9968
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Números decimais no quadro de ordens II

Plano de aula de matemática com atividades para 5 do Fundamental sobre identificar frações maiores e menores que a unidade através da representação geométrica.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cátia do Vale dos Santos Mendes,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cátia do Vale dos Santos Mendes

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA03 - Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

Objetivos específicos

Identificar frações maiores e menores que a unidade através da representação geométrica.

Conceito-chave

Frações maiores e menores que a unidade representadas em figuras geométricas.

Recursos necessários

  • Caderno,
  • atividade impressa,
  • lápis de cor,
  • lápis de escrever,
  • régua,
  • borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apenas leia o objetivo para a turma, ressaltando a importância da colaboração dos alunos para atingir as metas estabelecidas para a aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Antes de iniciar os questionamentos, é necessário lembrar aos alunos que fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Para tanto, é formada por um numerador e um denominador que variam de acordo com o que se representa.

Propósito: Retomar o conceito de representação fracionária por meio de figuras geométricas.

Discuta com a turma:

  • Em quantas partes o retângulo foi dividido?
  • Quantas partes estão pintadas?
  • O que o denominador de uma fração representa? Em que parte da fração ele se localiza?
  • O que o numerador de uma fração representa? Em que parte da fração ele se localiza?
  • Qual o denominador correspondente à imagem apresentada? E qual o numerador?
  • Como lemos a fração que representa esta figura?
  • Se fossem coloridas cinco partes da figura, que fração representaria?
  • E se fossem coloridas todas as partes, que fração representaria?
  • O que acontece com a fração quando pintamos todas as partes da figura?
  • Que fração corresponde à parte que está sem pintar?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Lembrar aos alunos que o total de partes que o chocolate possui irá compor o denominador da fração, pois ele representa o total de partes em que o inteiro foi dividido. O numerador será a quantidade de partes que cada uma receberá. A maneira como ele irá repartir o chocolate entre as meninas não influenciará na resposta. Desta forma, poderão surgir várias formas de representação fracionária para a quantidade que as meninas receberão, sendo todas elas frações menores que o inteiro.

Propósito: Identificar frações menores que a unidade por meio da representação geométrica

Discuta com a turma:

  • Quantos pedaços tem a barra de chocolate? Qual deverá ser o denominador das frações? Por quê?
  • Como você pode fazer para dividir a barra igualmente entre as três meninas?
  • Quantos pedaços receberá cada menina?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Relembrar aos alunos que o total de partes que o chocolate possui irá compor o denominador da fração. O numerador será a quantidade de partes que cada uma receberá. Assim, o que sofre mudanças é a representação do que foi distribuído, pois independente de quantas partes cada uma receba, o número de pedaços que cada chocolate possui não será alterado.

Propósito: Identificar frações maiores que a unidade através da representação geométrica.

Discuta com a turma:

  • Quantos pedaços tem cada chocolate?
  • O que uma fração representa?
  • Qual deverá ser o denominador das frações? Por quê?
  • Como você pode fazer para dividir as barras igualmente entre as três meninas?
  • Cada uma das meninas receberá, mais ou menos de uma barra?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Deixar os alunos a vontade para realizar a divisão da maneira que acharem melhor. Pode ser dividindo pedacinho por pedacinho, pode ser dividindo o total de partes pela quantidade de meninas ou de outras formas que encontrarem. Apenas lembre aos alunos que devem formar uma fração com a quantidade de pedaços ou partes que cada menina irá receber em relação ao total de pedaços ou partes da barrinha de chocolate. Assim, podem aparecer frações equivalentes como 4/12 e ?.

Propósito: Identificar frações menores que a unidade, a partir de divisões com representação geométrica de um inteiro.

Discuta com a turma:

  • Quantos pedaços tem cada chocolate?
  • Como você descobriu quantos pedaços cada menina recebeu?
  • Que fração representa a quantidade de pedaços que cada menina recebeu?
  • Quantas partes tem esta barrinha de chocolate?
  • Quantas partes cada menina receberá?
  • Que fração corresponde à quantidade de partes que cada menina receberá?
  • Alguma menina recebeu pedaços a mais?
  • A fração encontrada é maior ou menor que o inteiro? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Deixe os alunos a vontade para escolherem a melhor forma de repartir os chocolates. Caso seja necessário, pode-se imprimir barrinhas de chocolate iguais às da questão para que os alunos dividam pela quantidade de meninas. Como existem diferentes forma de se resolver a questão, deixe que os alunos apresentem-nas. Podem aparecer frações mistas, pois como são frações maiores que o inteiro, as crianças podem associar a uma barrinha e alguns pedacinhos.

Propósito: Identificar frações maiores que a unidade, a partir de divisões com representação geométrica de um inteiro.

Discuta com a turma:

  • Quantos pedaços tem cada chocolate?
  • Como você fez para descobrir com quantos pedaços de chocolate cada menina ficou?
  • Esta quantidade é maior ou menor que a quantidade de pedaços que contém cada barra?
  • Que fração corresponde à quantidade de pedaços de chocolate que cada menina recebeu?
  • Existe outra fração que representa a quantidade de pedacinhos que cada menina recebeu?
  • Esta fração é maior ou menor que o inteiro? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Instigue os alunos a perceberem que, se cada uma das meninas receberá mais de uma barra inteira, pode-se repartir as barras, inicialmente, dando uma barra inteira para cada uma. É importante também mostrar aos alunos que o inteiro seriam as três tirinhas de uma das barras (a barra inteira), mais uma tirinha da outra barrinha. E esta quantidade, como representa mais de um inteiro, pode ser representado na forma fracionária e mista. Interessante, até abordar a representação da forma mista, mostrando associadas aos desenhos.

Propósito: Identificar frações maiores que a unidade, a partir de divisões com representação geométrica de um inteiro, representando tanto na forma mista como na fracionária.

Discuta com a turma:

  • Nas soluções apresentadas anteriormente, cada menina ficou com mais ou com menos de uma barra de chocolate?
  • Em quantos pedaços cada barra foi dividida?
  • Quantas barras e quantas tirinhas cada menina receberá?
  • De que outra maneira poderíamos iniciar essa divisão?
  • Qual a diferença entre as frações apresentadas?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Para esta etapa, é necessário relembrar com os alunos como procederam para identificar frações maiores e menores que o inteiro, como também que as maiores podem ser representadas na forma mista e fracionária.

Propósito: Sintetizar as maneiras de se identificar frações maiores e menores que a unidade através de figuras geométricas.

Discuta com a turma:

  • O que são frações maiores que a unidade? E menores?
  • Como identificamos as frações maiores e menores que a unidade na atividade realizada?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que resumam, em uma frase, o que aprenderam durante a aula. Enfatize a representação geométrica das frações que foram apresentadas durante a aula. Anote os termos ou as palavras-chave no quadro e forme uma frase que resuma toda a aula.

Propósito: Resumir o que foi trabalhado durante a aula.

Discuta com a turma:

  • A fração 4/12 precisou de quantas figuras para representá-la? E a fração 16/12?
  • Qual a diferença entre frações maiores e menores que o inteiro?

Título: Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para facilitar a realização da atividade, sala de aula deve estar organizada em semicírculo. Em seguida, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, analisando atentamente as imagens. Se necessário, deixe que redesenhem a figura para montar a fração. Em seguida, peça que os alunos que compartilhem com o colega ao lado suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam como se identificar frações maiores e menores que a unidade através da representação geométrica.

Discuta com a turma:

  • Como você começou a fazer a atividade?
  • Como você comparou as duas imagens apresentadas na questão?
  • De que forma você descobriu quem representou a fração maior e menor que a unidade?
  • Como você montou a fração representada por cada criança?
  • O que você percebeu ao comparar sua resposta com seu colega?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apenas leia o objetivo para a turma, ressaltando a importância da colaboração dos alunos para atingir as metas estabelecidas para a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cátia do Vale dos Santos Mendes

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA03 - Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

Objetivos específicos

Identificar frações maiores e menores que a unidade através da representação geométrica.

Conceito-chave

Frações maiores e menores que a unidade representadas em figuras geométricas.

Recursos necessários

  • Caderno,
  • atividade impressa,
  • lápis de cor,
  • lápis de escrever,
  • régua,
  • borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Antes de iniciar os questionamentos, é necessário lembrar aos alunos que fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Para tanto, é formada por um numerador e um denominador que variam de acordo com o que se representa.

Propósito: Retomar o conceito de representação fracionária por meio de figuras geométricas.

Discuta com a turma:

  • Em quantas partes o retângulo foi dividido?
  • Quantas partes estão pintadas?
  • O que o denominador de uma fração representa? Em que parte da fração ele se localiza?
  • O que o numerador de uma fração representa? Em que parte da fração ele se localiza?
  • Qual o denominador correspondente à imagem apresentada? E qual o numerador?
  • Como lemos a fração que representa esta figura?
  • Se fossem coloridas cinco partes da figura, que fração representaria?
  • E se fossem coloridas todas as partes, que fração representaria?
  • O que acontece com a fração quando pintamos todas as partes da figura?
  • Que fração corresponde à parte que está sem pintar?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Lembrar aos alunos que o total de partes que o chocolate possui irá compor o denominador da fração, pois ele representa o total de partes em que o inteiro foi dividido. O numerador será a quantidade de partes que cada uma receberá. A maneira como ele irá repartir o chocolate entre as meninas não influenciará na resposta. Desta forma, poderão surgir várias formas de representação fracionária para a quantidade que as meninas receberão, sendo todas elas frações menores que o inteiro.

Propósito: Identificar frações menores que a unidade por meio da representação geométrica

Discuta com a turma:

  • Quantos pedaços tem a barra de chocolate? Qual deverá ser o denominador das frações? Por quê?
  • Como você pode fazer para dividir a barra igualmente entre as três meninas?
  • Quantos pedaços receberá cada menina?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Relembrar aos alunos que o total de partes que o chocolate possui irá compor o denominador da fração. O numerador será a quantidade de partes que cada uma receberá. Assim, o que sofre mudanças é a representação do que foi distribuído, pois independente de quantas partes cada uma receba, o número de pedaços que cada chocolate possui não será alterado.

Propósito: Identificar frações maiores que a unidade através da representação geométrica.

Discuta com a turma:

  • Quantos pedaços tem cada chocolate?
  • O que uma fração representa?
  • Qual deverá ser o denominador das frações? Por quê?
  • Como você pode fazer para dividir as barras igualmente entre as três meninas?
  • Cada uma das meninas receberá, mais ou menos de uma barra?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Deixar os alunos a vontade para realizar a divisão da maneira que acharem melhor. Pode ser dividindo pedacinho por pedacinho, pode ser dividindo o total de partes pela quantidade de meninas ou de outras formas que encontrarem. Apenas lembre aos alunos que devem formar uma fração com a quantidade de pedaços ou partes que cada menina irá receber em relação ao total de pedaços ou partes da barrinha de chocolate. Assim, podem aparecer frações equivalentes como 4/12 e ?.

Propósito: Identificar frações menores que a unidade, a partir de divisões com representação geométrica de um inteiro.

Discuta com a turma:

  • Quantos pedaços tem cada chocolate?
  • Como você descobriu quantos pedaços cada menina recebeu?
  • Que fração representa a quantidade de pedaços que cada menina recebeu?
  • Quantas partes tem esta barrinha de chocolate?
  • Quantas partes cada menina receberá?
  • Que fração corresponde à quantidade de partes que cada menina receberá?
  • Alguma menina recebeu pedaços a mais?
  • A fração encontrada é maior ou menor que o inteiro? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Deixe os alunos a vontade para escolherem a melhor forma de repartir os chocolates. Caso seja necessário, pode-se imprimir barrinhas de chocolate iguais às da questão para que os alunos dividam pela quantidade de meninas. Como existem diferentes forma de se resolver a questão, deixe que os alunos apresentem-nas. Podem aparecer frações mistas, pois como são frações maiores que o inteiro, as crianças podem associar a uma barrinha e alguns pedacinhos.

Propósito: Identificar frações maiores que a unidade, a partir de divisões com representação geométrica de um inteiro.

Discuta com a turma:

  • Quantos pedaços tem cada chocolate?
  • Como você fez para descobrir com quantos pedaços de chocolate cada menina ficou?
  • Esta quantidade é maior ou menor que a quantidade de pedaços que contém cada barra?
  • Que fração corresponde à quantidade de pedaços de chocolate que cada menina recebeu?
  • Existe outra fração que representa a quantidade de pedacinhos que cada menina recebeu?
  • Esta fração é maior ou menor que o inteiro? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Instigue os alunos a perceberem que, se cada uma das meninas receberá mais de uma barra inteira, pode-se repartir as barras, inicialmente, dando uma barra inteira para cada uma. É importante também mostrar aos alunos que o inteiro seriam as três tirinhas de uma das barras (a barra inteira), mais uma tirinha da outra barrinha. E esta quantidade, como representa mais de um inteiro, pode ser representado na forma fracionária e mista. Interessante, até abordar a representação da forma mista, mostrando associadas aos desenhos.

Propósito: Identificar frações maiores que a unidade, a partir de divisões com representação geométrica de um inteiro, representando tanto na forma mista como na fracionária.

Discuta com a turma:

  • Nas soluções apresentadas anteriormente, cada menina ficou com mais ou com menos de uma barra de chocolate?
  • Em quantos pedaços cada barra foi dividida?
  • Quantas barras e quantas tirinhas cada menina receberá?
  • De que outra maneira poderíamos iniciar essa divisão?
  • Qual a diferença entre as frações apresentadas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Para esta etapa, é necessário relembrar com os alunos como procederam para identificar frações maiores e menores que o inteiro, como também que as maiores podem ser representadas na forma mista e fracionária.

Propósito: Sintetizar as maneiras de se identificar frações maiores e menores que a unidade através de figuras geométricas.

Discuta com a turma:

  • O que são frações maiores que a unidade? E menores?
  • Como identificamos as frações maiores e menores que a unidade na atividade realizada?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que resumam, em uma frase, o que aprenderam durante a aula. Enfatize a representação geométrica das frações que foram apresentadas durante a aula. Anote os termos ou as palavras-chave no quadro e forme uma frase que resuma toda a aula.

Propósito: Resumir o que foi trabalhado durante a aula.

Discuta com a turma:

  • A fração 4/12 precisou de quantas figuras para representá-la? E a fração 16/12?
  • Qual a diferença entre frações maiores e menores que o inteiro?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para facilitar a realização da atividade, sala de aula deve estar organizada em semicírculo. Em seguida, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, analisando atentamente as imagens. Se necessário, deixe que redesenhem a figura para montar a fração. Em seguida, peça que os alunos que compartilhem com o colega ao lado suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam como se identificar frações maiores e menores que a unidade através da representação geométrica.

Discuta com a turma:

  • Como você começou a fazer a atividade?
  • Como você comparou as duas imagens apresentadas na questão?
  • De que forma você descobriu quem representou a fração maior e menor que a unidade?
  • Como você montou a fração representada por cada criança?
  • O que você percebeu ao comparar sua resposta com seu colega?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano