Atividade para impressão - Planejamento da resenha
Plano de Aula
Plano de aula: Argumentação na resenha crítica
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica / Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica, prática de linguagem Análise Linguística / Semiótica. Nesta aula, que pressupõe que os alunos já tenham lido resenhas críticas e conheçam esse gênero textual, eles terão a oportunidade de exercitar a compreensão da força da argumentação em texto de opinião, especialmente em resenha crítica. Quando se pretende o desenvolvimento do espírito crítico do estudante, é importante encorajá-lo a não aceitar como verdade única tudo o que lê, sem antes refletir sobre o assunto, conhecer opiniões diferentes sobre o tema, conversar com outros colegas para formar sua opinião. O foco desta aula é a construção de argumentos que podem ser utilizados para defender opinião do aluno em relação a produtos culturais dirigidos ao público infantil.
O planejamento de argumentos proposto nesta aula contribui para que os alunos possam produzir suas resenhas críticas nas próximas aulas. No texto Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador (Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p.), as autoras explicam que “os textos de opinião procuram convencer, influenciar, através da argumentação em favor de determinada posição assumida, mas também apresentando e refutando posições divergentes”. Para que o texto tenha uma progressão de ideias e de argumentos, é necessário um planejamento do que se pretende escrever, como a escolha do produto a ser resenhado (no caso de resenhas críticas) ou questão polêmica (artigos de opinião, cartas de leitor), escolha de argumentos favoráveis e desfavoráveis ao assunto escolhido, definição do posicionamento que o autor assumirá e organização do texto com articulação dos argumentos para convencer o leitor. Para saber mais sobre o assunto, você pode consultar o texto:
Fonte: Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador, Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em:
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf. Acesso em 30/08/2018.
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é um gênero textual argumentativo em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, brinquedo) para influenciar o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica escrita ou o espectador da resenha crítica em vídeo a conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldade para elaborar argumentos para defender uma opinião sobre um produto cultural dirigido ao público infantil.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 15/09/2018.
MORAIS,A.G.;SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 10/09/2018.
VAL, Maria da Graça Costa. Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador / Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf. Acesso em 30/08/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias durante a aula.
- Explique que nesta aula eles poderão exercitar a construção de argumentos para defender uma opinião sobre um produto cultural dirigido ao público infantil (livro, filme, HQ, programa de televisão, games, brinquedo).
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias durante a aula e a construção dos argumentos para a resenha crítica.
- Esta aula pressupõe que os alunos já tenham conhecimento do gênero resenha crítica. Converse com a turma a fim de retomar o conhecimento sobre o gênero resenha crítica. A resenha crítica é um gênero textual argumentativo em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, série, peça de teatro, espetáculo de dança) com a finalidade de influenciar o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. O autor da resenha crítica faz apresentação, avaliação e indicação ou refutação da obra resenhada.
- Explique aos alunos que, por ser um texto que apresenta a opinião de quem o escreveu, o autor utiliza argumentos para fortalecer seu ponto de vista e convencer seu interlocutor.
- Diga aos alunos que nesta aula eles farão o exercício de elaborar argumentos para sustentar uma opinião sobre algum produto cultural destinado ao público infantil.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Mantenha os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias durante a aula e a construção dos argumentos para a Resenha crítica.
- Oriente os componentes de cada dupla a escolherem um produto cultural dirigido ao público infantil (livro, programa de televisão, HQ, filme, série, brinquedo). É necessário que o produto cultural escolhido seja conhecido pelos dois componentes da dupla para que haja troca de ideias e contribuições de ambos.
- O registro do planejamento pode ser feito no caderno, mas, se preferir, é possível imprimir a atividade.
- Explique aos alunos que o foco desta aula é planejar uma resenha crítica, com foco nos argumentos que podem ser utilizados para convencer o leitor a conhecer ou não o produto que a dupla escolheu (livro, programa de televisão, HQ, filme, série, brinquedo).
- Retome com os alunos que a resenha crítica tem a finalidade de influenciar o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Por isso, é importante que sejam apresentados argumentos favoráveis e desfavoráveis, além de deixar claro para o leitor se a dupla indica ou não o produto objeto da resenha crítica. Retome com os alunos as anotações registradas sobre as descobertas feitas nas aulas anteriores a respeito das marcas linguísticas que podem ser utilizadas na apresentação dos argumentos.
- Dê um tempo para que cada dupla converse e decida qual será o objeto de sua resenha crítica. Enquanto as duplas conversam, circule pela sala para acompanhar o desenvolvimento da atividade proposta e esclareça eram desfavorável na obras escolhida para ser resenhada. Oriente que expliquem com detalhes os motivos para considerarem favorável ou desfavorável. É importante que na argumentação sejam considerados vários itens da obra. Se for livro ou HQ, é importante argumentar a respeito da qualidade (ou falta de qualidade) do roteiro, das imagens, da adequação do tema ao público alvo, do desenvolvimento da história; se for filme, série ou outro programa de televisão, é importante argumentar a respeito da qualidade (ou falta de qualidade) do roteiro, das imagens, da adequação do tema ao público alvo, do desenvolvimento da história; se for brinquedo é importante falar sobre a qualidade (ou falta de qualidade) do material utilizado na fabricação, embalagem, se atende à finalidade para a qual foi produzido, tamanho, durabilidade, preço.
- Circule pela sala durante a realização dessa parte da atividade e oriente as duplas a registrarem os argumentos planejados. No caso de duplas que os componentes apresentam opiniões diferentes sobre o produto, oriente os alunos a registrarem os argumentos de ambos, separando-os em favoráveis e desfavoráveis. Esse momento é importante para o desenvolvimento da criticidade, da escuta atenta do pensamento do outro, além de oferecer oportunidade para argumentar e contrapor argumentos.
- Oriente as duplas a registrarem também se indicam ou refutam a obra resenhada, justificando a indicação ou refutação.
- Promova um momento para que as duplas socializem com a turma a obras escolhida e os argumentos planejados e peça para que os alunos falem quais argumentos consideram mais convincentes e por que pensam dessa forma. Oriente os alunos a falarem de forma respeitosa, expressando opinião sobre o convencimento dos argumentos sem ofender os colegas que os elaboraram. O objetivo desse momento é que a troca de ideias favoreça o trabalho colaborativo, pois os alunos podem contribuir para que o trabalho do colega fique melhor.
Materiais complementares:
Para imprimir a atividade, acesse aqui
Desenvolvimento
Orientações: Quadro de planejamento da resenha crítica.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça para cada aluno registrar individualmente no caderno o que aprendeu sobre a resenha crítica. Esse momento de finalização é importante para consolidar o conhecimento sobre a importância da argumentação no gênero resenha crítica para convencer o leitor a conhecer o material resenhado. Espera-se que os alunos tenham compreendido que o autor desse gênero faz uma apresentação do produto resenhado, escolhe palavras que considera adequadas para expressar sua opinião, utiliza argumentos convincentes para fundamentar sua opinião, busca o convencimento do leitor e indica ou refuta o material resenhado para que o leitor do texto decida se vale a pena conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada.
- O registro da aprendizagem é importante para o aluno sistematizar o conhecimento adquirido e contribuir para que esse conhecimento possa ser acionado no momento da produção de resenhas críticas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Atividade disponível aqui.
- Opcional:
Ferramenta de videochamada, como Google Meets, Hangouts etc.
Introdução: Argumentação na resenha crítica
Envie aos alunos, pelo WhatsApp ou por e-mail, a orientação da atividade, propondo que escolham um produto que pretendem resenhar. Indique que seja um programa, HQ, filme ou outro produto, sempre destinados ao público infantil. Aproveite para retomar os conceitos já trabalhados e aprofundar um pouco mais sobre o papel da argumentação. É interessante também trazer alguns exemplos de argumentos dos textos lidos anteriormente. Outra opção para a Introdução da aula é fazer uma videochamada curta para orientar sobre a atividade e tirar possíveis dúvidas.
Desenvolvimento
Envie aos alunos a atividade proposta nos slides 1 e 2 do Desenvolvimento do plano de aula. Nas orientações, reforce que os alunos devem escolher um produto e criar argumentos, anotando na atividade. Oriente aos alunos que, caso tenham dúvidas, retomem as notas tomadas sobre argumentação ou assitam a videoaulas sobre o tema. Proponha que enviem as fotos da atividade pelo WhatsApp e circule-as entre os outros alunos, para que conheçam as opiniões dos colegas sobre alguns produtos destinados ao público infantil.
Fechamento
Proponha aos alunos que escrevam uma nota ou gravem um áudio a partir da consigna: "Hoje aprendi que saber argumentar é importante porque…" Você pode propor que os alunos dialoguem com um colega pelo WhatsApp e compartilhem, assim, suas aprendizagens, lendo para o outro suas notas.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que mostrem seus argumentos a um familiar que também conheça o produto escolhido e peça a opinião dele sobre o mesmo.