14710
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O estilo na linguagem do entrevistado e do entrevistador

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre O estilo na linguagem do entrevistado e do entrevistador

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Introdução
Prepare a entrevista do cantor e compositor Criolo, a ser enviada aos alunos. Selecione algumas palavras, frases ou expressões da entrevista identificadas como uma linguagem menos formal e que marcam o estilo do entrevistado (você as encontra nas Orientações do Plano). Salve o texto como imagem ou Doc e destaque essas palavras. Depois, envie o texto já marcado aos alunos, orientando-os, por áudio ou por escrito, a se organizar em duplas para a atividade. Diga que as demais orientações irão por escrito.

Desenvolvimento
Oriente os alunos, por escrito, a ler a entrevista e observar atentamente as palavras em destaque. Encaminhe as perguntas:
1. O que as palavras em destaque revelam sobre as preferências, o estilo e o jeito de ser do entrevistado?
2. Como o entrevistador e o entrevistado se tratam? (Nas Orientações, você encontra respostas a essas questões.)
Estabeleça um prazo para entrega e acompanhe o trabalho das duplas pelos canais de comunicação já combinados por vocês.

Fechamento
Encerrado o prazo, leia as respostas de seus alunos, faça os destaques e as observações que achar necessário e envie um novo áudio à turma comentando esses aspectos. Aproveite as Orientações do Plano em seu áudio de feedback aos alunos. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, aproveitando para interagir mais com sua turma e verificar as aprendizagens e dificuldades.

Convite às famílias
Vamos brincar com estilo? Faça a sugestão para que as famílias brinquem com os diferentes “estereótipos de estilo” criando entrevistas entre personalidades bem diferentes. Oriente-os a organizar dois sorteios: um com nomes de estilos, como “patricinha”, “surfista”, “hippie”, “gótico”, “kpopper”, “revolucionária”, “jogador de futebol”, “diva do teatro”, “escritor antissocial”, “empresária workaholic”, “estilista famoso” e assim por diante; o outro só precisará ter dois papéis: “entrevistador” e “entrevistado”. Os membros sorteiam primeiro seu estilo; depois, sorteiam seu papel na entrevista para criar uma entrevista curta com base nesses estilos. As famílias que toparem jogar podem enviar fotos ou um vídeo desse momento para o grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares  


Código: LPO6_02SQA07

(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas