Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosana Conrado
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Acentuação aplicada na correção ortográfica
Finalidade da aula: Aplicar os conhecimentos sobre regras de acentuação para a solução de erros ortográficos
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Fono-ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP32
Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a escrita graficamente correta de textos, por meio da análise das regularidades, sobretudo da acentuação.
Materiais necessários: Professor, é preciso providenciar um projetor de slides (data-show), computador (notebook) e dicionários diversos. O acesso à internet é importante, mas se não for possível, procure conduzir os alunos para a continuidade da pesquisa em casa, já que um dos recursos de pesquisa será o VOLP on-line. Também é preciso ter acesso a um quadro, para o registro das atividades que deverão ser feitas coletivamente.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em acentuar corretamente as palavras, para classificá-las na organização da tabela. O professor pode auxiliar, caso veja necessidade, para garantir a aplicação de todas as etapas da aula.
Referências sobre o assunto:
Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - VOLP. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 15 nov. 2018.
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://www.academia.org.br/sites/default/files/conteudo/o_acordo_ortogr_fico_da_lngua_portuguesa_anexoi_e_ii.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.
ABREU, A.S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2018.