14708
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Marcas linguísticas que denotam parcialidade ou imparcialidade na notícia de esporte

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Marcas linguísticas que denotam parcialidade ou imparcialidade na notícia de esporte

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/Semiótica.

Materiais necessários: Quadro, pincel, computador com acesso à internet e retroprojetor. Na impossibilidade de utilização da internet, sugerimos que seja feito um print das notícias que serão utilizadas.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade de perceber as marcas linguísticas que denotam a parcialidade/imparcialidade da notícia.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.

CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 -184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63-80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L.C.; FINOTTI, E.M.C.M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 -346.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Professor, apresente o tema da aula de forma bastante empolgada.
  • Diga que hoje vamos ler uma notícia de esportes, para analisar os posicionamentos dos seus autores em relação e verificar que marcas linguísticas nos levam a perceber que há uma opinião; um posicionamento, trazendo parcialidade à notícia.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula com as perguntas do slide. Permita que os alunos se manifestem e coloquem suas respostas às questões. Certamente alguns defenderão o jogador e outros reclamarão de seu desempenho na Copa. Essa discussão é muito importante para ativar os conhecimentos prévios dos alunos e prepará-los para a leitura do texto a seguir.
  • Organize a turma em duplas para a realização da atividade proposta. Caso a escola tenha computadores ou tablets à disposição, sugere-se que cada dupla tenha acesso ao material por meio eletrônico e impresso. O meio eletrônico permitirá também a exploração de links presentes na notícia.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Leia o título no slide e pergunte aos alunos se sabem qual é a propaganda mencionada na notícia. Caso os alunos não a tenham visto, mostre-a para que tomem conhecimento. É bem interessante que possam assistir ao vídeo que originou a notícia para estabelecerem as relações durante a análise do texto. O link para a propaganda está nos materiais complementares.
  • Projete a notícia para realizar uma leitura oral e coletiva. Fazer a leitura dessa forma, permite a mediação do professor e possibilita aos alunos acessarem seus conhecimentos prévios, bem como construir diferentes sentidos. Caso você tenha acesso a equipamentos eletrônicos (como computadores ou tablets), compartilhe a notícia com os alunos. Para compartilhar a notícia você deverá copiar e colar seu conteúdo (com as imagens) em um documento do Google. Os documentos do Google permitem o compartilhamento de documentos para que cada aluno possa acessar o mesmo documento e fazer seus próprios registros. Se você optar por fazer um documento compartilhado, é necessário que ele seja preparado previamente e que todos os alunos tenham uma conta do Gmail. Para aprender a criar um documento compartilhado no Google você acessar o vídeo explicativo nos materiais complementares.
  • Caso você não tenha acesso a dispositivos móveis para a realização das atividades, é importante que os alunos recebam uma cópia impressa da notícia com as imagens para que possam fazer marcações e observações durante a leitura. O link para acesso à notícia está nos materiais complementares. Caso sua escola não possua material para projeção, entregue as cópias aos alunos e proceda a leitura a partir do material impresso.

Materiais complementares:

Clique aqui para aprender sobre documentos compartilhados no Google. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Jos1BsGaQCc. Acesso em 10/12/2018.

Clique aqui para acessar a propaganda da Gillette com Neymar. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lJRjk0SGcqQ. Acesso em 10/12/2018.

Clique aqui para acessar a notícia a ser lida com os alunos. Em propaganda, Neymar diz que desmoronou na Copa do Mundo. In: Diário do Nordeste. Disponível em http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/jogada/online/em-propaganda-neymar-diz-que-desmoronou-na-copa-do-mundo-1.1977390. Acesso em 10/12/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Projete a questão e peça que os alunos, em duplas, releiam a notícia procurando marcar trechos ou palavras que mostrem a posição do jornalista; que evidenciem se ele defende o jogador ou concorda com as críticas apresentadas acerca do comercial da Gillette.
  • As duplas podem marcar o que observarem diretamente no documento compartilhado usando cores diferentes para destacar ou, até mesmo, escrevendo comentários ao lado da notícia. Caso não tenham acesso aos dispositivos móveis e à internet, deverão fazer as marcações na folha impressa.
  • Espera-se que os alunos percebam, através das marcas linguísticas, que o jornalista defende o jogador Neymar e considera as críticas inadequadas. Os alunos também devem perceber que, para reforçar a ideia de que o jogador foi injustiçado pelas críticas, a notícia se constrói com base nas falas ditas pelo jogador na propaganda da Gillette. Uma sugestão de análise pode ser acessada no material complementar.

Materiais complementares:

Clique aqui para acessar a propaganda da Gillette com Neymar.

Clique aqui para acessar a notícia a ser lida com os alunos.

Clique aqui para acessar as sugestões de análise da notícia.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos estudantes: Após leitura do texto, o que vocês notaram sobre o posicionamentos do autor?
  • Por que é importante analisar tais posicionamentos nas notícias que lemos?
  • Crie um espaço de escuta atenta e interessada.
  • Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/Semiótica.

Materiais necessários: Quadro, pincel, computador com acesso à internet e retroprojetor. Na impossibilidade de utilização da internet, sugerimos que seja feito um print das notícias que serão utilizadas.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade de perceber as marcas linguísticas que denotam a parcialidade/imparcialidade da notícia.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.

CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 -184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63-80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L.C.; FINOTTI, E.M.C.M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 -346.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Professor, apresente o tema da aula de forma bastante empolgada.
  • Diga que hoje vamos ler uma notícia de esportes, para analisar os posicionamentos dos seus autores em relação e verificar que marcas linguísticas nos levam a perceber que há uma opinião; um posicionamento, trazendo parcialidade à notícia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula com as perguntas do slide. Permita que os alunos se manifestem e coloquem suas respostas às questões. Certamente alguns defenderão o jogador e outros reclamarão de seu desempenho na Copa. Essa discussão é muito importante para ativar os conhecimentos prévios dos alunos e prepará-los para a leitura do texto a seguir.
  • Organize a turma em duplas para a realização da atividade proposta. Caso a escola tenha computadores ou tablets à disposição, sugere-se que cada dupla tenha acesso ao material por meio eletrônico e impresso. O meio eletrônico permitirá também a exploração de links presentes na notícia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Leia o título no slide e pergunte aos alunos se sabem qual é a propaganda mencionada na notícia. Caso os alunos não a tenham visto, mostre-a para que tomem conhecimento. É bem interessante que possam assistir ao vídeo que originou a notícia para estabelecerem as relações durante a análise do texto. O link para a propaganda está nos materiais complementares.
  • Projete a notícia para realizar uma leitura oral e coletiva. Fazer a leitura dessa forma, permite a mediação do professor e possibilita aos alunos acessarem seus conhecimentos prévios, bem como construir diferentes sentidos. Caso você tenha acesso a equipamentos eletrônicos (como computadores ou tablets), compartilhe a notícia com os alunos. Para compartilhar a notícia você deverá copiar e colar seu conteúdo (com as imagens) em um documento do Google. Os documentos do Google permitem o compartilhamento de documentos para que cada aluno possa acessar o mesmo documento e fazer seus próprios registros. Se você optar por fazer um documento compartilhado, é necessário que ele seja preparado previamente e que todos os alunos tenham uma conta do Gmail. Para aprender a criar um documento compartilhado no Google você acessar o vídeo explicativo nos materiais complementares.
  • Caso você não tenha acesso a dispositivos móveis para a realização das atividades, é importante que os alunos recebam uma cópia impressa da notícia com as imagens para que possam fazer marcações e observações durante a leitura. O link para acesso à notícia está nos materiais complementares. Caso sua escola não possua material para projeção, entregue as cópias aos alunos e proceda a leitura a partir do material impresso.

Materiais complementares:

Clique aqui para aprender sobre documentos compartilhados no Google. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Jos1BsGaQCc. Acesso em 10/12/2018.

Clique aqui para acessar a propaganda da Gillette com Neymar. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lJRjk0SGcqQ. Acesso em 10/12/2018.

Clique aqui para acessar a notícia a ser lida com os alunos. Em propaganda, Neymar diz que desmoronou na Copa do Mundo. In: Diário do Nordeste. Disponível em http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/jogada/online/em-propaganda-neymar-diz-que-desmoronou-na-copa-do-mundo-1.1977390. Acesso em 10/12/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Projete a questão e peça que os alunos, em duplas, releiam a notícia procurando marcar trechos ou palavras que mostrem a posição do jornalista; que evidenciem se ele defende o jogador ou concorda com as críticas apresentadas acerca do comercial da Gillette.
  • As duplas podem marcar o que observarem diretamente no documento compartilhado usando cores diferentes para destacar ou, até mesmo, escrevendo comentários ao lado da notícia. Caso não tenham acesso aos dispositivos móveis e à internet, deverão fazer as marcações na folha impressa.
  • Espera-se que os alunos percebam, através das marcas linguísticas, que o jornalista defende o jogador Neymar e considera as críticas inadequadas. Os alunos também devem perceber que, para reforçar a ideia de que o jogador foi injustiçado pelas críticas, a notícia se constrói com base nas falas ditas pelo jogador na propaganda da Gillette. Uma sugestão de análise pode ser acessada no material complementar.

Materiais complementares:

Clique aqui para acessar a propaganda da Gillette com Neymar.

Clique aqui para acessar a notícia a ser lida com os alunos.

Clique aqui para acessar as sugestões de análise da notícia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos estudantes: Após leitura do texto, o que vocês notaram sobre o posicionamentos do autor?
  • Por que é importante analisar tais posicionamentos nas notícias que lemos?
  • Crie um espaço de escuta atenta e interessada.
  • Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano