14717
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Aplicação da ortografia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre aplicação da ortografia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Canva para criar cartões-postais com foto (aprenda como fazer aqui) e Sorteador online (dosponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que irão trabalhar com a escrita de um cartão-postal (gênero provavelmente desconhecido por eles) com foco na acentuação das palavras. Explique brevemente a finalidade de um cartão-postal e indique que pesquisem na internet alguns para conhecimento. Você também pode solicitar que os alunos perguntem a familiares adultos se há algum cartão-postal em casa que possam olhar, para conhecer melhor o gênero. Ressalte que o cartão-postal tem frente e verso, sendo que, na frente, traz em geral uma foto bem bonita do lugar por onde a pessoa está viajando (um ponto turístico famoso da cidade) e no verso do cartão há a mensagem do viajante à pessoa a quem se destina o cartão, bem como o selo e os devidos endereços. Finalize seu áudio dizendo que irá enviar uma atividade que deverá ser feita individualmente, e estabeleça um prazo.

Desenvolvimento
Encaminhe ao grupo de WhatsApp da turma o cartão-postal disponível no primeiro slide de Desenvolvimento do plano, com as orientações para a atividade com foco na acentuação. Solicite também que os alunos visitem a página em que o cartão foi postado, disponível aqui, e observem a frente e o verso do cartão disponibilizado. Ao ter o retorno dessa atividade, envie a eles as respostas com as palavras corretamente acentuadas.
Envie um novo áudio propondo uma pequena produção textual aos alunos: nesta situação de isolamento social, ninguém está podendo viajar, quanto mais enviar cartões-postais. Nas redes sociais, já vimos diversas brincadeiras com essa situação, do tipo “hoje viajei do meu quarto para a sala, da sala para a cozinha e da cozinha para o banheiro”. Nessa atividade, os alunos produzirão um “cartão-postal da minha casa” no Canva (se não for possível, pode ser feito de papel). A foto deve ser uma “paisagem” da casa deles, podendo ser de qualquer parte da casa, ou apenas um detalhe dela (uma parede, uma planta, ou até um bichinho de estimação). No verso, os alunos deverão escrever uma mensagem direcionada para algum colega da turma (para nenhum aluno ficar sem receber, sorteie os nomes entre eles no site Sorteador, indicado no início desta adaptação). O texto deve estar escrito de forma a não haver erros de acentuação, e deve conter as seguintes palavras: máscara - álcool gel - importância - saúde - saudade - você.

Combine uma data para a troca de cartões no grupo de WhatsApp da turma. Crie um você também, destinado a toda a turma, e compartilhe com eles: é um gesto de carinho. Sugira que todos publiquem seus cartões no status do WhatsApp.

Fechamento
Após ler todos os cartões-postais de seus alunos, grave um áudio ou escreva um pequeno comentário para enviar a eles, destacando os aspectos positivos e lembrando algumas regras de acentuação que podem ter sido esquecidas ou mal compreendidas. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meets ou no Zoom para concluir esta aula e dar esse feedback, aproveitando para solucionar possíveis dúvidas dos alunos quanto à acentuação.

Convite às famílias
Assim como os alunos trocaram cartões-postais “de dentro de casa” entre eles, proponha que a família faça o mesmo, enviando cartões postais virtuais com o uso do Canva a familiares e amigos que não veem há tempos. Estimule as famílias a usar e abusar da criatividade, pensando em “roteiros” de viagem pela casa e possíveis “pontos turísticos” da moradia familiar. Aqueles que se sentirem à vontade poderão enviar fotos ou vídeos curtos dessa atividade em família.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_03ATS03

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas