14719
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Do texto didático ao hipertexto: construindo links

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre textos didáticos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maurício dos Santos Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos o link do texto disponível aqui para que leiam. Por áudio, solicite que formem duplas e escolham duas palavras-chave no texto lido. Em seguida, solicite que busquem páginas, vídeos, textos ou imagens que possam ilustrar as palavras escolhidas. Por fim, utilizando as ferramentas do Google Drive, peça aos grupos que articulem os materiais encontrados às palavras destacadas por meio de links (mais orientações no Plano). Estabeleça um prazo para a entrega do texto linkado e peça que compartilhem com todos via Google Drive.

Desenvolvimento
Após o retorno dos alunos, peça que todos visitem os textos dos colegas e avaliem a inserção dos links de acordo com o seguinte roteiro de perguntas (organize para que cada dupla avalie ao menos o texto de uma outra dupla, de forma a não deixar ninguém de fora):
     1. O texto ficou mais informativo e instrutivo após a inserção dos links? Por quê?
     2. Os links parecem adequados ao tema do texto? Por quê?
     3. Os links remetem a textos de outras linguagens que não a verbal (imagens, vídeos, áudios etc.)?
     4. As informações acrescentadas ao texto principal são de fontes confiáveis?
     5. Resuma suas reflexões acima em 4 tópicos: o que faz um bom link?

Combine um prazo para entrega e peça que compartilhem as respostas na mesma pasta do Google Drive.

Fechamento
Após as entregas, envie para os alunos comentários sobre suas produções, destacando o que achar necessário dentro do foco desta aula. Verifique se compreenderam o papel de um hiperlink em um texto didático online. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e interaja com sua turma seguindo o passo a passo do Fechamento do Plano.

Convite às famílias
As famílias podem aprender junto com o aluno a criar links em textos do Google Drive. Poderiam criar um texto informativo contando sobre algum conhecimento específico que alguém da família tenha sobre algum assunto, que pode estar vinculado às profissões dos familiares ou a alguma habilidade artística, cuidado com plantas e animais, ou vinculado à esportes, lazer, literatura etc. Sugira que escrevam e criem juntos um pequeno texto familiar com hiperlinks e compartilhem com a turma na mesma pasta criada no Google Drive para o exercício deste plano.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_04SQA05

(EF67LP26) Reconhecer a estrutura de hipertexto em textos de divulgação científica e proceder à remissão a conceitos e relações por meio de notas de rodapés ou boxes.

(EF69LP42) Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas