAL, Maria da Graça. Texto, textualidade e textualização. IN: CECCANTINI, J.L. Tápias; PEREIRA, Rony F.; ZANCHETTA JR., Juvenal. Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Língua Portuguesa. v. 1. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2004. Coerência textual, 10ª ed., São Paulo: Contexto, 1988.
KOCH, Ingedore; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.
Hipertexto, intertexto e a prática da leitura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EszFbphcfk8>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Como Usar o GOOGLE DRIVE e Salvar Arquivos na NUVEM. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=M1UQOTH5sZE>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares: O texto, em sua versão modificada, por ser encontrado aqui. Para saber mais sobre o uso do Google Drive e de suas ferramentas, clique aqui.
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Materiais complementares: O texto, em sua versão original, por ser encontrado aqui.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos o link do texto disponível aqui para que leiam. Envie, por escrito ou por áudio, a instrução para que se organizem em duplas e respondam às seguintes perguntas em relação ao texto lido:
1. O material lido é um bom exemplo de hipertexto didático? Por quê?
2. Na sua opinião, os links presentes no texto parecem adequados aos fins didáticos do material (informar e instruir)?
3. Quais links parecem necessários? Quais parecem inadequados?
Estabeleça um prazo para a entrega do texto linkado e peça que compartilhem com todos via Google Drive (ou outro meio acessível a todos).
Desenvolvimento
Após o retorno dos alunos, comente cada trabalho com as orientações e os destaques necessários. Envie um novo áudio pedindo agora que as duplas façam uma escolha de quais links devem permanecer e quais devem ficar no texto, justificando cada escolha, no mesmo Google Doc das respostas anteriores, compartilhado no Google Drive. Estabeleça um prazo para entrega.
Fechamento
Realizada a última atividade, faça um levantamento das escolhas dos alunos e organize uma tabela com as respostas apresentando os links mais votados para permanecer e os mais votados para serem retirados. Compartilhe essa tabela e o texto original, disponível aqui, com seus alunos. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e faça a escolha dos links que devem permanecer e dos links que devem sair ao vivo, com os alunos, de modo que haja mais interação nessa atividade e eles possam exercitar a argumentação para defender seus pontos de vista.
Convite às famílias
As famílias podem ler o texto disponibilizado neste Plano e buscar histórias dos personagens citados (Pedro Malasartes, Nasrudin, Peer Gynt, João Grilo etc.), pois são muito divertidas. Depois, podem compartilhar os textos que encontraram com a turma, na mesma pasta criada no Google Drive para o exercício deste plano.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maurício Gomes
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Revisando textos didáticos hipertextualizados
Finalidade da aula: Revisar textos didáticos hipertextualizados, a fim de remover informações desnecessárias.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto didático/Exposição oral
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional e estilo. Gêneros de divulgação científica. Textualização.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP42 / EF67LP26
Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Tablets, celulares, Data show e computador.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).
Dificuldades antecipadas: Diferenciar informações adequadas e inadequadas em hipertextos didáticos.
Referências sobre o assunto:
COSTA VAL, Maria da Graça. Texto, textualidade e textualização. IN: CECCANTINI, J.L. Tápias; PEREIRA, Rony F.; ZANCHETTA JR., Juvenal. Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Língua Portuguesa. v. 1. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2004. Coerência textual, 10ª ed., São Paulo: Contexto, 1988.
KOCH, Ingedore; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.
Hipertexto, intertexto e a prática da leitura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EszFbphcfk8>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Como Usar o GOOGLE DRIVE e Salvar Arquivos na NUVEM. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=M1UQOTH5sZE>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: