14709
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Parcialidade na notícia de esportes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Parcialidade na notícia de esportes

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação análise linguística/semiótica. A aula faz parte do módulo de Estilo.

Materiais necessários: Pincel, lousa, apagador, computador com acesso à internet, retroprojetor, cópia xerografada da notícia a ser utilizada (material complementar). Professor, diante da impossibilidade de utilização da internet, sugerimos que seja feito um print da notícia escolhida.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em identificar as marcas linguísticas que denotam parcialidade e transformá-las para que fiquem mais imparciais.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.

CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 -184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63-80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L.C.; FINOTTI, E.M.C.M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 -346.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula de maneira bastante empolgada.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em equipes, pois o trabalho em grupo aproxima os estudantes, possibilitando descobertas coletivas.
  • Pergunte: “Vocês já ouviram falar de Daniel Alves? Qual é a profissão dele? Em que grandes times ele jogou? Vocês sabem onde ele joga atualmente?”.
  • Pergunte também: “Vocês sabem o que é racismo? Alguns de vocês já foram vítimas de racismo, ou conhecem alguém que foi?”
  • Ouça-os com atenção.
  • Em seguida, diga que hoje vamos ler um texto sobre o citado jogador para analisar de que modo as marcas linguísticas utilizadas pelo autor contribuem para a formação dos sentidos no texto lido (no material complementar a ser utilizado pelo professor).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 36 minutos

Orientações:

  • Projete a notícia para realizar uma leitura oral e coletiva. Fazer a leitura dessa forma, permite a mediação do professor e possibilita aos alunos acessarem seus conhecimentos prévios, bem como construir diferentes sentidos. Caso você tenha acesso a equipamentos eletrônicos (como computadores ou tablets), compartilhe a notícia com os alunos. Para compartilhar a notícia você deverá copiar e colar seu conteúdo (com as imagens) em um documento do Google. Os documentos do Google permitem o compartilhamento de documentos para que cada aluno possa acessar o mesmo documento e fazer seus próprios registros. Se você optar por fazer um documento compartilhado, é necessário que ele seja preparado previamente e que todos os alunos tenham uma conta do Gmail. Para aprender a criar um documento compartilhado no Google você acessar o vídeo explicativo nos materiais complementares. Caso sua escola não tenha os recursos tecnológicos supracitados, faça uma cópia impressa da notícia para cada grupo.
  • Solicite que os grupos leiam novamente a notícia e façam marcações que denotem a parcialidade expressa na notícia. Perceba que a notícia apresenta uma questão referente ao racismo. Estimule os alunos a observarem se há algumas marcas que nos levam a perceber a posição do jornalista acerca desta questão tratada na notícia. A notícia é construída com base na reação do jogador, usando várias expressões que reforçam a ideia de que o racismo é visto como algo errado pelo jornalista. Sugestões de análise podem ser acessadas no material complementar.

Materiais complementares:

Clique aqui para aprender sobre documentos compartilhados no Google.

Clique aqui para a acessar a notícia de esporte a ser lida nesta aula.

Clique aqui para acessar as sugestões de análise para a notícia.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 36 minutos

Orientações:

  • Leia com os alunos o slide e explique o desafio aos alunos. Relembre com eles os aspectos analisados e a forma como o jornalista escreveu; que marcas eles perceberam. Explique que deverão reescrever a notícia buscando uma forma de neutralizar o conteúdo, isto é, tirando ou substituindo expressões que revelam discretamente a posição do jornalista em relação ao racismo.
  • Solicite que cada grupo faça a atividade no mesmo documento compartilhado que receberam. Caso tenham recebido o texto impresso, poderão usar outra folha para fazer o registro. No material complementar você pode acessar uma sugestão de resposta para a atividade.

Materiais complementares:

Clique aqui para ver a sugestão de resposta.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada equipe socialize os textos criados analisando as soluções que cada grupo encontrou para tornar a notícia mais imparcial.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação análise linguística/semiótica. A aula faz parte do módulo de Estilo.

Materiais necessários: Pincel, lousa, apagador, computador com acesso à internet, retroprojetor, cópia xerografada da notícia a ser utilizada (material complementar). Professor, diante da impossibilidade de utilização da internet, sugerimos que seja feito um print da notícia escolhida.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em identificar as marcas linguísticas que denotam parcialidade e transformá-las para que fiquem mais imparciais.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.

CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 -184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63-80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L.C.; FINOTTI, E.M.C.M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 -346.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula de maneira bastante empolgada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em equipes, pois o trabalho em grupo aproxima os estudantes, possibilitando descobertas coletivas.
  • Pergunte: “Vocês já ouviram falar de Daniel Alves? Qual é a profissão dele? Em que grandes times ele jogou? Vocês sabem onde ele joga atualmente?”.
  • Pergunte também: “Vocês sabem o que é racismo? Alguns de vocês já foram vítimas de racismo, ou conhecem alguém que foi?”
  • Ouça-os com atenção.
  • Em seguida, diga que hoje vamos ler um texto sobre o citado jogador para analisar de que modo as marcas linguísticas utilizadas pelo autor contribuem para a formação dos sentidos no texto lido (no material complementar a ser utilizado pelo professor).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 36 minutos

Orientações:

  • Projete a notícia para realizar uma leitura oral e coletiva. Fazer a leitura dessa forma, permite a mediação do professor e possibilita aos alunos acessarem seus conhecimentos prévios, bem como construir diferentes sentidos. Caso você tenha acesso a equipamentos eletrônicos (como computadores ou tablets), compartilhe a notícia com os alunos. Para compartilhar a notícia você deverá copiar e colar seu conteúdo (com as imagens) em um documento do Google. Os documentos do Google permitem o compartilhamento de documentos para que cada aluno possa acessar o mesmo documento e fazer seus próprios registros. Se você optar por fazer um documento compartilhado, é necessário que ele seja preparado previamente e que todos os alunos tenham uma conta do Gmail. Para aprender a criar um documento compartilhado no Google você acessar o vídeo explicativo nos materiais complementares. Caso sua escola não tenha os recursos tecnológicos supracitados, faça uma cópia impressa da notícia para cada grupo.
  • Solicite que os grupos leiam novamente a notícia e façam marcações que denotem a parcialidade expressa na notícia. Perceba que a notícia apresenta uma questão referente ao racismo. Estimule os alunos a observarem se há algumas marcas que nos levam a perceber a posição do jornalista acerca desta questão tratada na notícia. A notícia é construída com base na reação do jogador, usando várias expressões que reforçam a ideia de que o racismo é visto como algo errado pelo jornalista. Sugestões de análise podem ser acessadas no material complementar.

Materiais complementares:

Clique aqui para aprender sobre documentos compartilhados no Google.

Clique aqui para a acessar a notícia de esporte a ser lida nesta aula.

Clique aqui para acessar as sugestões de análise para a notícia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 36 minutos

Orientações:

  • Leia com os alunos o slide e explique o desafio aos alunos. Relembre com eles os aspectos analisados e a forma como o jornalista escreveu; que marcas eles perceberam. Explique que deverão reescrever a notícia buscando uma forma de neutralizar o conteúdo, isto é, tirando ou substituindo expressões que revelam discretamente a posição do jornalista em relação ao racismo.
  • Solicite que cada grupo faça a atividade no mesmo documento compartilhado que receberam. Caso tenham recebido o texto impresso, poderão usar outra folha para fazer o registro. No material complementar você pode acessar uma sugestão de resposta para a atividade.

Materiais complementares:

Clique aqui para ver a sugestão de resposta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada equipe socialize os textos criados analisando as soluções que cada grupo encontrou para tornar a notícia mais imparcial.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano