14718
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Texto didático e hipertextualização: descobrindo regularidades

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre texto didático e hipertextualização

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Müller

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos o link Animais Lendários, disponível nos Materiais do Plano. Por áudio, solicite aos alunos e alunas que, durante a leitura, produzam um roteiro contendo suas escolhas ao longo da pesquisa: em que links clicaram, onde interromperam a leitura, quando acessaram as imagens etc. Estabeleça um prazo para a entrega do roteiro e peça que compartilhem pelos canais já combinados por vocês (sugestão: Google Drive).

Desenvolvimento
Após o retorno dos alunos, peça que todos visitem os roteiros dos colegas para verificar as diferenças e semelhanças nos percursos. Envie, por escrito, as seguintes questões (todas têm sugestões de respostas no Plano):
     1. Por que há diferenças entre os roteiros de leitura?
     2. Houve mais variação nos pontos de partida ou nos pontos de chegada? Por que isso ocorre?
     3. Esse movimento seria possível em um livro impresso?
     4. Por que alguns termos apresentam links e outros não?
     5. No que o hipertexto lido se parece com um texto didático impresso? No que se diferencia?

Combine um prazo de entrega e peça que compartilhem as respostas na mesma pasta do Google Drive (ou pelos meios mais acessíveis para vocês).

Fechamento
Após as entregas, envie para os alunos comentários sobre suas produções, destacando o que achar necessário dentro do foco desta aula. Verifique se compreenderam o papel de um hipertexto e suas características, e alimente-os com as informações contidas nas Orientações do Plano. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e interaja com sua turma seguindo o passo a passo do Fechamento do Plano.

Convite às famílias
As famílias podem acessar a mesma página proposta neste plano e explorar as informações sobre os diversos animais lendários ali disponíveis, assunto que sempre desperta bastante curiosidade em todos. Peça que escolham o animal de que mais gostaram ou que mais chamou a atenção e compartilhem no grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_04SQA04

(EF67LP26) Reconhecer a estrutura de hipertexto em textos de divulgação científica e proceder à remissão a conceitos e relações por meio de notas de rodapés ou boxes.

(EF69LP42) Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas