14714
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Correção ortográfica: o papel da acentuação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre papel da acentuação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Introdução
Apresente a proposta da aula aos alunos, gravando um áudio ou um vídeo para explicar que, nesta aula, irão trabalhar com acentuação. Ative os conhecimentos prévios dos alunos fazendo perguntas retóricas do tipo: quem nunca esqueceu um acento? Em tempos de comunicação rápida pelo WhatsApp, muitas vezes não colocamos acento nas palavras, o que está OK para o ambiente virtual de mensagens instantâneas, mas não está nada OK se formos escrever outros gêneros textuais, como um Texto de Opinião ou uma Notícia para o jornal da escola, por exemplo. Avise que irá encaminhar duas atividades ao grupo de WhatsApp ou e-mail da turma, e que os alunos devem se organizar em duplas para realizá-las.

Desenvolvimento
Encaminhe ao grupo de WhatsApp da turma (ou por e-mail) os textos 1, 2 e 3 do Material Complementar deste Plano de Aula. Explique, por escrito, utilizando como base as Orientações disponíveis no Plano de Aula, que, nos dois primeiros textos, os alunos devem identificar, em cada um deles, 8 palavras que se distinguem pelo acento gráfico, podendo marcá-las com uma cor diferente, seja digitalmente, seja no papel. No texto 3, explique em sua orientação por escrito que algumas palavras do texto tiveram o acento suprimido e que a tarefa é encontrar essas palavras e acentuá-las corretamente. Então, peça que eles encaminhem essas respostas por WhatsApp ou e-mail, dentro de um prazo estabelecido.

Fechamento
Após ter acesso às respostas de seus alunos, grave novo áudio ou faça um vídeo comentando-as. Encaminhe às duplas o conteúdo do slide do Fechamento, para que respondam às questões e encaminhem suas respostas, dentro de prazo estipulado, ao grupo de WhatsApp da turma. Como feedback, escreva um pequeno parágrafo em resposta à turma, compilando as colocações mais interessantes das duplas. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meets ou no Zoom para concluir esta aula e conversar sobre as respostas dos alunos, utilizando o roteiro do slide de Fechamento deste Plano.

Convite às famílias
Você poderia propor às famílias que experimentem jogar juntos jogos de acentuação disponíveis online. Há dois que são bem simples e interessantes: o da Bruxa dos Acentos, disponível aqui, e o jogo “Educar e Crescer”, sobre a reforma ortográfica, disponível aqui. Aqueles que se sentirem à vontade poderão enviar fotos ou vídeos curtos desse momento em família.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_03ATS01

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas