14720
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Revisando textos didáticos hipertextualizados

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre textos didáticos hipertextualizados

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maurício dos Santos Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Tablets, celulares, Data show e computador.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: Diferenciar informações adequadas e inadequadas em hipertextos didáticos.

Referências sobre o assunto:

COSTA VAL, Maria da Graça. Texto, textualidade e textualização. IN: CECCANTINI, J.L. Tápias; PEREIRA, Rony F.; ZANCHETTA JR., Juvenal. Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Língua Portuguesa. v. 1. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2004. Coerência textual, 10ª ed., São Paulo: Contexto, 1988.

KOCH, Ingedore; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.

Hipertexto, intertexto e a prática da leitura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EszFbphcfk8>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Como Usar o GOOGLE DRIVE e Salvar Arquivos na NUVEM. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=M1UQOTH5sZE>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula com a pergunta acima. Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome notas das respostas apresentadas pela turma. A pergunta tem por objetivo mobilizar os alunos e alunas diante do tema a ser debatido na aula: a adequação ou não de certos links em textos didáticos hipertextualizados.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para esta atividade, recomenda-se o uso do Google Drive. Antes da aula, divida a turma em pequenos grupos e os auxilie a criar um email. Anote os emails de cada grupo, eles serão parte fundamental da tarefa a seguir. Na sequência, através do Google Drive, compartilhe com cada grupo uma cópia do texto acima, retirado do site Britannica Escola. O acesso à internet e a dispositivos digitais (celulares, tablets ou computadores) é um requisito obrigatório para este plano, tendo em vista as habilidades e serem desenvolvidas durante a aula.
  • Já na aula, solicite aos grupos que, através de seus e-mails, acessem o texto compartilhado no Drive.
  • Informe à turma que o texto foi retirado da seção “Obras, personagens e gêneros literários”. Permita que os alunos e alunas acessem o texto em dispositivos digitais (celulares, tablets ou computadores).
  • Solicite a leitura silenciosa do texto, permitindo que os grupos acessem os diversos links que o integram.
  • Após a leitura, indague a turma: o material lido é um bom exemplo de hipertexto didático? Por quê? Na sua opinião, os links presentes no texto parecem adequados aos fins didáticos do material (informar e instruir)? Tome nota no quadro das respostas apresentadas. Espera-se que a turma perceba a presença excessiva e inadequada de vários links do texto lido.

Materiais complementares: O texto, em sua versão modificada, por ser encontrado aqui. Para saber mais sobre o uso do Google Drive e de suas ferramentas, clique aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para esta atividade, recomenda-se o uso do Google Drive. Antes da aula, divida a turma em pequenos grupos e os auxilie a criar um email. Anote os emails de cada grupo, eles serão parte fundamental da tarefa a seguir. Na sequência, através do Google Drive, compartilhe com cada grupo uma cópia do texto acima, retirado do site Britannica Escola. O acesso à internet e a dispositivos digitais (celulares, tablets ou computadores) é um requisito obrigatório para este plano, tendo em vista as habilidades e serem desenvolvidas durante a aula.
  • Já na aula, solicite aos grupos que, através de seus e-mails, acessem o texto compartilhado no Drive.
  • Informe à turma que o texto foi retirado da seção “Obras, personagens e gêneros literários”. Permita que os alunos e alunas acessem o texto em dispositivos digitais (celulares, tablets ou computadores).
  • Solicite a leitura silenciosa do texto, permitindo que os grupos acessem os diversos links que o integram.
  • Após a leitura, indague a turma: o material lido é um bom exemplo de hipertexto didático? Por quê? Na sua opinião, os links presentes no texto parecem adequados aos fins didáticos do material (informar e instruir)? Tome nota no quadro das respostas apresentadas. Espera-se que a turma perceba a presença excessiva e inadequada de vários links do texto lido.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Peça aos grupos que, após a análise do hipertexto, discutam sobre os links que o compõem: quais links parecem necessários? Quais parecem inadequados? Solicite aos grupos que analisem a adequação ou não de cada link tendo em vista a finalidade (informar e instruir) e os requisitos (confiabilidade, articulação entre as partes, destaque de palavras-chave, articulação entre textos verbais e não-verbais) de um bom hipertexto didático. Por fim, peça aos grupos que tomem nota dos links que julgam necessários e dos que parecem inadequados. Indique a necessidade de justificar cada escolha.
  • O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 15 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos grupos que compartilhem suas escolhas. Proponha rodadas de escolha e justificativa: todos os grupos falam sobre o primeiro link, depois sobre o segundo e assim por diante. Ao final de cada rodada, sempre que a turma julgar necessário, remova o link inadequado (a opção “remover link” aparecerá logo após o primeiro click sobre a palavra em destaque). Solicite justificativas também para os links considerados necessários. Mantenha o processo até que todos os links tenham sido debatidos.
  • Por fim, pergunte à turma: após a revisão dos links, o hipertexto tornou-se mais adequado a suas finalidades didáticas? Por quê? No quadro, tome nota das respostas apresentadas.
  • O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 15 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma a versão original do texto. Instigue os alunos e alunas a compararem sua escolhas as do texto original.
  • Indague a turma: tendo em vista os objetivos de um hipertexto didático, o texto original apresenta um número satisfatório de links? Que links poderiam ou deveriam ser acrescentados ao texto? Por quê?
  • O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 5 minutos.

Materiais complementares: O texto, em sua versão original, por ser encontrado aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • A fim de sistematizar o que foi desenvolvido nesta aula, proponha à turma a questão acima. Espera-se que a turma perceba o quanto a presença excessiva de links em textos didáticos hipertextualizados pode comprometer a leitura, prejudicando assim a finalidade comunicativa do gênero: informar e instruir.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Tablets, celulares, Data show e computador.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: Diferenciar informações adequadas e inadequadas em hipertextos didáticos.

Referências sobre o assunto:

COSTA VAL, Maria da Graça. Texto, textualidade e textualização. IN: CECCANTINI, J.L. Tápias; PEREIRA, Rony F.; ZANCHETTA JR., Juvenal. Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Língua Portuguesa. v. 1. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2004. Coerência textual, 10ª ed., São Paulo: Contexto, 1988.

KOCH, Ingedore; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.

Hipertexto, intertexto e a prática da leitura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EszFbphcfk8>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Como Usar o GOOGLE DRIVE e Salvar Arquivos na NUVEM. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=M1UQOTH5sZE>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula com a pergunta acima. Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome notas das respostas apresentadas pela turma. A pergunta tem por objetivo mobilizar os alunos e alunas diante do tema a ser debatido na aula: a adequação ou não de certos links em textos didáticos hipertextualizados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para esta atividade, recomenda-se o uso do Google Drive. Antes da aula, divida a turma em pequenos grupos e os auxilie a criar um email. Anote os emails de cada grupo, eles serão parte fundamental da tarefa a seguir. Na sequência, através do Google Drive, compartilhe com cada grupo uma cópia do texto acima, retirado do site Britannica Escola. O acesso à internet e a dispositivos digitais (celulares, tablets ou computadores) é um requisito obrigatório para este plano, tendo em vista as habilidades e serem desenvolvidas durante a aula.
  • Já na aula, solicite aos grupos que, através de seus e-mails, acessem o texto compartilhado no Drive.
  • Informe à turma que o texto foi retirado da seção “Obras, personagens e gêneros literários”. Permita que os alunos e alunas acessem o texto em dispositivos digitais (celulares, tablets ou computadores).
  • Solicite a leitura silenciosa do texto, permitindo que os grupos acessem os diversos links que o integram.
  • Após a leitura, indague a turma: o material lido é um bom exemplo de hipertexto didático? Por quê? Na sua opinião, os links presentes no texto parecem adequados aos fins didáticos do material (informar e instruir)? Tome nota no quadro das respostas apresentadas. Espera-se que a turma perceba a presença excessiva e inadequada de vários links do texto lido.

Materiais complementares: O texto, em sua versão modificada, por ser encontrado aqui. Para saber mais sobre o uso do Google Drive e de suas ferramentas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para esta atividade, recomenda-se o uso do Google Drive. Antes da aula, divida a turma em pequenos grupos e os auxilie a criar um email. Anote os emails de cada grupo, eles serão parte fundamental da tarefa a seguir. Na sequência, através do Google Drive, compartilhe com cada grupo uma cópia do texto acima, retirado do site Britannica Escola. O acesso à internet e a dispositivos digitais (celulares, tablets ou computadores) é um requisito obrigatório para este plano, tendo em vista as habilidades e serem desenvolvidas durante a aula.
  • Já na aula, solicite aos grupos que, através de seus e-mails, acessem o texto compartilhado no Drive.
  • Informe à turma que o texto foi retirado da seção “Obras, personagens e gêneros literários”. Permita que os alunos e alunas acessem o texto em dispositivos digitais (celulares, tablets ou computadores).
  • Solicite a leitura silenciosa do texto, permitindo que os grupos acessem os diversos links que o integram.
  • Após a leitura, indague a turma: o material lido é um bom exemplo de hipertexto didático? Por quê? Na sua opinião, os links presentes no texto parecem adequados aos fins didáticos do material (informar e instruir)? Tome nota no quadro das respostas apresentadas. Espera-se que a turma perceba a presença excessiva e inadequada de vários links do texto lido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Peça aos grupos que, após a análise do hipertexto, discutam sobre os links que o compõem: quais links parecem necessários? Quais parecem inadequados? Solicite aos grupos que analisem a adequação ou não de cada link tendo em vista a finalidade (informar e instruir) e os requisitos (confiabilidade, articulação entre as partes, destaque de palavras-chave, articulação entre textos verbais e não-verbais) de um bom hipertexto didático. Por fim, peça aos grupos que tomem nota dos links que julgam necessários e dos que parecem inadequados. Indique a necessidade de justificar cada escolha.
  • O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 15 minutos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos grupos que compartilhem suas escolhas. Proponha rodadas de escolha e justificativa: todos os grupos falam sobre o primeiro link, depois sobre o segundo e assim por diante. Ao final de cada rodada, sempre que a turma julgar necessário, remova o link inadequado (a opção “remover link” aparecerá logo após o primeiro click sobre a palavra em destaque). Solicite justificativas também para os links considerados necessários. Mantenha o processo até que todos os links tenham sido debatidos.
  • Por fim, pergunte à turma: após a revisão dos links, o hipertexto tornou-se mais adequado a suas finalidades didáticas? Por quê? No quadro, tome nota das respostas apresentadas.
  • O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 15 minutos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma a versão original do texto. Instigue os alunos e alunas a compararem sua escolhas as do texto original.
  • Indague a turma: tendo em vista os objetivos de um hipertexto didático, o texto original apresenta um número satisfatório de links? Que links poderiam ou deveriam ser acrescentados ao texto? Por quê?
  • O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 5 minutos.

Materiais complementares: O texto, em sua versão original, por ser encontrado aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • A fim de sistematizar o que foi desenvolvido nesta aula, proponha à turma a questão acima. Espera-se que a turma perceba o quanto a presença excessiva de links em textos didáticos hipertextualizados pode comprometer a leitura, prejudicando assim a finalidade comunicativa do gênero: informar e instruir.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP26 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP42 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano