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Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Correção ortográfica: o papel da acentuação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre papel da acentuação

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a escrita graficamente correta de textos, por meio da análise das regularidades, sobretudo da acentuação. É importante que os alunos já tenham certo domínio das regras de acentuação, para que possam desenvolver as atividades com mais segurança. Por isso, antes de iniciar a aplicação do que aqui é proposto, faça uma revisão desse conteúdo com os alunos.

Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data show) e a um computador (notebook), além da reprodução das atividades (cópias) para os alunos. É possível que haja um pequeno agrupamento de alunos nas atividades de análise e localização, o que diminui a necessidade de cópias.

Dificuldades antecipadas: Acentuar corretamente as palavras do Texto 3.

Referências sobre o assunto:

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - VOLP. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://www.academia.org.br/sites/default/files/conteudo/o_acordo_ortogr_fico_da_lngua_portuguesa_anexoi_e_ii.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.

ABREU, A.S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, dizendo que esta aula abordará o papel da acentuação.
  • Aproveite para falar sobre a diferença entre “correto” e “adequado”, antecipando a importância de se considerar a língua em uso e os novos meios de comunicação.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente a cada aluno os Textos 1 e 2 (disponíveis para impressão), sem as marcas nas palavras em destaque, e oriente uma leitura atenta;
  • Peça que os alunos identifiquem 8 palavras em cada texto que se distinguem pelo acento gráfico;
  • Apresente o slide com as palavras destacadas para que possam conferir o resultado;
  • Pergunte ao grupo se a diferença está apenas no acento;
  • Estimule-os a refletir sobre a mudança de significado, que é importante considerar no momento da escrita: se trocarmos as palavras entre os textos, os sentidos continuarão os mesmos?
  • Aproveite o momento para falar sobre a importância do uso correto dos acentos, para construir o sentido que se pretende. A escolha dessas palavras, e não de outras, se deve ao fato de que são homógrafas, ou seja, semelhantes na grafia, mas diferentes no sentido que produzem.

Materiais complementares:

Material para impressão: Textos 1 e 2 (clique aqui)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações

  • Apresente o slide com o Texto 3;
  • Oriente uma leitura compartilhada, em voz alta, a ser feita por todo o grupo;
  • Explique que algumas palavras do texto tiveram o acento suprimido e que a tarefa é encontrar essas palavras e acentuá-las corretamente;
  • Dê a cada aluno uma cópia do texto;
  • Oriente o grupo durante a atividade, que pode ser feita em dupla: aponte exemplos, direcione o olhar dos alunos, faça comparações, peça que leiam em voz alta para perceberem as diferenças produzidas pela ausência dos acentos;
  • Apresente o slide novamente e, com a ajuda dos alunos, acentue o que for necessário.

Materiais complementares:

Material para impressão: texto 3 (clique aqui)

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide;
  • Oriente os alunos a pensarem nas questões e a registrarem suas respostas no caderno. Possíveis respostas: 1) A acentuação serve para marcar a sílaba tônica de uma palavra. 2) O acento indica a maneira como devemos ler a vogal (mais aberta ou mais fechada e, por ser tônica, mais forte). 3) Em alguns casos, a presença ou não do acento pode influenciar no significado da palavra e, por isso, seu emprego inadequado pode causar problemas na compreensão dos textos.
  • Chame a atenção dos alunos para o fato de que as regras de acentuação, assim como as demais convenções ortográficas, são fixas e valem para todo e qualquer gênero de texto. Mesmo em contextos informais, o não uso dessas convenções pode acarretar em dificuldades de compreensão do texto em alguns momentos.
  • Finalize a aula solicitando aos alunos que registrem, também, a lista de palavras usadas na atividade. Se achar oportuno, amplie essa lista com a ajuda dos alunos.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a escrita graficamente correta de textos, por meio da análise das regularidades, sobretudo da acentuação. É importante que os alunos já tenham certo domínio das regras de acentuação, para que possam desenvolver as atividades com mais segurança. Por isso, antes de iniciar a aplicação do que aqui é proposto, faça uma revisão desse conteúdo com os alunos.

Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data show) e a um computador (notebook), além da reprodução das atividades (cópias) para os alunos. É possível que haja um pequeno agrupamento de alunos nas atividades de análise e localização, o que diminui a necessidade de cópias.

Dificuldades antecipadas: Acentuar corretamente as palavras do Texto 3.

Referências sobre o assunto:

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - VOLP. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://www.academia.org.br/sites/default/files/conteudo/o_acordo_ortogr_fico_da_lngua_portuguesa_anexoi_e_ii.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.

ABREU, A.S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2018.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, dizendo que esta aula abordará o papel da acentuação.
  • Aproveite para falar sobre a diferença entre “correto” e “adequado”, antecipando a importância de se considerar a língua em uso e os novos meios de comunicação.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente a cada aluno os Textos 1 e 2 (disponíveis para impressão), sem as marcas nas palavras em destaque, e oriente uma leitura atenta;
  • Peça que os alunos identifiquem 8 palavras em cada texto que se distinguem pelo acento gráfico;
  • Apresente o slide com as palavras destacadas para que possam conferir o resultado;
  • Pergunte ao grupo se a diferença está apenas no acento;
  • Estimule-os a refletir sobre a mudança de significado, que é importante considerar no momento da escrita: se trocarmos as palavras entre os textos, os sentidos continuarão os mesmos?
  • Aproveite o momento para falar sobre a importância do uso correto dos acentos, para construir o sentido que se pretende. A escolha dessas palavras, e não de outras, se deve ao fato de que são homógrafas, ou seja, semelhantes na grafia, mas diferentes no sentido que produzem.

Materiais complementares:

Material para impressão: Textos 1 e 2 (clique aqui)

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações

  • Apresente o slide com o Texto 3;
  • Oriente uma leitura compartilhada, em voz alta, a ser feita por todo o grupo;
  • Explique que algumas palavras do texto tiveram o acento suprimido e que a tarefa é encontrar essas palavras e acentuá-las corretamente;
  • Dê a cada aluno uma cópia do texto;
  • Oriente o grupo durante a atividade, que pode ser feita em dupla: aponte exemplos, direcione o olhar dos alunos, faça comparações, peça que leiam em voz alta para perceberem as diferenças produzidas pela ausência dos acentos;
  • Apresente o slide novamente e, com a ajuda dos alunos, acentue o que for necessário.

Materiais complementares:

Material para impressão: texto 3 (clique aqui)

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Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide;
  • Oriente os alunos a pensarem nas questões e a registrarem suas respostas no caderno. Possíveis respostas: 1) A acentuação serve para marcar a sílaba tônica de uma palavra. 2) O acento indica a maneira como devemos ler a vogal (mais aberta ou mais fechada e, por ser tônica, mais forte). 3) Em alguns casos, a presença ou não do acento pode influenciar no significado da palavra e, por isso, seu emprego inadequado pode causar problemas na compreensão dos textos.
  • Chame a atenção dos alunos para o fato de que as regras de acentuação, assim como as demais convenções ortográficas, são fixas e valem para todo e qualquer gênero de texto. Mesmo em contextos informais, o não uso dessas convenções pode acarretar em dificuldades de compreensão do texto em alguns momentos.
  • Finalize a aula solicitando aos alunos que registrem, também, a lista de palavras usadas na atividade. Se achar oportuno, amplie essa lista com a ajuda dos alunos.

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