Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/Semiótica.
Materiais necessários: Quadro, pincel, computador com acesso à internet e retroprojetor. Na impossibilidade de utilização da internet, sugerimos que seja feito um print das notícias que serão utilizadas.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade de perceber as marcas linguísticas que denotam a parcialidade/imparcialidade da notícia.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.
CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 -184.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63-80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L.C.; FINOTTI, E.M.C.M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 -346.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Professor, apresente o tema da aula de forma bastante empolgada.
- Diga que hoje vamos ler uma notícia de esportes, para analisar os posicionamentos dos seus autores em relação e verificar que marcas linguísticas nos levam a perceber que há uma opinião; um posicionamento, trazendo parcialidade à notícia.
Introdução
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Inicie a aula com as perguntas do slide. Permita que os alunos se manifestem e coloquem suas respostas às questões. Certamente alguns defenderão o jogador e outros reclamarão de seu desempenho na Copa. Essa discussão é muito importante para ativar os conhecimentos prévios dos alunos e prepará-los para a leitura do texto a seguir.
- Organize a turma em duplas para a realização da atividade proposta. Caso a escola tenha computadores ou tablets à disposição, sugere-se que cada dupla tenha acesso ao material por meio eletrônico e impresso. O meio eletrônico permitirá também a exploração de links presentes na notícia.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Leia o título no slide e pergunte aos alunos se sabem qual é a propaganda mencionada na notícia. Caso os alunos não a tenham visto, mostre-a para que tomem conhecimento. É bem interessante que possam assistir ao vídeo que originou a notícia para estabelecerem as relações durante a análise do texto. O link para a propaganda está nos materiais complementares.
- Projete a notícia para realizar uma leitura oral e coletiva. Fazer a leitura dessa forma, permite a mediação do professor e possibilita aos alunos acessarem seus conhecimentos prévios, bem como construir diferentes sentidos. Caso você tenha acesso a equipamentos eletrônicos (como computadores ou tablets), compartilhe a notícia com os alunos. Para compartilhar a notícia você deverá copiar e colar seu conteúdo (com as imagens) em um documento do Google. Os documentos do Google permitem o compartilhamento de documentos para que cada aluno possa acessar o mesmo documento e fazer seus próprios registros. Se você optar por fazer um documento compartilhado, é necessário que ele seja preparado previamente e que todos os alunos tenham uma conta do Gmail. Para aprender a criar um documento compartilhado no Google você acessar o vídeo explicativo nos materiais complementares.
- Caso você não tenha acesso a dispositivos móveis para a realização das atividades, é importante que os alunos recebam uma cópia impressa da notícia com as imagens para que possam fazer marcações e observações durante a leitura. O link para acesso à notícia está nos materiais complementares. Caso sua escola não possua material para projeção, entregue as cópias aos alunos e proceda a leitura a partir do material impresso.
Materiais complementares:
Clique aqui para aprender sobre documentos compartilhados no Google. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Jos1BsGaQCc. Acesso em 10/12/2018.
Clique aqui para acessar a propaganda da Gillette com Neymar. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lJRjk0SGcqQ. Acesso em 10/12/2018.
Clique aqui para acessar a notícia a ser lida com os alunos. Em propaganda, Neymar diz que desmoronou na Copa do Mundo. In: Diário do Nordeste. Disponível em http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/jogada/online/em-propaganda-neymar-diz-que-desmoronou-na-copa-do-mundo-1.1977390. Acesso em 10/12/2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Projete a questão e peça que os alunos, em duplas, releiam a notícia procurando marcar trechos ou palavras que mostrem a posição do jornalista; que evidenciem se ele defende o jogador ou concorda com as críticas apresentadas acerca do comercial da Gillette.
- As duplas podem marcar o que observarem diretamente no documento compartilhado usando cores diferentes para destacar ou, até mesmo, escrevendo comentários ao lado da notícia. Caso não tenham acesso aos dispositivos móveis e à internet, deverão fazer as marcações na folha impressa.
- Espera-se que os alunos percebam, através das marcas linguísticas, que o jornalista defende o jogador Neymar e considera as críticas inadequadas. Os alunos também devem perceber que, para reforçar a ideia de que o jogador foi injustiçado pelas críticas, a notícia se constrói com base nas falas ditas pelo jogador na propaganda da Gillette. Uma sugestão de análise pode ser acessada no material complementar.
Materiais complementares:
Clique aqui para acessar a propaganda da Gillette com Neymar.
Clique aqui para acessar a notícia a ser lida com os alunos.
Clique aqui para acessar as sugestões de análise da notícia.
Fechamento
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Pergunte aos estudantes: Após leitura do texto, o que vocês notaram sobre o posicionamentos do autor?
- Por que é importante analisar tais posicionamentos nas notícias que lemos?
- Crie um espaço de escuta atenta e interessada.
- Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula.