14704
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Argumentação na resenha crítica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Argumentação na resenha crítica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Atividade disponível aqui.

- Opcional:
Ferramenta de videochamada, como Google Meets, Hangouts etc.

Introdução: Argumentação na resenha crítica
Envie aos alunos, pelo WhatsApp ou por e-mail, a orientação da atividade, propondo que escolham um produto que pretendem resenhar. Indique que seja um programa, HQ, filme ou outro produto, sempre destinados ao público infantil. Aproveite para retomar os conceitos já trabalhados e aprofundar um pouco mais sobre o papel da argumentação. É interessante também trazer alguns exemplos de argumentos dos textos lidos anteriormente. Outra opção para a Introdução da aula é fazer uma videochamada curta para orientar sobre a atividade e tirar possíveis dúvidas.

Desenvolvimento
Envie aos alunos a atividade proposta nos slides 1 e 2 do Desenvolvimento do plano de aula. Nas orientações, reforce que os alunos devem escolher um produto e criar argumentos, anotando na atividade. Oriente aos alunos que, caso tenham dúvidas, retomem as notas tomadas sobre argumentação ou assitam a videoaulas sobre o tema. Proponha que enviem as fotos da atividade pelo WhatsApp e circule-as entre os outros alunos, para que conheçam as opiniões dos colegas sobre alguns produtos destinados ao público infantil.

Fechamento
Proponha aos alunos que escrevam uma nota ou gravem um áudio a partir da consigna: "Hoje aprendi que saber argumentar é importante porque…" Você pode propor que os alunos dialoguem com um colega pelo WhatsApp e compartilhem, assim, suas aprendizagens, lendo para o outro suas notas.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que mostrem seus argumentos a um familiar que também conheça o produto escolhido e peça a opinião dele sobre o mesmo.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_01SQA09

(EF05LP20) Analisar a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas