Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo análise linguística/semiótica.
Materiais necessários: Quadro, pincel, computador com acesso à internet e retroprojetor. Professor, na impossibilidade de utilização da internet, sugerimos que faça um print da tela do computador com a notícia escolhida.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não perceber as marcas linguísticas que denotam a imparcialidade na notícia de esportes
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.
CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 -184.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63-80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L.C.; FINOTTI, E.M.C.M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 -346.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Professor, apresente o tema da aula para os estudantes.
- Diga que irão realizar a leitura de uma notícia de esportes, para observar os posicionamentos do autor e perceber o modo como é construída a parcialidade/imparcialidade na notícia analisada.
Introdução
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
- Leia com os alunos o slide e diga que lerão uma notícia polêmica sobre o jogador Ronaldinho Gaúcho. Para fomentar os conhecimentos prévios dos alunos, permita que comentem o que entendem por "polêmica", quem é o Ronaldinho Gaúcho e se ouviram falar sobre alguma notícia que envolvesse o jogador.
- Caso os alunos não tenham conhecimento/ comentários, apresente-lhes o jogador e explique o significado de "polêmica"
- Sobre Ronaldinho Gaúcho: Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho ou simplesmente Ronaldinho (Porto Alegre, 21 de março de 1980), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como meia. Atualmente, é embaixador do Barcelona. Uma de suas marcas registradas é o aspecto dentuço, seus dribles fantásticos e usar uma faixa na cabeça após adotar os cabelos longos. Extremamente habilidoso e muito preciso em seus chutes e passes, é considerado por muitos especialistas como o futebolista mais talentoso de sua geração. Há vários sites com informações sobre o jogador que podem complementar esse momento da aula. Se os alunos não o conhecerem você também pode mostrar uma foto. No site da Wikipedia, ainda que considerado não muito confiável, por ser aberto, há muitas informações e também uma foto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Projete a notícia para leitura oral e coletiva com os alunos. Ao realizar a leitura oral e coletiva será possível mediar a leitura junto aos alunos, permitindo-lhes acessar conhecimentos prévios e construir sentidos. Essa forma de leitura auxilia os estudantes a irem percebendo diferentes nuances do texto e leva-os a descobrirem suas próprias estratégias de leitura. Durante a leitura é recomendável que os estudantes tenham consigo uma cópia impressa da notícia para fazerem anotações e observações. Caso não tenha acesso à internet para projetar a notícia diretamente do site, você poderá preparar um documento previamente ou imprimir a notícia somente, escrevendo seu título na lousa. É muito importante que a cópia impressa apresente também as imagens presentes na notícia, pois elas constituem elementos de análise, como se verá no slide seguinte.
- Após a leitura, retome o tema da aula e verifique junto aos alunos por que essa notícia é considerada polêmica. Reforce com os alunos que não se trata de uma notícia política, mas que tem uma finalidade de informar aos leitores sobre uma situação vivida com o jogador. O texto é polêmico e pode levantar muitas discussões. É importante assegurar o direito de manifestação a todos, e manter um ambiente de respeito às opiniões em sua pluralidade.
- Por ser uma notícia de cunho político, pode suscitar muitas polêmicas entre os alunos, portanto é muito importante deixar esclarecido que o tópico da aula não é defender um candidato, mas sim analisar o texto para perceber as marcas linguísticas e semióticas que denotam parcialidade na notícia.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar a notícia a ser projetada e lida com os alunos.
Fonte da notícia: Barça discorda do apoio de Ronaldinho Gaúcho a Bolsonaro. Disponível em https://www.tribunapr.com.br/esportes/ronaldinho-gaucho-leva-bronca-por-apoio-bolsonaro/amp/. Acesso em 10/12/2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Inicie discutindo com os alunos o que significa ser imparcial. Lembre-os que, em uma notícia esportiva, parece que somente há uma exposição de fatos, mas nada é imparcial, sempre há alguma marca que denota uma posição de quem escreve.
- Organize a turma em duplas para lerem novamente a notícia e levantarem aspectos que lhes pareçam marcas de parcialidade/imparcialidade na notícia. Oriente os alunos para perceberem todos os detalhes da notícia, até mesmo as imagens, pois elas também ajudam a construir a parcialidade/imparcialidade da notícia. Você pode ajudá-los nessa reflexão colocando as seguintes questões: De que modo as imagens colocadas na notícia auxiliam na construção do conteúdo? Que palavras podem reforçar ou não a posição do clube? Há alguma forma de perceber se o jornalista imprime seu próprio pensamento na notícia? No material complementar sugerimos alguns aspectos a serem analisados.
- Abra espaço para que os alunos comentem o que perceberam. Nos materiais complementares você pode acessar uma sugestão de análise com os marcadores e comentários sobre a notícia.
- Caso os alunos não percebem os aspectos sugeridos no material complementar, leia novamente a notícia em voz alta com eles e faça paradas (de acordo com os trechos marcados no material complementar) para conversar com os alunos.
Materiais complementares:
Clique aqui para acessar a notícia a ser projetada e lida com os alunos.
Clique aqui para acessar a sugestão de análise da notícia.
Fechamento
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Apresente a questão do slide aos alunos e leve-os a refletir sobre os aspectos analisados durante a leitura. Ouça os alunos e anote as informações na lousa. Os alunos também podem registrar em seus cadernos ou pode ser feito o mini cartaz com as observações realizadas. Espera-se que os alunos percebam que, mesmo sendo uma notícia que tem a finalidade de relatar um fato, há um posicionamento sutil em apoio ao clube pela sua decisão e isso se percebe pela escolha das imagens e pelas expressões linguísticas utilizadas na construção do texto.