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Plano de Aula
Plano de aula: Argumentação em textos de opinião
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica / Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica, prática de linguagem Análise Linguística / Semiótica. Esta aula pressupõe que os alunos já tenham trabalhado com textos argumentativos. O gênero trabalhado é um artigo de opinião, texto argumentativo traz a opinião do autor sobre as reprises de desenhos para o público infantil na emissora SBT.
Ao analisar a argumentação do autor, os alunos têm a oportunidade de concordar ou não com ele, utilizar argumentos para fundamentar sua forma de pensar, construir sua habilidade argumentativa e desenvolver sua criticidade. Em situações em que se pretende o desenvolvimento do espírito crítico do estudante, é importante encorajá-lo a não aceitar como verdade única tudo o que lê, sem antes refletir sobre o assunto, conhecer opiniões diferentes sobre o tema, conversar com outros colegas para formar sua opinião. É importante que o aluno aprenda a ler, compreender e escrever textos opinativos e desenvolva sua capacidade argumentativa, seu senso crítico a respeito das questões que o cercam para que possa intervir criticamente e contribuir para buscar soluções. O foco desta aula é reflexão e análise dos argumentos utilizados pelo autor do texto para que o aluno reconheça a força da argumentação na persuasão do leitor.
Materiais necessários:
Computador com acesso à internet
Telão
Cópias do texto (se não for possível projetar no telão)
Informações sobre o gênero:
Artigo de opinião é um gênero argumentativo apresenta sequência argumentativa com o objetivo de convencer, influenciar o leitor sobre determinado ponto de vista a respeito de um assunto, aceitando ou refutando opiniões divergentes. Os textos de opinião oferecem a oportunidade de interação entre autor e leitores por meio da argumentação que analisa e discute uma questão controversa, com o objetivo de convencer, persuadir os leitores. O autor do artigo de opinião organiza a argumentação de seu texto utilizando elementos linguísticos (operadores argumentativos) que sinalizam sua posição em relação ao assunto discutido. No texto Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador (Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p.), as autoras explicam que “os textos de opinião procuram convencer, influenciar, através da argumentação em favor de determinada posição assumida, mas também apresentando e refutando posições divergentes”. “Nunca se argumenta sem o objetivo de modificar de alguma maneira o pensamento ou o julgamento de alguém”.
Para saber mais sobre o assunto, você pode consultar o texto:
Fonte: Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador, Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em:
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldade para identificar os argumentos apresentados pelo autor do texto e também para perceber a força desses argumentos na persuasão do leitor.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 15/09/2018.
MORAIS,A.G.;SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 10/09/2018.
VAL, Maria da Graça Costa. Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador / Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2minutos
Orientações:
- Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de informações e a negociação das possibilidades de resposta às atividades.
- Explique aos alunos que nesta aula será analisada a força da argumentação no texto de opinião sobre programa de televisão dirigido ao público infantil.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de informações e a negociação das possibilidades de resposta às atividades.
- Converse com os alunos a fim de retomar o conhecimento sobre gêneros argumentativos.
- Pergunte aos alunos:
- Por que alguém escreve um texto de opinião?
- O que o autor precisa colocar em seu texto para convencer o leitor?
- Se o autor colocar no texto apenas sua opinião, convence? Por quê?
- Acolha as respostas e vá propondo novas perguntas que ajudem os alunos a perceberem que o autor de textos argumentativos deve utilizar argumentos que sejam indispensáveis para convencer seu interlocutor, pois os argumentos contribuem para que o leitor pense sobre o assunto, converse com outras pessoas e forme sua própria opinião.
- Diga aos alunos que, nesta aula, será utilizada uma crítica à emissora SBT por exagerar nas reprises de desenhos. Convide-os a lerem silenciosamente o texto.
- Apresente o texto, preferencialmente, em seu suporte original, pois dessa forma o aluno terá mais oportunidade de compreender a função social desse gênero textual, além de conhecer os percursos de leitura que o texto digital oferece. Aproveite para explorar com os alunos alguns recursos que aparecem no texto digital (links de compartilhamento, anúncios, imagens, barra de endereço, links que levam a outros textos).
Materiais complementares:
Fonte: Sem Disney, SBT abusa de reprises de desenhos, André Santana, publicado em Observatório da Televisão, disponível em:
Para imprimir o texto, acesse aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Mantenha os alunos organizados em duplas para facilitar a troca de informações e a negociação das possibilidades de resposta às atividades.
- Explique aos alunos que nesta aula será trabalhado um artigo de opinião, gênero argumentativo em que o autor discute um problema e apresenta argumentos para persuadir o leitor.
- Convide os alunos a lerem silenciosamente o texto, disponível em https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/critica-de-tv/2018/09/sem-disney-sbt-abusa-de-reprises-de-desenhos
- Apresente o texto, preferencialmente, em seu suporte original, pois dessa forma o aluno terá mais oportunidade de compreender a função social desse gênero textual, além de conhecer os percursos de leitura que o texto digital oferece. aproveite para explorar com os alunos alguns recursos que aparecem no texto digital (links de compartilhamento, anúncios, imagens, barra de endereço, links que levam a outros textos).
- Após a leitura, promova uma breve discussão sobre o texto. Faça perguntas:
- Qual é o assunto que o autor discute nesse texto?
- Qual é a opinião do autor sobre esse assunto?
- Para convencer o leitor a concordar com sua opinião, quais argumentos o autor utiliza?
- Promova um momento para que os alunos socializem com a turma suas ideias sobre as questões propostas, acolha as respostas incentivando a reflexão e a troca de ideias, encoraje a participação dos mais tímidos dirigindo-lhes perguntas e convidando-os a levantar hipóteses de como podem completar o texto, oriente o autocontrole do comportamento impulsivo dos mais falantes pedindo-lhes para que esperem sua vez de falar e ouçam o que os colegas estão dizendo.
- Retome com os alunos a importância da argumentação nos textos opinativos e explique-lhes que por ser um texto que apresenta a opinião de quem o escreveu, o autor utiliza argumentos para fortalecer seu ponto de vista e convencer seu interlocutor. Os argumentos consistentes e articulados convencem, modificam o pensamento e desenvolvem a criticidade de quem lê gêneros textuais argumentativos, além de deixar claro para o leitor os motivos que levaram o autor do texto a apresentar essa opinião e não outra.
Materiais complementares:
Fonte: Sem Disney, SBT abusa de reprises de desenhos, André Santana, publicado em Observatório da Televisão, disponível em:
https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/critica-de-tv/2018/09/sem-disney-sbt-abusa-de-reprises-de-desenhos. Acesso em 22/10/2018
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Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue a folha de atividades ou peça para os alunos fazerem no caderno o registro escrito da atividade proposta. Chame a atenção da turma para as palavras em destaque nos trechos retirados do texto e peça para levantarem hipóteses sobre a função dessas palavras no desenvolvimento da argumentação no texto.
- Durante a realização da atividade, circule pela sala, acompanhe as duplas e ofereça orientações. É importante que os alunos percebam que as palavras em destaque nos trechos retirados do texto introduzem argumentos e são responsáveis pela força argumentativa do texto, estabelecendo relações de sentido entre as ideias apresentadas.
- Dê um tempo para as duplas conversarem e registrarem suas hipóteses. Em seguida, promova com a turma a socialização das respostas de cada dupla, incentivando a comparação entre as respostas apresentadas, a colaboração entre os alunos para auxiliar o colega. Espera-se que os alunos tenham compreendido que as palavras em destaque têm a função de introduzir um argumento que contrapõe uma ideia apresentada anteriormente (mas, no entanto), introduzir uma justificativa (já que) ou introduzir a soma de outro argumento. É possível que alguns alunos apresentem dificuldade para, sozinhos, chegarem a essas respostas, por isso a socialização, a orientação do professor e a troca de ideias entre os pare são importantes.
Materiais complementares:
Para imprimir a atividade, acesse aqui
Para ler a resolução da atividade, acesse aqui
Desenvolvimento
Orientações: Continuação do texto.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos a compararem e registrarem no caderno os conhecimentos que tinham sobre a importância da argumentação e os conhecimento adquiridos na aula de hoje sobre a importância da argumentação.
- Espera-se que os alunos tenham compreendido que a construção da argumentação é importante para sustentar a opinião do autor e convencer leitor, além de contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico dos alunos em relação aos produtos culturais. Uma boa argumentação influencia o modo de pensar dos interlocutores do texto.
- Espera-se também que os alunos tenham compreendido que o sentido da argumentação pode ser inferido a partir das marcas linguísticas presentes no texto, como, por exemplo, quais as palavras que indicam que será adicionada uma justificativa ou uma contraposição à ideia apresentada anteriormente.
- Esse registro no fechamento da aula é importante para a construção e sistematização de conhecimentos necessários à futura produção de textos opinativos que os alunos farão nas próximas aulas.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Texto para análise, disponível aqui;
Atividade disponível aqui.
- Opcional:
Ferramenta de videochamada, como Google Meets, Hangouts etc.
Introdução: Argumentar? Por quê?
Envie aos alunos, pelo WhatsApp ou por email, o texto "Sem Disney, SBT abusa de reprises de desenhos" e a atividade proposta no plano de aula. Envie também uma orientação em texto, áudio ou vídeo, para ajudar os alunos a entender a proposta de atividade. Inicie as orientações falando sobre o texto que será lido e lance para os alunos as questões propostas na Introdução do plano. Sugira que os alunos reflitam sobre cada questão e anotem suas considerações no caderno.
Desenvolvimento
Junto com as orientações iniciais, fale um pouco sobre o texto e a função argumentativa. Oriente os alunos a ler o texto, respondendo às quatro questões sugeridas no Desenvolvimento da aula. Envie a atividade proposta no plano e solicite que respondam com base no que aprenderam sobre argumentação. Para garantir a socialização das ideias e uma aprendizagem coletiva e interativa, proponha que os alunos socializem suas respostas por meio de foto da atividade, áudio ou vídeo, enviando aos demais para que comparem com suas próprias respostas. Outra possibilidade é realizar uma videochamada com a turma e abrir um rápido diálogo sobre a atividade.
Fechamento
Proponha aos alunos que retomem o que já sabiam sobre a importância da argumentação em um texto de opinião, e solicite que façam anotações no caderno a partir das duas questões propostas no Fechamento da aula. Outra sugestão é solicitar que alguns alunos gravem um áudio lendo suas anotações, para compartilhá-las com todos.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem outra criança da família a ouvir a leitura do texto e emitir sua opinião sobre os argumentos do autor. Caso a criança seja uma telespectadora do programa de televisão apresentado no texto, sugira que peçam que ela também emita sua opinião sobre esse produto.