14709
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Parcialidade na notícia de esportes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Parcialidade na notícia de esportes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui). 

Introdução
Envie aos alunos a orientação desta atividade em áudio ou por escrito. Oriente-os a se organizarem em duplas e ler a notícia sobre um caso de racismo ocorrido com Daniel Alves (disponível no Plano). Diga que as atenções deles devem se voltar para tentar perceber se a notícia revela, em algum momento, de que lado está o jornalista que a escreveu. Peça que eles sublinhem, na notícia, palavras e trechos que mostrem de que lado o jornalista que escreveu o texto está posicionado. Depois, devem justificar por que marcaram ou sublinharam essas palavras e trechos.
Estabeleça um prazo e peça que a atividade seja enviada por e-mail ou WhatsApp depois de pronta. Como sugestão, os alunos podem responder em um Google Doc criado pela dupla e compartilhá-lo em uma pasta específica para esta atividade, criada por você no Google Drive.

Desenvolvimento
Acompanhe seus alunos pelos canais de comunicação combinados por vocês. Após verificar as produções de sua turma e dar feedbacks por escrito nos Docs das duplas, peça, por áudio, que as mesmas duplas reescrevam a notícia, tentando eliminar, ao máximo, as expressões e trechos que indicam a parcialidade do jornalista. Lance esse desafio e avise que é impossível deixar a notícia neutra, mas é possível deixá-la menos marcadamente parcial, atenuando palavras e expressões.

Fechamento
Leia as respostas de seus alunos e faça uma seleção do que você deve destacar, retomar e enfatizar. Peça que as duplas visitem os trabalhos umas das outras para lê-los. Grave um novo áudio ou envie um comentário por escrito com essas observações. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, seguindo o passo a passo de Fechamento do Plano.

Convite às famílias
A temática transversal deste plano é o racismo, e estamos vivendo um momento histórico em que diversos setores dos EUA vêm se mobilizando fortemente contra o racismo sob a insígnia “Black lives matter” (Vidas negras importam) por conta do assassinato de um homem negro, George Floyd, por um policial branco, Derek Chauvin. Sugira que as famílias pesquisem sobre esse acontecimento e façam um resumo do que entenderam para compartilhar por áudio, vídeo ou mesmo por escrito, no grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares  


Código: LPO6_01SQA09

(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas