14707
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A imparcialidade em notícias de esportes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre A imparcialidade em notícias de esportes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
LPO6_01SQA07

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo em: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200);

Introdução

Envie aos alunos a orientação desta atividade em áudio ou por escrito. Oriente-os a organizarem-se em duplas e ler a notícia sobre o Ronaldinho Gaúcho (disponível no Plano). Diga que as atenções deles devem voltar-se para tentar perceber se a notícia revela, em algum momento, de que lado está o jornalista que a escreveu. Envie as seguintes perguntas junto com o texto: 1.De que modo as imagens colocadas na notícia auxiliam na construção do conteúdo? 2. Que palavras podem reforçar ou não a posição do clube? 3. Há alguma forma de perceber se o jornalista imprime seu próprio pensamento na notícia? Quais palavras podem “entregar” seu posicionamento?
Estabeleça um prazo e peça que a atividade seja enviada por e-mail ou whatsapp depois de pronta. Como sugestão, os alunos podem responder em um Google Doc criado pela dupla e compartilhá-lo em uma pasta específica para esta atividade criada por você no Google Drive.

Desenvolvimento

Acompanhe seus alunos pelos canais de comunicação combinados por vocês. Após verificar as produções de sua turma, peça, por áudio, que todos os alunos leiam as respostas das duplas, compartilhadas no Google Drive. Combine que cada dupla deve escolher um trabalho de outra dupla para fazer comentários, atentos aos aspectos levantados que sejam diferentes, interessantes e originais.

Fechamento

Leia as respostas de seus alunos e faça uma seleção do que você deve destacar, retomar, enfatizar. Grave novo áudio ou envie comentário por escrito com essas observações. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meets ou no Zoom para concluir esta aula, seguindo o passo a passo de Fechamento do Plano.

Convite às famílias

Ronaldinho Gaúcho virou meme na internet depois de aparecer, de forma totalmente inesperada, nos mais diferentes lugares. Para ver alguns desses memes, basta uma busca no Google Imagens. Há uma brincadeira com o jogador que foi feita com filmes e séries também: https://falauniversidades.com.br/memes-ronaldinho-aleatorio/ Que tal a família entrar na brincadeira e criar um meme colocando esse intrigante personagem do futebol brasileiro em um lugar bem inusitado? Podem ser usados recursos básicos de edição de imagem, ou até mesmo recorte e colagem. Encoraje aqueles que toparem o desafio a postar vídeos ou fotos dessa criação em família no grupo de whatsapp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_01SQA07

(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas