14718
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Texto didático e hipertextualização: descobrindo regularidades

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre texto didático e hipertextualização

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Müller

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Tablets, celulares, Data show e computador.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: Aceitar maneiras distintas, propostas por colegas, de transitar pelo hipertexto didático.

Referências sobre o assunto:

COSTA VAL, Maria da Graça. Texto, textualidade e textualização. IN: CECCANTINI, J.L. Tápias; PEREIRA, Rony F.; ZANCHETTA JR., Juvenal. Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Língua Portuguesa. v. 1. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2004.

KOCH, Ingedore; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.

Hipertexto, intertexto e a prática da leitura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EszFbphcfk8>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. Incentive alunos e alunas a expressarem livremente suas ideias a respeito das diferentes formas de ler. Em meio às respostas, instigue a turma com exemplos de gêneros e suportes variados: lemos um poema como lemos as legendas de um filme? Faz diferença ler nas páginas de um livro ou na tela de um computador? Tenha em mente que essas perguntas têm por objetivo aproximar a turma da tarefa que será realizada a seguir.
  • No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos e alunas se já ouviram falar em hipertexto. Caso a resposta seja positiva, solicite exemplos. Caso a resposta seja negativa, instigue a turma a observar a própria palavra: o que significa a palavra “texto”? E o prefixo “hiper”? A partir dessas definições, o que a palavra “hipertexto” sugere? Nesse momento, explore a intuição linguística da turma, evitando consultas aos dicionários.
  • No quadro, tome nota das respostas apresentadas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 37 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos e alunas que os textos apresentados a seguir, “Animais lendários” (Britannica Escola), são textos didáticos produzidos para a leitura em ambientes digitais. Antes da leitura, apresente à turma o portal Britannica Escola: trata-se de um site reconhecido pelo Ministério da Educação em que estudantes podem encontrar materiais didáticos diversos a respeito dos mais variados temas e disciplinas. Antes de realizar este plano, é fundamental verificar as condições de acesso à internet fornecidas pela escola, assim como o número de dispositivos (computadores, tablets, celulares) disponíveis à turma. A disposição da turma para a realização da atividade a seguir dependerá dessas condições, sendo preferível a leitura individual ou em pequenos grupos.
  • Solicite aos alunos e alunas que, durante a leitura, produzam um roteiro contendo suas escolhas ao longo da pesquisa: em que links clicaram, onde interromperam a leitura, quando acessaram as imagens etc. Junto a isso, solicite que tomem nota das informações que julgarem mais relevantes durante esse processo. Informe à turma que não há ordem pré-estabelecida para as buscas: os textos e links podem ser explorados de acordo com os interesses de cada estudante.
  • Solicite a leitura dos textos.
  • O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.

Materiais complementares: Você pode acessar os materiais do site Britannica Escola (“Animais lendários”) aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite à turma que compartilhe seus roteiros e informações. Espera-se que haja diferenças significativas quanto aos “caminhos” percorridos por cada estudante ou grupo. Aproveite essa variação para perguntar à turma: por que há diferenças entre os roteiros de leitura? Por que as informações destacadas variaram em cada busca? No geral, as leitura começaram por onde? E aonde foram parar? Houve mais variação nos pontos de partida ou nos pontos de chegada? Por que isso ocorre? Esse movimento seria possível em um livro impresso? No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Espera-se que a turma perceba o quanto a interatividade pressuposta no hipertexto, típica dos ambientes digitais, atua sobre os modos de leitura: embora possa haver regularidades mais evidentes no início das buscas, os caminhos tomados a seguir dependem dos interesses e das necessidades de quem faz a pesquisa.
  • Retome os textos do site. Indague a turma: por que alguns termos apresentam links e outros não? Alguns textos parecem se destacar mais do que outros? Os textos verbais relacionam-se bem aos não-verbais? A posição em que os textos se encontram faz diferença durante a leitura? No que o hipertexto lido se parece com um texto didático impresso? No que se diferencia? No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Espera-se que a turma perceba certas semelhanças entre o hipertexto e o texto didático, como a presença de palavras-chave (as quais são atribuídas links), de textos centrais apoiados por textos auxiliares (imagens, legendas, definições) e o estabelecimento de relações multissemióticas (textos, imagens, vídeos etc.). Além disso, é importante que a turma reconheça a coerência do hipertexto, isto é, a fotografia de um cachorro não ficaria bem como ilustração de uma fênix, por exemplo. Tampouco as imagens podem vir antes do título, ou as legendas muito antes das imagens.
  • O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 15 minutos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • De modo a sistematizar o que foi desenvolvido ao longo da aula, proponha à turma que complete a frase acima. Você também pode retomar as hipóteses levantadas após a pergunta do slide 3. No quadro, tome notas respostas. Sempre que julgar necessário, auxilie a turma na construção do conceito, apresentando questões que favoreçam o reconhecimento de traços típicos da hipertextualização, tais como: onde costumamos encontrar hipertextos? O hipertexto é feito de quantos textos? No hipertexto, só pode texto escrito? Tem jeito certo de ler o hipertexto? E jeito errado? O que é destacado no hipertexto?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Tablets, celulares, Data show e computador.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: Aceitar maneiras distintas, propostas por colegas, de transitar pelo hipertexto didático.

Referências sobre o assunto:

COSTA VAL, Maria da Graça. Texto, textualidade e textualização. IN: CECCANTINI, J.L. Tápias; PEREIRA, Rony F.; ZANCHETTA JR., Juvenal. Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Língua Portuguesa. v. 1. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2004.

KOCH, Ingedore; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.

Hipertexto, intertexto e a prática da leitura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EszFbphcfk8>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. Incentive alunos e alunas a expressarem livremente suas ideias a respeito das diferentes formas de ler. Em meio às respostas, instigue a turma com exemplos de gêneros e suportes variados: lemos um poema como lemos as legendas de um filme? Faz diferença ler nas páginas de um livro ou na tela de um computador? Tenha em mente que essas perguntas têm por objetivo aproximar a turma da tarefa que será realizada a seguir.
  • No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos e alunas se já ouviram falar em hipertexto. Caso a resposta seja positiva, solicite exemplos. Caso a resposta seja negativa, instigue a turma a observar a própria palavra: o que significa a palavra “texto”? E o prefixo “hiper”? A partir dessas definições, o que a palavra “hipertexto” sugere? Nesse momento, explore a intuição linguística da turma, evitando consultas aos dicionários.
  • No quadro, tome nota das respostas apresentadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 37 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos e alunas que os textos apresentados a seguir, “Animais lendários” (Britannica Escola), são textos didáticos produzidos para a leitura em ambientes digitais. Antes da leitura, apresente à turma o portal Britannica Escola: trata-se de um site reconhecido pelo Ministério da Educação em que estudantes podem encontrar materiais didáticos diversos a respeito dos mais variados temas e disciplinas. Antes de realizar este plano, é fundamental verificar as condições de acesso à internet fornecidas pela escola, assim como o número de dispositivos (computadores, tablets, celulares) disponíveis à turma. A disposição da turma para a realização da atividade a seguir dependerá dessas condições, sendo preferível a leitura individual ou em pequenos grupos.
  • Solicite aos alunos e alunas que, durante a leitura, produzam um roteiro contendo suas escolhas ao longo da pesquisa: em que links clicaram, onde interromperam a leitura, quando acessaram as imagens etc. Junto a isso, solicite que tomem nota das informações que julgarem mais relevantes durante esse processo. Informe à turma que não há ordem pré-estabelecida para as buscas: os textos e links podem ser explorados de acordo com os interesses de cada estudante.
  • Solicite a leitura dos textos.
  • O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.

Materiais complementares: Você pode acessar os materiais do site Britannica Escola (“Animais lendários”) aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite à turma que compartilhe seus roteiros e informações. Espera-se que haja diferenças significativas quanto aos “caminhos” percorridos por cada estudante ou grupo. Aproveite essa variação para perguntar à turma: por que há diferenças entre os roteiros de leitura? Por que as informações destacadas variaram em cada busca? No geral, as leitura começaram por onde? E aonde foram parar? Houve mais variação nos pontos de partida ou nos pontos de chegada? Por que isso ocorre? Esse movimento seria possível em um livro impresso? No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Espera-se que a turma perceba o quanto a interatividade pressuposta no hipertexto, típica dos ambientes digitais, atua sobre os modos de leitura: embora possa haver regularidades mais evidentes no início das buscas, os caminhos tomados a seguir dependem dos interesses e das necessidades de quem faz a pesquisa.
  • Retome os textos do site. Indague a turma: por que alguns termos apresentam links e outros não? Alguns textos parecem se destacar mais do que outros? Os textos verbais relacionam-se bem aos não-verbais? A posição em que os textos se encontram faz diferença durante a leitura? No que o hipertexto lido se parece com um texto didático impresso? No que se diferencia? No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Espera-se que a turma perceba certas semelhanças entre o hipertexto e o texto didático, como a presença de palavras-chave (as quais são atribuídas links), de textos centrais apoiados por textos auxiliares (imagens, legendas, definições) e o estabelecimento de relações multissemióticas (textos, imagens, vídeos etc.). Além disso, é importante que a turma reconheça a coerência do hipertexto, isto é, a fotografia de um cachorro não ficaria bem como ilustração de uma fênix, por exemplo. Tampouco as imagens podem vir antes do título, ou as legendas muito antes das imagens.
  • O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 15 minutos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • De modo a sistematizar o que foi desenvolvido ao longo da aula, proponha à turma que complete a frase acima. Você também pode retomar as hipóteses levantadas após a pergunta do slide 3. No quadro, tome notas respostas. Sempre que julgar necessário, auxilie a turma na construção do conceito, apresentando questões que favoreçam o reconhecimento de traços típicos da hipertextualização, tais como: onde costumamos encontrar hipertextos? O hipertexto é feito de quantos textos? No hipertexto, só pode texto escrito? Tem jeito certo de ler o hipertexto? E jeito errado? O que é destacado no hipertexto?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP26 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP42 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano