Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folha impressa com a história para cada dupla, texto com a resolução da atividade para o professor, lápis e borracha.
Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptados dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é o início com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas:
- Dificuldade em compreender o que são expressões que marcam a passagem do tempo e qual momento utilizá-la.
- Dificuldade em selecionar marcadores temporais que façam sentido ao texto.
Referências sobre o assunto:
REGO, L. L. B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD, 1988.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN, A. M.; RODRIGUEZ, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
CUNHA, R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar, vol.59 ,nº1, pp.59-60, 2007.
LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. (org) LEAL, T. F.; BRANDÃO, C. P. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
COELHO, N. N. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.
______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vocês irão refletir sobre a utilização das diferentes palavras ou expressões que representam as marcações temporais nos contos de fadas.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Organize a sala em duplas. A opção por esse agrupamento pode facilitar as aprendizagens, promover a construção de novos saberes, e garantir um relacionamento cooperativo e construtivo entre os alunos.
- Faça a leitura em voz alta das questões acima com o intuito de ser uma questão disparadora para um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos.
- O que são os marcadores temporais? (Espera-se que os alunos respondam que são expressões que marcam a passagem do tempo.)
- Em quais momentos devemos usá-los? (Espera-se que os alunos tenham a percepção de que os marcadores são usados para conectar a passagem do tempo aos acontecimentos na narrativa)
- Quem poderia falar exemplos desses marcadores temporais? (Registre no quadro o repertório apresentado pela turma, como por exemplo, “era uma vez” e “viveram felizes para sempre”, expressões tão marcantes do gênero contos de fadas).
- Será que podemos usar qualquer marcador/expressão para dar sentido no que queremos dizer? (Nesse momento a intenção é fazer uma reflexão que não é qualquer marcador temporal que se pode utilizar e isso vai depender de cada situação).
A expectativa com esses questionamento é que os alunos tragam seus conhecimentos prévios sobre a utilização dos marcadores temporais. Nesse momento o objetivo não é já receber as respostas corretas e sim interagir com uma introdução a respeito da temática que será trabalhada durante a aula.
- Deixe que os alunos se expressem livremente, porém conduza a discussão para que todos percebam que os marcadores são palavras ou expressões que indicam a passagem do tempo e traz sentido de fatos para o enredo.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Entregue o texto do conto de fadas “A Bela Adormecida” para cada dupla. (Clique aqui para acessar e imprimir a atividade)
- Peça para que os alunos observem que no texto aparecem palavras ou expressões em destaque.
- Questione o que poderia caracterizar esses destaques no texto.
Espera-se que as crianças notem que as palavras são alguns dos marcadores temporais presentes no conto de fadas.
- Explique que ALGUNS marcadores foram usados equivocadamente, e isso prejudicou o sentido da frase e da história.
- Explique que a missão das duplas será identificar esses marcadores inadequados e pensar em um marcador temporal mais apropriado para aquele momento da história.
- Inicie a leitura da história e de faça pausas para que os alunos preencham o quadro com o marcador mais apropriado. Utilize a mesma folha que os alunos para fazer essa primeira etapa da atividade, porém clique aqui para obter a resolução da atividade e o texto original.
- Observe as discussões das duplas e faça intervenções quando achar necessário. Questione-os:
- Quais estratégias vocês estão utilizando para definir se o marcador é adequado ou inadequado?
- Lendo o contexto da frase é mais fácil pensar em um marcador temporal mais apropriado?
A intenção é auxiliar os alunos a refletirem sobre como podem identificar se os marcadores utilizados fazem sentido para o contexto da história. Espera-se que os alunos possam também se apoiar no que já se sabem da história, por ser uma narrativa conhecidas por muitos e usem esses conhecimentos para sequenciar os fatos e o tempo do conto. Espera-se também que as crianças percebam que certos marcadores não fazem sentido na sua forma de escrita, como por exemplo, “daqui longo tempo”.
Materiais complementares: Para atividade para impressão, aqui. Para resolução da atividade, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Após finalizar toda a leitura, peça aos alunos que socializem as marcações pensadas pelas duplas, e discutam se essas são as mais adequadas para o momento da história e se auxiliam na compreensão do texto.
- Mediando a discussão, leia o texto original, substituindo pelos marcadores corretos e compare com as marcações pensadas pelos alunos.
- Conclua com a turma que, na aula de hoje, foi possível perceber que os marcadores temporais contribuem diretamente para construção do texto, fornecendo uma sequência de fatos e construindo um sentido ao enredo mediante os acontecimentos.
Fechamento
Orientações:
- Após finalizar toda a leitura, peça aos alunos que socializem as marcações pensadas pelas duplas, e discutam se essas são as mais adequadas para o momento da história e se auxiliam na compreensão do texto.
- Mediando a discussão, leia o texto original, substituindo pelos marcadores corretos e compare com as marcações pensadas pelos alunos.
- Conclua com a turma que, na aula de hoje, foi possível perceber que os marcadores temporais contribuem diretamente para construção do texto, fornecendo uma sequência de fatos e construindo um sentido ao enredo mediante os acontecimentos.