14705
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Discurso direto e indireto - Aplicando o que aprendemos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Discurso direto e indireto - Aplicando o que aprendemos

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janira Alencar Vieira De Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários:

  • Cópias do texto Essas mães maravilhosas e suas máquinas infantis para todos os alunos.
  • Cópias da atividade escrita para os quatro grupos.
  • Caixa para realizar o sorteio das propostas de produção.
  • Papelotes com as propostas de produção escrita.

Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.

Dificuldades antecipadas: Nesta etapa do estudo, espera-se que os alunos reconheçam, com autonomia, os discursos diretos e indireto e saibam fazer uso de ambos. No entanto, a análise mais aprofundada de ambas as formas, incluindo o efeito de sentido gerado, pode requerer apoio do professor, em função do nível de abstração envolvido.

Referências sobre o assunto:

Fonte: Tipos de discurso, Ana Paula de Araújo, disponível em: https://www.infoescola.com/redacao/tipos-de-discurso/. Acesso em 07 de outubro de 2018.

Fonte: Os discursos na narração, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e explique-lhes que hoje, novamente, exploraremos os discursos direto e indireto, a fim de ampliar e sistematizar o que já aprendemos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para fomentar o interesse e as ideias das crianças, lance os questionamentos expostos no slide para o grupo e abra um espaço de fala, durante o qual elas devem expor suas vivências. O objetivo é que reflitam sobre as possíveis mudanças em um discurso quando este é proferido pelo autor ou quando é reportado por uma outra pessoa. Muitas vezes, os sentimentos, emoções, entonações ou a estilística do autor podem ser suprimidos ou modificados, o que resulta em uma alteração no sentido do discurso.
  • Se necessário, direcione a discussão, lançando outros questionamentos, com base nas colocações dos alunos.
  • Relate para o grupo que hoje eles conhecerão mais um importante cronista brasileiro, Carlos Eduardo Novaes. Para conhecer um pouco mais sobre a vida e obra deste autor, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 12 minutos para a leitura e socialização do enredo + 10 minutos para a realização da atividade escrita + 12 minutos para a produção escrita.
  • Divida a turma em quatro grupos e entregue para cada aluno uma cópia do texto ‘Essas mães maravilhosas e suas máquinas infantis’, de Carlos Eduardo Novaes. Solicite que cada grupo faça a leitura do texto e converse entre si sobre o que compreendeu.
  • Após a leitura, divida o texto em quatro partes, que serão distribuídas entre as equipes da seguinte maneira:

GRUPO 1: 1º ao 4º parágrafo

GRUPO 2: 5º ao 19º parágrafo

GRUPO 3: 20º ao 23º parágrafo

GRUPO 4: 24º parágrafo

  • Explique à turma que cada grupo deverá recontar a sua parte para os demais, explicando os acontecimentos. Dessa forma, todos terão acesso ao reconto, comentários e observações acerca do enredo, podendo, assim, compreendê-lo integralmente.
  • Em seguida, entregue uma cópia da atividade para cada equipe e relembre a importância de trabalharem conjuntamente, socializando percepções e construindo uma resposta que contemple as ideias do grupo.
  • Após a resolução da atividade e socialização das questões, sorteie entre os grupos as propostas de continuidade da crônica, em que deverão utilizar uma das duas formas de discurso, de acordo com o que lhes for solicitado.
  • Ao final, cada grupo deverá ler a sua produção para os demais.

Materiais complementares:

  • Para acessar o texto Essas mães maravilhosas e suas máquinas infantis, de Carlos Eduardo Novaes, clique aqui.
  • Para acessar a atividade escrita, clique aqui.
  • Para acessar as propostas de produção escrita, clique aqui.
  • Caso deseje consultar as respostas referentes à atividade escrita, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 12 minutos para a leitura e socialização do enredo + 10 minutos para a realização da atividade escrita + 12 minutos para a produção escrita.
  • Divida a turma em quatro grupos e entregue para cada aluno uma cópia do texto ‘Essas mães maravilhosas e suas máquinas infantis’, de Carlos Eduardo Novaes. Solicite que cada grupo faça a leitura do texto e converse entre si sobre o que compreendeu.
  • Após a leitura, divida o texto em quatro partes, que serão distribuídas entre as equipes da seguinte maneira:

GRUPO 1: 1º ao 4º parágrafo

GRUPO 2: 5º ao 19º parágrafo

GRUPO 3: 20º ao 23º parágrafo

GRUPO 4: 24º parágrafo

  • Explique à turma que cada grupo deverá recontar a sua parte para os demais, explicando os acontecimentos. Dessa forma, todos terão acesso ao reconto, comentários e observações acerca do enredo, podendo, assim, compreendê-lo integralmente.
  • Em seguida, entregue uma cópia da atividade para cada equipe e relembre a importância de trabalharem conjuntamente, socializando percepções e construindo uma resposta que contemple as ideias do grupo.
  • Após a resolução e socialização das questões, sorteie entre os grupos a proposta de continuidade da crônica, em que deverão utilizar uma das duas formas de discurso, de acordo com o que lhes for solicitado.
  • Ao final, cada grupo deverá ler a sua produção para os demais.

Materiais complementares:

  • Para acessar o texto Essas mães maravilhosas e suas máquinas infantis, de Carlos Eduardo Novaes, clique aqui.
  • Para acessar a atividade escrita, clique aqui.
  • Para acessar as propostas de produção escrita, clique aqui.
  • Caso deseje consultar as respostas referentes à atividade escrita, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha uma leitura compartilhada do slide 5, durante a qual os alunos devem ser convocados a comentar, tirar dúvidas ou explicar as informações que constam na lâmina.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários:

  • Cópias do texto Essas mães maravilhosas e suas máquinas infantis para todos os alunos.
  • Cópias da atividade escrita para os quatro grupos.
  • Caixa para realizar o sorteio das propostas de produção.
  • Papelotes com as propostas de produção escrita.

Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.

Dificuldades antecipadas: Nesta etapa do estudo, espera-se que os alunos reconheçam, com autonomia, os discursos diretos e indireto e saibam fazer uso de ambos. No entanto, a análise mais aprofundada de ambas as formas, incluindo o efeito de sentido gerado, pode requerer apoio do professor, em função do nível de abstração envolvido.

Referências sobre o assunto:

Fonte: Tipos de discurso, Ana Paula de Araújo, disponível em: https://www.infoescola.com/redacao/tipos-de-discurso/. Acesso em 07 de outubro de 2018.

Fonte: Os discursos na narração, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e explique-lhes que hoje, novamente, exploraremos os discursos direto e indireto, a fim de ampliar e sistematizar o que já aprendemos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para fomentar o interesse e as ideias das crianças, lance os questionamentos expostos no slide para o grupo e abra um espaço de fala, durante o qual elas devem expor suas vivências. O objetivo é que reflitam sobre as possíveis mudanças em um discurso quando este é proferido pelo autor ou quando é reportado por uma outra pessoa. Muitas vezes, os sentimentos, emoções, entonações ou a estilística do autor podem ser suprimidos ou modificados, o que resulta em uma alteração no sentido do discurso.
  • Se necessário, direcione a discussão, lançando outros questionamentos, com base nas colocações dos alunos.
  • Relate para o grupo que hoje eles conhecerão mais um importante cronista brasileiro, Carlos Eduardo Novaes. Para conhecer um pouco mais sobre a vida e obra deste autor, clique aqui.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 12 minutos para a leitura e socialização do enredo + 10 minutos para a realização da atividade escrita + 12 minutos para a produção escrita.
  • Divida a turma em quatro grupos e entregue para cada aluno uma cópia do texto ‘Essas mães maravilhosas e suas máquinas infantis’, de Carlos Eduardo Novaes. Solicite que cada grupo faça a leitura do texto e converse entre si sobre o que compreendeu.
  • Após a leitura, divida o texto em quatro partes, que serão distribuídas entre as equipes da seguinte maneira:

GRUPO 1: 1º ao 4º parágrafo

GRUPO 2: 5º ao 19º parágrafo

GRUPO 3: 20º ao 23º parágrafo

GRUPO 4: 24º parágrafo

  • Explique à turma que cada grupo deverá recontar a sua parte para os demais, explicando os acontecimentos. Dessa forma, todos terão acesso ao reconto, comentários e observações acerca do enredo, podendo, assim, compreendê-lo integralmente.
  • Em seguida, entregue uma cópia da atividade para cada equipe e relembre a importância de trabalharem conjuntamente, socializando percepções e construindo uma resposta que contemple as ideias do grupo.
  • Após a resolução da atividade e socialização das questões, sorteie entre os grupos as propostas de continuidade da crônica, em que deverão utilizar uma das duas formas de discurso, de acordo com o que lhes for solicitado.
  • Ao final, cada grupo deverá ler a sua produção para os demais.

Materiais complementares:

  • Para acessar o texto Essas mães maravilhosas e suas máquinas infantis, de Carlos Eduardo Novaes, clique aqui.
  • Para acessar a atividade escrita, clique aqui.
  • Para acessar as propostas de produção escrita, clique aqui.
  • Caso deseje consultar as respostas referentes à atividade escrita, clique aqui.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira: 12 minutos para a leitura e socialização do enredo + 10 minutos para a realização da atividade escrita + 12 minutos para a produção escrita.
  • Divida a turma em quatro grupos e entregue para cada aluno uma cópia do texto ‘Essas mães maravilhosas e suas máquinas infantis’, de Carlos Eduardo Novaes. Solicite que cada grupo faça a leitura do texto e converse entre si sobre o que compreendeu.
  • Após a leitura, divida o texto em quatro partes, que serão distribuídas entre as equipes da seguinte maneira:

GRUPO 1: 1º ao 4º parágrafo

GRUPO 2: 5º ao 19º parágrafo

GRUPO 3: 20º ao 23º parágrafo

GRUPO 4: 24º parágrafo

  • Explique à turma que cada grupo deverá recontar a sua parte para os demais, explicando os acontecimentos. Dessa forma, todos terão acesso ao reconto, comentários e observações acerca do enredo, podendo, assim, compreendê-lo integralmente.
  • Em seguida, entregue uma cópia da atividade para cada equipe e relembre a importância de trabalharem conjuntamente, socializando percepções e construindo uma resposta que contemple as ideias do grupo.
  • Após a resolução e socialização das questões, sorteie entre os grupos a proposta de continuidade da crônica, em que deverão utilizar uma das duas formas de discurso, de acordo com o que lhes for solicitado.
  • Ao final, cada grupo deverá ler a sua produção para os demais.

Materiais complementares:

  • Para acessar o texto Essas mães maravilhosas e suas máquinas infantis, de Carlos Eduardo Novaes, clique aqui.
  • Para acessar a atividade escrita, clique aqui.
  • Para acessar as propostas de produção escrita, clique aqui.
  • Caso deseje consultar as respostas referentes à atividade escrita, clique aqui.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha uma leitura compartilhada do slide 5, durante a qual os alunos devem ser convocados a comentar, tirar dúvidas ou explicar as informações que constam na lâmina.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP30 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano