Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a escrita graficamente correta de textos, por meio da análise das regularidades, sobretudo da acentuação.
Materiais necessários: Será preciso usar um projetor de slides (data-show) e um notebook (computador). Caso não possua esses recursos, também é possível imprimir as atividades dos três slides e aplicá-las de forma individual ou em duplas. Os alunos poderão consultar dicionários, portanto, é importante que estejam à disposição.
Dificuldades antecipadas: A dificuldade pode aparecer na produção escrita. Como o gênero cartão postal pode não ser tão comum entre os alunos, é importante usar o exemplo apresentado no slide 4 para solucionar dúvidas eventuais. A linguagem deve ser mais informal, o texto é curto e tem semelhança com a carta, ou o e-mail, pois há um destinatário e um remetente.
Referências sobre o assunto:
Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - VOLP. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 15 nov. 2018.
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://www.academia.org.br/sites/default/files/conteudo/o_acordo_ortogr_fico_da_lngua_portuguesa_anexoi_e_ii.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.
ABREU, A.S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o slide com o tema da aula, convidando os alunos a aplicarem seus conhecimentos a respeito das regras de ortografia.
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Apresente o slide com a descrição da atividade que deverá ser feita de forma coletiva. Dessa forma, os alunos poderão trocar ideias a respeito da correção ortográfica, já que algumas palavras podem ser mais facilmente reconhecidas por uns e não por outros;
- Leia com os alunos o trecho da carta apresentada;
- Mobilize o grupo para a identificação do que será preciso corrigir (obs.: Nesta atividade privilegia-se o trabalho com a acentuação, ainda que haja necessidade de adequar também a pontuação do texto e a grafia de algumas palavras);
- Faça as marcas necessárias no texto ou transcreva as palavras no quadro, para facilitar a busca;
- Direcione os alunos para a pesquisa no VOLP on-line. Caso não haja o recurso da internet, faça uso de dicionários (Obs: Ao consultar o VOLP, as palavras inexistentes na língua, como “cirrurgia” e “sintir”, não serão exibidas. O sistema informará “nenhum resultado encontrado”. Aproveite para falar sobre a importância do registro e sobre o bom uso da língua, em situações que exigem formalidade e correção ortográfica);
- Leve os alunos a inferir a forma correta das palavras, antes da confirmação nas bases sugeridas.
Materiais complementares: Acesso à internet e Dicionários.
Sugestão: Como tarefa, peça que os alunos reescrevam o texto, para que possam recuperar o que aprenderam e exercitar a correção ortográfica.
O texto na íntegra está disponível em:
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Apresente o slide e solicite que os alunos façam uma leitura silenciosa do texto;
- Pergunte se eles conhecem o gênero cartão-postal e a finalidade dele;
- Aproveite para dizer que esse tipo de comunicação é comum entre pessoas da família e amigos, o que reserva um certo grau de informalidade, já que os interlocutores são pessoas muito próximas;
- Recorra à estruturação do texto, todo em letra maiúscula, para dizer que esta é uma escolha do autor e que, no caso de um texto impresso, seria preciso respeitar as regras para uso de letras maiúsculas e minúsculas, sobretudo num contexto mais formal;
- Dê início à atividade de localização das palavras que precisam de acento, como indica o enunciado da atividade;
- Peça que os alunos compartilhem os resultados com o grupo e aproveite para registrar os acentos faltantes, reproduzindo no quadro as palavras identificadas. São elas: comentário, vocês, parabéns, saúde.
- Aproveite para falar sobre a importância do uso correto do acentos para a compreensão do texto e para a fluência da leitura.
- O cartão postal usado nesse slide está disponível em:
<http://travelforever.com.br/2010/12/22/cartao-postal-rodando-pelo-mundo/>. Acesso em: 15 nov. 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente o slide com o modelo de cartão postal;
- Desafie os alunos a escreverem um cartão para um colega da turma. É importante que não haja repetição, ou seja, que cada aluno troque o cartão com outro, sem receber mais de um;
- Promova um ditado de 6 palavras que deverão ser usadas nos textos por todos os alunos: estádio de futebol - máquina fotográfica - última- início - sozinho - ingresso
- Esclareça que é importante usar a acentuação corretamente, ainda que o texto seja para um amigo, pois esse é o objetivo da atividade;
- Distribua dicionários para consulta dos alunos.
Materiais complementares: Dicionários e modelo de cartão postal impresso.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Promova a troca dos cartões assim que concluírem;
- Oriente uma avaliação do texto do cartão recebido: um aluno avalia o texto do outro;
- Promova uma reflexão sobre a atividade e sobre a importância do uso correto da acentuação.