9968
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Números decimais no quadro de ordens II

Plano de aula de matemática com atividades para 5 do Fundamental sobre identificar frações maiores e menores que a unidade através da representação geométrica.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cátia do Vale dos Santos Mendes,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_05NUM04

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal, Discussão das soluções e Encerramento

Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” e solicite respostas em formato de texto ou áudio.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os problemas presentes nesta atividade e solicite que tentem resolvê-los. Você pode enviar as imagens dos slides ou enviar o documento com as atividades, você o encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/REAkpZE2UURs5EPy9y5UJxJADmwUACvk7cTetetXrd23TjwJAtGBap78THRP/ativaula-mat5-05num04.pdf. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão dos problemas. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundi-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, você pode gravar um vídeo mostrando os slides e refletindo as soluções propostas. Para tornar a resolução um pouco mais real você pode de fato filmar a divisão de barras de chocolate.

Encerramento
Professor(a), solicite que os estudantes escrevam, com suas palavras, o que compreenderam sobre a representação de frações maiores que a unidade. Compartilhe com os alunos o slide presente nesta etapa do plano de aula e peça que eles ilustrem um exemplo.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Solicite que os alunos reproduzam o quadro de ordem em seus cadernos e então indiquem nele a altura mencionada.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos joguem “Bolha Matemática” com seus familiares, o jogo pode ser acessado em https://www.digipuzzle.net/minigames/bubble/bubble_fractions.htm?language=portuguese&linkback=../../pt/jogoseducativos/matematica-fracoes/index.htm. Eles podem realizar uma competição para ver quem consegue atingir a maior quantidade de pontos.

Sugestão Enviada Por: Martins Barbosa


Código: MAT5_05NUM04

(EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas